Houve ou não negligência da Polícia e do Tribunal no caso da morte de Maria?

17/01/2014 07:38 - Modificado em 17/01/2014 07:38

SIRENE-DA-POLICIA-NOVA2Os leitores do NotíciasdoNorte reagiram ao facto da Polícia Nacional ter sido accionada para apoiar Maria Francisca Silva antes de ser assassinada, pois estava a ser ameaçada de morte pelo ex-companheiro, Augusto Lima, de 35 anos .As reacções surgem a questionar se houve ou não negligência da Polícia e das autoridades judiciais na morte de Maria.

 

Segundo testemunhos de alguns familiares de Maria, ela era vítima de ameaças de morte e horas antes do assassinato, por volta das 16 horas, o ex-companheiro Augusto foi à sua residência avisá-la que pretendia matá-la. “Foi então que ela pediu apoio da Polícia na Esquadra de Monte Sossego. Os dois estiveram nessa Esquadra para resolverem o problema e Augusto foi aconselhado a não importunar a ex-companheira”.

 

O ex-casal deixou a Esquadra de Monte Sossego depois das 18 horas dando a entender que o problema tinha sido resolvido. A Polícia Nacional accionou o serviço de Piquete, no sentido de averiguar se a mulher se encontrava em segurança na residência. “Mas por volta das 19 horas, ao se aperceber que a Polícia tinha deixado o local, Augusto entrou em casa da ex-companheira e matou-a com oito golpes de faca no tórax, coração e costelas”.

 

Houve Negligência?

 

O certo é que o autor do crime já tinha sido acusado da prática de um crime de Violência Baseada no Género e aguardava pelo desfecho do caso no Tribunal. A Esquadra da Polícia de Monte Sossego passou a ser um local de encontro do ex-casal que procurava resolver a própria situação. Com o assassinato de Maria, há cidadãos a apontar as setas da culpa à PN e às autoridades judiciais, pelo facto de não terem agido de acordo com a lei para evitarem um desfecho fatal.

 

Um internauta afirma que “brincadeira, então, onde está a segurança de um país com apenas cerca de 700 mil pessoas? Coitada e barbaramente assassinada, horas depois de sair de uma Esquadra da Polícia, após ser ouvida por causa de muitas ameaças de morte. Mas quem tem culpa? Se ameaça de morte é crime, porque não deixaram o homem detido, talvez teriam salvado uma vida?”

 

Outro internauta expressa o seu desagrado pelo facto dos agentes da Esquadra de Monte Sossego terem deixado o autor do crime ir-se embora sem tomarem medidas de segurança para evitarem que este matasse a ex-companheira. “Quando é que a Policia Nacional vai levar as ameaças de morte a sério. A Polícia tem de ser responsabilizada já que não conseguiu garantir a segurança dessa senhora, porque colocaram o sujeito em liberdade, para colocar a sua ameaça em prática”. Outro internauta defende

“Parece que a Lei VBG não está a ser aplicada com celeridade que o caso impõe e que serviu de base da sua criação. É para aplicar-se de forma célere antes que seja tarde demais. “

  1. João Filho

    Muitas vezes questiono se naquela esquadra, existe disciplina e porque da sua criação. Agentes que não fazem patrulhas, graduado imcompetente e embriagado, as agentes femininas passam a maior parte do tempo a fazer compras em boutiques, qgentes com os pés nas paredes sem estarem uniformizados a rigor, que afronta e que raio de PN…negligência grosseira…

  2. Eu cidadão CV

    È ÓBVIAMENTE que os policias nao têm culpa. muito pelo contrério até foram diligêntes ao ponto do serviço de piquiete ir ver se tava tudo bem. Foram pa esqudra sim, mas o certo é que foi por causa de agressoes verbal. Se amenaça de morte é crime, não compete organicamente e hirarquimente a policia decidir sobre crime. E todos sabemos que os policias estao limitados na forma dea tuação. Quem defende que os policias têm cupla está aver so uma face da moeda.

