Novo sistema vai permitir à Marinha localizar homens

18/06/2012 00:05 - Modificado em 18/06/2012 00:06
| Comentários fechados em Novo sistema vai permitir à Marinha localizar homens

Um novo sistema de localização vai permitir à Marinha Portuguesa localizar os homens envolvidos nas suas missões, mesmo em condições extremas como soterrados em edifícios em ruínas.

 

Trata-se do “Navy Positioning and Identification Systems” (NAPIS), um sistema desenvolvido no âmbito de uma parceria entre o Instituto de Telecomunicações (IT) da Universidade de Aveiro e a Marinha Portuguesa, que é apresentado dia 13, naquela instituição de ensino superior, durante o “Research Day”.

O projecto, que tem estado a ser trabalhado nos laboratórios do IT e nos gabinetes da Marinha, é um sistema de localização em ambientes interiores e exteriores que a Marinha pretende utilizar sobretudo no apoio a missões de ajuda humanitária.

“O sistema tem como objectivo ter uma localização precisa e constante dos homens destacados nestas missões e sua subsequente georreferenciação. Espera-se conseguir maximizar e optimizar a logística deste tipo de actividade de uma forma muito eficiente», adianta o investigador Nuno Borges Carvalho, coordenador do projecto no IT.

Uma das vertentes do sistema é para ambientes exteriores e recorre a sinais GPS, permitindo a rápida localização das equipas e ainda o retorno de mensagens sobre as condições do terreno.

Uma outra vertente permite identificar e localizar pessoas em ambientes interiores, nomeadamente dentro de edifícios em ruínas.

“Ambas são suportadas numa rede de comunicações de UHF privada, tornando o sistema totalmente independente de soluções falíveis”, explica Nuno Borges Carvalho.

As potencialidades do projecto vão ser evidenciadas dia 13, numa demonstração no Campus da Universidade de Aveiro, inserida no “Research Day”, uma espécie de montra tecnológica de alguns dos mais recentes progressos científicos alcançados pelos múltiplos grupos de investigadores da Universidade de Aveiro, durante a qual serão apresentados diversos protótipos e 157 posters relativos a projectos científicos.

 

 

 

 

cm.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.