Formalizam acordo de cooperação

23/01/2014 07:35 - Modificado em 23/01/2014 07:35
| Comentários fechados em Formalizam acordo de cooperação

CMSV e Tarrafal de São Nicolau formalizam acordo de cooperação_2A Câmara Municipal de São Vicente e a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau assinaram um protocolo de cooperação. Para o presidente da CMT, José Freitas de Brito, a assinatura desse protocolo vem oficializar o relacionamento que existia entre os dois municípios. Isto é, com base nas relações históricas e culturais entre as ilhas de São Vicente e de São Nicolau, formalizam-se os laços de amizade e de solidariedade que eram um desejo das duas populações.

 

Segundo os dois autarcas, o protocolo dá uma mais-valia à cooperação entre as autarquias, pois tem importância no desenvolvimento de São Vicente e do Tarrafal e ainda por pensar no desenvolvimento do bem-estar e da qualidade de vida dos munícipes. Augusto Neves e José Brito estão cientes que a geminação vai favorecer os municípios com a promoção de acções no sector económico, cultural e social.

 

Em declaração exclusiva ao NN, o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal assegura que “é uma forma em termos de apoio e formação obter a experiência da ilha de São Vicente. Queremos tirar frutos dessa experiência, pois como se sabe, somos um município criado em 2005. E com este protocolo, esperamos que haja avanços no desenvolvimento dos dois municípios”.

 

Cooperação

 

José Freitas de Brito sublinha que São Vicente e o Tarrafal de São Nicolau estão de “mãos dadas” porque, para além de pertencerem à região Norte, estão unidos pela vivência das suas populações que partilham experiências de vida.

 

O protocolo de cooperação entre os dois municípios visa à modernização da administração municipal, à formação de funcionários e quadros dessas instituições, à protecção e conservação do ambiente e saneamento. Na área da recolha de resíduos sólidos há cooperação no sentido de empréstimo ou cedência de máquinas e equipamentos.

 

As duas edilidades querem ainda promover políticas sociais, intercâmbios culturais entre associações e jovens, a promoção da cultura e do desporto e a promoção do sector económico, com especial atenção para o turismo.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.