  3. Eu cidadão CV

    continuaçao: estao a evr so uma face da moeda, esqueceram-se que o bandido agressor tambem tem garantias do lado dele.Ex.: se ele tivesse sido “preso” tambem podia dar participaçao dos policias por abuso de poder, processo disciplinar ou outra emdida mas grave. Fartamos de “mandar bocas” dos policias pk batem ou levam os bandidos aos calaboços sem justiciação alguma: Caso não o fizeram e venha acontecer algo do tipo, já têm culpa:? Afinal o mundo divide:

  4. Eu cidadão CV

    cont. o mundo divide: aqueles que achem que os policias agem em abuso de autoridade(até nos minimos e resquices coisas) e aqueles que achem que eles devem ser responsabilizados por nao agir ou nada fazer. Meu caros CULPA, e ai sim, tem aquele psicopata, demente e ignorante que pôs termo a vida da malograda Maria, e deve pagar de forma pura e dura plo que fez, pela indiferença e frieza pela vida humana como bem supremo da sociedade.
    “Dzit”

  5. Pinto

    Responsabilização nesta terra!… Só há detenção quando se consumar o homícidio. Então quantos já não ficaram deficientes e os autores a dianbolarem tranquilamente sem uma mínima penalização sequer….

  6. bernardete furtado

    Concordo a detenção só aconteçe quando se consumar o homicidio porque este homem deviam ser preso logo no momento que a coitada da mulher foi pedir socorro onde todos nós procuramos os mais fracos, por exp. no meu caso já um ano que estou a pedir socorro mas a sociedade o que estão a critar o PN já la vai mais de anos com o Quim Negocios que tem os seus Bandidos em ciama do prédio para tirar me a vida.E ficam a saber que eu ando com Cristo todas vossa tentativa vão parar as vossas mãos.

  7. Julio Fortes

    Lei penal de CV, meste ser alterado, pena maxima meste ser aumentod pa uns 50 on, “comportamento bom” de assasinos k deve ser diminuido pas k corre risco de repeti o crime, moda caso de “Ze catana”, Enfim, Policia teve n salão i k pudia fca “na cola” da vitima, inflismente caba p contece o pior qué a morte, tb esh ca pudia tcha pel “bandido” na esquadra mas du ki 2h, uma vez que es foi levod p esquadra 16h e sai 18h. por favor bsot reve es lei penal. descança em paz dona Bia, força pa familiare

  8. jose pinto

    Este é o país que temos…

  9. Medina

    ess gajo promete mata ess senhora, ja tava kum caso na tribunal por violencia baseada no genero e tb tinha esfaqueado roda de carro dessa senhora e ainda foi posto em liberdade ao msm tempo kess senhora? o pessoal talvez se fosse um simples bebado POLICIA tava txal preso durante 48 horas pa se rai passa ma ness caso li foi menos de 3 horas… coitada dessa senhora foi um data de decisoes mal tomadas e k culmina na se morte… abaixo a imcompetencia de certas pessoa e certas instituiçoes nesse país… que essas pessoas tambem se façam responsaveis por esse desfecho…

  10. indignada!!!

    Deve-se fazer como no Brasil: VBG é cadeia na hora sem fiança e nem alvará de soltura até o julgamento. A Maria queixava-se a muito tempo junto da PN e mesmo do dia do assassinato estiveram mais uma vez lá mas a PN não disponibilizou segurança pelo menos até a hora de ir dormir e trancar todas as portas. A PN tem sua cota de culpa SIM!!!!
    OBS: jornalistas, entrem em um acordo. afinal são 7 ou 8 facadas???

  11. morosidade

    Torna-se natural que num momento de dor e de tristeza, se apontam dedos em múltiplas direcções procurando culpados…O que se torna estritamente necessário é ter conhecimento de facto(s) antes que se aponte o dedo. A República de Cabo Verde organiza-se em Estado de direito democrático, sendo assim está sujeito a regras e a um sistema/máquina judicial que impões limites a actuação da Policia. Interessante é que ninguém aponta o dedo a morosidade do tribunal daquela comarca já que o autor do crime já tinha sido acusado da prática de um crime de Violência Baseada no Género e aguardava pelo desfecho do caso no Tribunal…Bom já não é necessário aguardar mais pelo desfecho do caso, pois já o temos.

  12. João de pinna

    Se a policia tinha competência legal em deter pessoas por ameaças fora de flagrante delito as cadeia do país estavam todas lotadas. Acho que muito dos nossos leitores, na maioria, não estão em condições de avaliar o trabalho dos outros. Incluindo alguns dos jornalistas.

