Ryan Mendes: o prodígio mindelense que quer triunfar no Lille

24/01/2014 07:38 - Modificado em 24/01/2014 07:38

Contratado pelo Lille de França em 2012, depois de quatro anos no Le Havre, Ryan Mendes é tido como uma das promessas do futebol cabo-verdiano, na medida que começa a dar os primeiros passos na projecção de uma carreira com boas prestações em termos das elites do futebol mundial. Depois de recuperar de uma lesão, Ryan começa a ganhar lugar nos convocados do Lille onde já demonstra os seus pormenores técnicos.

 

O extremo de 24 anos ao serviço do Lille teve o privilégio de se estrear na Liga dos Campeões. E fez parte da selecção de Cabo Verde que cumpriu o desígnio nacional de estar pela primeira vez numa fase final do Campeonato Africano das Nações. Natural da ilha de São Vicente, Ryan começou a dar os primeiros chutos na bola em campos de terra e, como qualquer menino nascido nas ilhas de Cabo Verde, carregava o sonho de chegar a uma equipa do futebol mundial.

Caracterizado em campo pela sua humildade, técnica, velocidade e espírito para fazer golos, passou pelo FC Derby, Académica do Mindelo e Batuque FC. Foi com o Batuque que rumou a França em 2008 para disputar um torneio internacional e a sua actuação despertou o interesse dos clubes europeus. Mas foi o Le Havre de França quem garantiu os préstimos do jogador e foi neste clube francês que acentuou a sua forma de jogar futebol e que lhe valeu um lugar na selecção de Cabo Verde.

 

Prodígio

Ryan Mendes passou a ser uma peça importante na selecção cabo-verdiana pelo que, com alguns golos, contribuiu para que em 2013, os Tubarões Azuis marcassem presença pela primeira vez no Campeonato Africano das Nações. E a nível de clube, o extremo está a ter uma nova experiência em França, já que os dirigentes do Lille desembolsaram três milhões de euros para concretizar o desejo de ter este prodígio do futebol cabo-verdiano ao serviço do clube.

 

Avaliação

O jovem internacional cabo-verdiano concluiu um processo de recuperação neste mês de Janeiro. A sua inclusão nos jogos do Lille começou com a vitória sobre a equipa de reservas do Paris Saint Germain por 3-0, onde Mendes coroou o seu regresso com um golo.

O extremo jogou a sua segunda partida diante do Saint-Etienne, ao entrar aos 82´ e, volvidos dois minutos em campo, esteve perto de marcar. No dia 21, entrou aos 65´ no jogo da Taça com o Iris Croix. O clube de Ryan Mendes é terceiro na Liga Francesa com 40 pontos.

 

Expectativas

Para a sua segunda oportunidade de se aventurar na Liga Francesa, o extremo espera estar a 100% a nível físico para dar o seu contributo ao Lille e, por outro lado, regressar à convocatória de Cabo Verde. “Quero voltar a dar o meu apoio ao meu país nos jogos de qualificação e no Lille espero fazer uma grande época para voltar à Liga dos Campeões ou à Liga Europa porque é um clube que deve estar nas grandes competições.

 

  1. Micá

    O Ryan nuca jogou pelo Batuque

  2. Carlos Silva - Ralão

    Torço muito por este excelente jogador, um dos craques dos Tubarões Azuis, sou um fã deste atleta e jogador. Desejo muita sorte, felicidades e sucessos na sua carreira. FORÇA TUBARÃO AZUL RYAN.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.