Iraque: al-Qaeda controla Fallujah

6/01/2014 08:52 - Modificado em 6/01/2014 08:52
| Comentários fechados em Iraque: al-Qaeda controla Fallujah

iraqueDurante confrontos, poderão ter morrido mais de 100 pessoas. O governo iraquiano perdeu o controlo da cidade de Fallujah, que se encontra agora sob o poder dos militantes da al-Qaeda, divulgou este sábado um agente de segurança da província de Anbar.

 

Os combates entre os forças governamentais e os rebeldes do EIIL (grupo ligado à al-Qaeda designado por Estado Islâmico do Iraque e do Levante) causaram a morte de mais de 100 pessoas em Ramadi e Fallujah na sexta-feira, adiantaram as fontes de segurança.

Várias zonas de Ramadi e Fallujah, a oeste de Bagdad, foram tomadas por militantes há dias, mas segundo a mesma fonte “os setores vizinhos de Fallujah, 60 quilómetros a oeste da capital mantinham-se controlados pela polícia local”.

Os combates começaram na região de Ramadi na passada segunda-feira, quando as forças de segurança desmantelaram o principal acampamento do protesto anti-governo que tinha sido montado depois das manifestações que eclodiram no final de 2012 contra o que os árabes sunitas consideravam ser a marginalização da sua comunidade.

A violência estendeu-se rapidamente a Fallujah e as forças de segurança retiraram-se de determinadas áreas das duas cidades, deixando o caminho livre para o avanço do EIIL.

 

 

cm.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.