  13. josé ruigomes

    Sr.Eucidadão,antes de mais quero lhe informar que não tenho nada contra si e o seu comentário,mas quero lhe pedir um favor.Antes de comentar qualquer artigo pense:Está claro que os Policiais que atenderam a Sra tem culpa e das grandes,porque hoje em dia as ameaças de morte são para ser levadas a sério o que não foi o caso,e o resultado da má decisão viu.se horas depois.Eles devem ser responsabilizados e levados a barra do tribunal sim Sr.São pagos para defenderem a integridade dos cidadãos.

  14. josé ruigomes

    Eu acho que os cidadãos que acharam que os Policiais tem culpa,acharam e bem,e não estão só a ver uma face da moeda,mas sim as duas faces.Eu não tenho nada contra os Políciais porque também fui autoridade e sei como é,mas precisam de mais formação conhecimento e treino isto sim.Precisam sim de mais brio profissional e de mais competência.Estou plenamente de acordo com o sr João Filho doe a quem doer.A sra . já não está entre nôs por culpa do agressor mas também por culpa das autoridades.

  15. idels

    QUE DEUS DAL DSCONS DSE ALMA E PESAMOS A FAMILIA ENTULADA.

    POIS E . EX QUE DNE LIGA COND GENT DBA FAZE QUEXA QUE ALGUEM AMEAÇA DE MORT .
    ATE TXMOT URGENT NE TLEFONE QUE ALGUEM TI TE AMEACA DMORTE I TE KRE AGREDI ES TE DZE GENT TEM GBA QUEXA LA .
    MA COND BO BAI ES K DNE LEVA ASERIO ES SO DA PA DOD . E KOND ES DMATA KES DBA FAZE ELGUM COZA . ?? SINCERAMENT ES SBE E DA RALI NES CORR IMPRIK TROPELA ALGUEM ETC ETC

  16. maria josefa

    QUAL CADEIA QUAL QUÊ PARA ESSE BANDIDO E XULO K SÓ QUERIA VIVER ÀS CUSTAS DA MARIA!!! ELE MATOU-A, LOGO O JUSTO É QUE ELE SEJA MORTO TAMBÉM!!!! DÃO-LHE 25 ANOS DE CADEIA EM EM 5 ANOS ELE SAI POR “BOM COMPORTAMENTO” COMO O ZE CATANA??!!! MORTE AOS DOIS E PONTO FINAL!!!!

  17. em nome da verdade

    Impressionante como insistem numa versao totalmente destorcida da verdade. Puro sensacionalismo jornalistico. Os factos descritos nao correspondem a pelo menos 50% da verdade. Claro. Os responsaveis do Noticias do Norte sabem que, quando se trata de assuntos que envolvem policiais, despertam muita atençao do publico. Enquanto insistirmos em fecharmos os olhos, atirarmos a culpa para quem normalmente nao a tem, nao estaremos em condiçoes de enchergar o que mais interessa. haja paciencia!!!

  18. CidadaoCV

    Uma coisa é certa; se a polícia tivesse detido Augusto por algum tempo, mesmo que fosse 12 horas ou 24 horas, este tempo reverteria a favor da vida de Maria. Seria tempo de Augusto resfriar os maus pensamentos e repensar nas consequências actos dele. Talvez agora Maria estaria viva. Mas …

  19. EU CIDADÂO CV

    Sr. Jose ruigomes – em direito de resposta permite-me, e como muita tristeza. identificar no eu comentário a sua debilidade e falta de conhecimento de o k significa um Estado de Direito Democrátio, por outro lado estamos a comentar este artigo e tenho(como nao podia deixar de ser) a minha liberdade de expressão e de opinião pessoal e proprio e nao tenho de concordar consigo até pk mostra falta de conhecimento da realidade social. Depois não estou por defender policiais mas sim

  20. EU CIDADÂO CV

    Cont. Sr. José ruigomes, nao estou por defender policia mas sim o que a realidade jurídica nos diz. temos uma constituição. A policia nao tem uma bola de cristal e adivinhar que o criminoso, logo de seguida ia fazer aquilo, ate pk acredito que você tambem nao estava ai na esquadra com eles certo? não ouviu ou viu que se passou ai dentro certo? è lamentavel o que sucedeu, detexto violencia domestica, isso deixa.m em estadod e choque, acrdita que se pudesse mudar as leis

