Pedro Pires recorda Cabral

21/01/2014 00:00 - Modificado em 20/01/2014 23:35
| Comentários fechados em Pedro Pires recorda Cabral

pedro piresA Câmara Municipal de São Vicente realizou uma conferência para assinalar o Dia dos Heróis Nacionais. Como orador esteve presente o Comandante Pedro Pires que é o Presidente da Fundação Amílcar Cabra.

 

Para o Presidente da Câmara Municipal, Augusto Neves, o Dia dos Heróis Nacionais é um dia de grande importância para os cabo-verdianos, “hoje comemoramos em Cabo Verde, o dia 20 de Janeiro, o Dia dos Heróis Nacionais, um dia que recorda a morte de Amílcar Cabral e todos os que ao longo da história, lutaram e trabalharam para que fossemos um país independente, democrático e de liberdade. A data reveste-se de grande simbolismo, por falar dos mais carismáticos líderes de toda a nossa história, o Dia dos Heróis Nacionais é comemorado em memória de todos aqueles que lutaram e deram a própria vida por esta terra”.

Para Pedro Pires, “Amílcar Cabral foi várias vezes confrontado com a mesma pergunta ou com perguntas semelhantes, “afinal você é comunista; ele respondia da seguinte forma, se ser comunista é defender a independência do meu país e do meu povo, se ser comunista é defender o progresso do meu país e do meu povo, se ser comunista é defender o bem-estar do meu povo, então eu sou comunista”.

O comandante Pedro Pires, acredita que Cabo Verde tem as suas vantagens e desvantagens como país de desenvolvimento médio, “podemos pensar que estar na categoria dos países bem desenvolvidos, tem as suas vantagens, porque há a ajuda pública ao desenvolvimento, as taxas de juro são menores e também temos outra categoria, a redução da dívida pública através do endividamento junto de governos ou junto de instituições financeiras. Pode ser que esta transição não esteja a ser fácil. Porque se estivesse sendo fácil, não teríamos a manifestação que ao trabalhadores estão a realizar hoje “.

A cerimónia comemorativa do Dia dos Heróis Nacionais, foi realizada no salão nobre dos Paços do Conselho e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Dr. Augusto Neves, do Comandante e Presidente da Fundação Amílcar Cabral, Dr. Pedro Pires, do Dr. Luís Fonseca e ainda de várias personalidades da sociedade mindelense.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.