Na promoção dos desportos náuticos e protecção do ambiente

7/01/2014 01:11 - Modificado em 7/01/2014 14:16
| Comentários fechados em Na promoção dos desportos náuticos e protecção do ambiente

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo âmbito do seu primeiro aniversário, a escola de surf e bodyboard, Sabura Surf Academy, na ilha de São Vicente realizou actividades para preservar o meio ambiente e ainda potencializar os desportos náuticos. A criação da escola surgiu de uma parceria entre dois cidadãos, com mais de 20 anos de experiência de desportos de ondas, Carlos Elias, actual campeão do Open Sandy 2013 e por Valter “Spenk” Rocha, um dos fundadores do campeonato Open Sandy.

 

Segundo os promotores da SSA, a ideia da criação dessa escola na ilha de São Vicente não se resume apenas a que os alunos aprendam surf ou façam uma evolução nessa modalidade. ”Queremos que sintam a cultura própria que o surf representa, mas também que saibam relacionar-se com o contexto envolvente, ter presente a parte educativa, desportiva, social e ambiental. Para que tenham sempre presentes a importância de preservar e proteger o meio ambiente”.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPara pôr em execução, esse objectivo traçado pela Sabura Surf Academy, os alunos puseram em prática, os preceitos preconizados pela gestão da SSA. ”Organizou-se conjuntamente com o bar Caravela, uma campanha de limpeza da praia da Laginha. Com cerca de dezasseis pessoas envolvidas, entre alunos da SSA, e Jovens da Associação Mon D´ África, todos juntos fizeram a diferença, conseguindo assim limpar toda a praia. Quando terminou a limpeza da praia, foi oferecido um almoço pelo Caravela para todos os participantes”.

 

 

Adesão

 

Questionados sobre a adesão dos são vicentinos, Carlos Elias e Valter Rocha asseguram que ”as pessoas de São Vicente acreditaram neste projecto que promove para além dos desportos náuticos, as vertentes sociais, educativas e ambientais. E como forma de estarem presentes inscreveram-se nas nossas aulas e houve quem inscrevesse os seus filhos e amigos. Sem eles nada disto seria possível”.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApoios

 

Para a concretização dos projectos que estão a ser implementados na ilha de São Vicente, a gestão da SSA sublinha que ”cresceu contando com a ajuda da CMSV, que fornece o transporte para a praia nas aulas ao fim de semana, o hotel Porto Grande que fornece o espaço e o ginásio para o treino dos professores da escola e descontos aos seus alunos, a Vivo Energy pelo fornecimento de gasóleo para se fazer face às despesas, a Surf shop local Swell d’Sul pelo equipamento e a Seri Lopes pelo trabalho de serigrafia em T-shirts”.

 

Perspectivas

 

A marca portuguesa de pranchas “Refresh” associou-se à Sabura Surf Academy na promoção dos trabalhos na ilha de São Vicente, com a entrega de 150 T-shirts que se reverteram para os envolvidos na campanha de limpeza da Laginha, nadadores-salvadores. E para iniciar o ano da melhor maneira, a SSA irá oferecer as restantes à instituição ICCA, para serem entregues às crianças dos centros de acolhimento de São Vicente.

 

Durante a época festiva foi dada uma aula experimental grátis, na Praia Grande, para as pessoas que quisessem experimentar a adrenalina de descer uma onda. A SSA assegura que estas iniciativas serão mais frequentes em 2014, trabalhando sempre com os patrocinadores, com o objectivo de vir a formar campeões na ilha de São Vicente.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.