  21. EU CIDADÂO CV

    mudar as lei eu mudava-as, por forma a que pudesse ser aplicada prisão perpetua a esses dementes. Por isso sr. jose ruigomes, so tem de respeitar a minha opinião. imagina que nessa discussão eu dizia-lhe a sua frente “vou te matar”, Você acionava a PN – acha que eu deveria ser detido pk é uma ameaça.? meu caro deixemos de ser ignorantes isso acontece em cabo verde milhoes de vezs por dia, inclusive vocé de cereza ja o disse a alguem. No caso até que realmente fazi bem manda-lo pos calaboços

  22. EU CIDADÂO CV

    Sr. Jose ruigomes. Ate que concordo consigo embora eles nao eram obrigados a faze-lo nem a lei lhes impunhas esse dever, mas se fachasse esse doente quem sabe evitava isso.Embora o fizesse noutra ocasião. Com d evido respeito nao vejo de onde retiram argumentos para culpar os policias. Se a lei e mal feita ai isso ta, mas isso queixam-se no poder politico pois os politicos (as vzs leigos) ´´e que fazem as leis.

  23. EU CIDADÂO CV

    Repito, culpem o poder politico(o governo , a assembleia) pk eles k fazem as leis. Ou o tribunal como disse e bem o SR. MOROSIDADE, relativamente ao caso. Se o proprio tribunal nao o deteve por agressoes fisicas, achem k por agressos verbais a policia iam dete-lo? se depois o proprio tribunal ia “solta-lo”?. SÓ quero que a justiça seja pesada, dura, cruel, fria e extrema pa esse psicopata, exatamente da forma como ceifou a vida da pobre mae com filhos pa criar e aducar. que a terra seja leve,….

  24. EU CIDADÂO CV

    Srs. JOAO DE PIPINHA, E MOROSIDADE, concordo na integra e sem rserva com vocês. Descupem, permite-me fazer minhas as vossas palavras. se acada vez que houvesse uma ameça de morte houvesse detençao. As ilhas em pleno viram prisao, a serio nem ia ahver espço suficiente. O desgraçado mata e ha “ha inteligentes” que se acham que é por culpa ou negligência. Eu proprio avalio (e sem legitimidade para tal) negativamente o trablho dos policias. Mas ha que separar as aguas. Nesse caso, tenham paciência.

  25. so ver ai

    Sim o desgraçdo mata e ha atarsodos que se achem que foi por culpa ou negligência dos policias. sinceramente. So quem nao percebe nada da sociedade, do mundo, nem de direito. Olha apelam um policia para cada cidadaõ, alias..2 policias para cada pessoa oh ignorancia.

  26. Carlos Ferreira

    Nao houve negligencia por parte da Policia. Apenas a Policia agiu de acordo com os seus parâmetros culturais. Alias nao só a Policia reage da mesma forma. Todo o sistema judicial está encaixado numa mentalidade machista que vai levar gerações para mudar.
    Pessoalmente conheço um caso dum carcereiro da prisão da Ribeirinha que disparou alguns tiros contra a ex-companheira, agrediu de forma violenta o novo namorado da sua ex-companheira, a Policia foi acionada, bem assim como o Tribunal e no dia seguinte o guarda em questão estava armado com a sua pistola no seu posto de trabalho como se nada tivese acontecido. E na verdade nada lhe aconteceu. Está claro que este caso é um entre centenas de casos semelhantes.
    O que as mulheres devem fazer é seguir alguns exemplos de anos atras dalgumas mulheres na Praia que eliminaram os seus companheiros quando saturadas dos maus tratos e da indiferença das autoridades e da sociedade perante o seu problema. Agindo assim talvez a Policia, os Tribunais e a sociedade acordarão deste sono abismal perante um problema que dura ha mais de séculos.

  27. Artur silva

    Quero responder apenas ao Sr. “Eu cidadão cv”, para lhe dizer que ele não sabe escrever e fala de uma polícia que eu, pelo menos, não conheço!
    A polícia, em S. Vicente, já se fartou de abusar da autoridade, agredindo pessoas, agindo com excesso de zelo, mandando para a esquadra pessoas do bem por coisas insignificantes, e agora surge esse Sr. que, de certeza é polícia para defender a sua corporação que, por negligência, pelo menos, naquele dia, deixou uma vida perder-se! Continua…

  28. Julio Goto

    …uma pessoa pode ser preso so por ser emigrante !(nomeu caso vivi essa experiensa quando um tal Arlindo feryboat da policia nacional apareu no sitio onde eu tinha estado a tomar um drinke nas calmas enqunto outros jogavam moskinha debaixo duma janela perturbando o vizinho).Um assacino fica a solta.
    Policias de Cabo Verde na maioria sao inconpetentes bebados no servico enfim toda a palhacada que existe.
    Basta ver o caso corrente ,o da Ribeira de Craquinha o caso Catana etc….

  29. Internauta Justo

    Gostei da reação do “EU CIDADÂO CV”, se a cada ameaça de morte, a Polícia fizesse uma detenção, não havia mais espaço nas Cadeias. Ora sabe-se muito bem que a Polícia pode fazer muito, mas não tudo. A Polícia fez o seu papel e muito bem, acudiu quando foi preciso e como se sabe, há muitas solicitações na ilha, logo somente poderia lá ficar com um mandado Judicial, ou então que o o TAV fizesse c/ que aplicasse as medidas que vem no papel na LEI DE VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO,.. que era o caso.

  30. Eu Cidadão Cv

    Quero só responder ao Sr. Artur Silva. Quanto a escrita nem lhe vou comentar.desde já pk é coisa mais normal aparecer letras trocadas nas palavras pois nao estou a escrever nenhum artigo que merece o rigor, como todos os comentaristas.Por outro lado na sua triste e miserável opinião APENAS :por um lado ta a sua falta de conhecimento da realidade social, pois parece ingénuo e analfabeto face à realidade social. Por outro mais nao é (de certeza) mais um bandido e criminoso que anda por ai a solta,

  31. Eu Cidadão Cv

    Cont. oH sr Artur silva, devo lhe dizer que não sou policia, nunca fui nem pretendo ser, mas reconhece o mérito e o trabalho deles. è obvio que vc nao tem capacidade nem discernimento para entender o sistema juridico de um estado de direito democrático. Se não entender as palavras vá a um dicionário, pois isso nao significa nao saber escrever, mas antes a sua falta de conhecimento. Demente como você é que faz a sociedade destacar em termos de crime. “Dxit”

  32. Eu Cidadão Cv

    Sr. Artur Silva, desde já deve lhe dizer que o facto de surgir palavras com letras trocadas e/ou abreviadas, nao significa nao saber escrever. Por outro lado os meus comentários surgem numa linguagem juridica como nao podia deixar de ser. Depois o facto de você não entender o significado o sentido das palavras, não significa nao saber escrever mas antes a sua falta de conhecimento e défice de vocabulário.Até pk não estou a escrever para crianças do jardim de infância(penso eu) e se nao tiver

  33. Eu Cidadão Cv

    cont.oh sr. Artur silva, e se nao tiver capacidade para entender o sentido ou o contexto das palavras, só tinha de abster do seu comentário sórdido. Como não sou pessoa para ouvir e calar, em direito de resposta tem ai – leia bem. Ate pk nao comentou o artigo mas antes “tentou” comentar os meus comentários. Explica-nos, demonstra-nos e exemplifica-nos por que a razão têm as policias a culpa. pk “mandar bocas” para o ar é fácil.

  34. Januario M.Saores

    So tenho um perguntinha, se o PN, tivesse este psicopata, preso 48 horas, e depoies deixar em liberdade,e noutro dia aparece esta senhora morta, qual seria reação detes manda boca? certo que a PN. não ficar atras dele, Polocia tem maies que fazer.

  35. António Leite Martin

    Com um Comandante corrupto que está mais preocupado em dar reuniões de urg
    encia com o pessoal afecto ao serviço remunerado por descontos feitos a eles ilegalmente pelo Subchefe Mota e não enviou os descontos para as finanças durante três anos e depois perante descontentamento destes agentes, os enviaram com retroativo e alegando que foi de boa fé que este subchefe corrupto os tinha retido, com é que vai combater a criminalidade…..MAI já é altura de abrir uma sindicancia, mas não do comando….

  36. Antonio Leite Martin

    Essa sindicancia deverá ser feita pela PJ ou por outra
    instituição que nada tem a ver com a polícia, para que o Subchefe
    Mota e o Comandante Tito, va buscar-lhes no azeroporto
    oferecer-lhes bebidas e alojamentos com carro alugado para
    encobrir-lhes suas corrupções tal como foi feito há pouco tempo.
    Expulsão da polícia e cadeeia para eles cojuntamente com o senhor
    Aguinaldo que depois vou contar-vos a sua cota na corrupção.
    Coitado dos elementos de Intervenção, trabalhadores mal
    alimntados.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.