Destaque de 2013: atentados contra património imaterial e material da cidade do Mindelo

31/12/2013 01:09 - Modificado em 31/12/2013 01:09

mindelo5Para o NN o destaque de 2013 vai para o descaso e abandono a que foi votado o património imaterial e material da cidade do Mindelo. Como escreveu recentemente o jornalista Eduíno Santos, “Num ano em que mãos invisíveis bem identificadas decidiram assaltar e vilipendiar a alma mindelense. Melhor dizendo: continuar a tarefa de nos roubar a alma e transformar Mindelo num Freixo de Espada à Cinta, Assomada ou outra coisa qualquer”.

 

O NN mostrou como parte do património mindelense virou latrina e lixeira echocou o país quando mostrou imagens do interior do Éden-Park, da Escola da Praça Nova, do Fortim delRey, do Liceu Gil Eanes. Assim destacamos em 2013

 

Cine Éden-Park: o filme de um atentado contra Mindelo

 

O local onde o público mindelenseriu, chorou, bateu palmas e conheceu o mundo através dos filmes, encontra-se em completo estado de abandono a cair aos pedaços. Este é um filme de terror e de abandono que os mindelenses esperam ter um final feliz. Mas o retrato do local não acalenta esse tão ansiado desfecho.

 

Escola da Praça Nova abandonada e vandalizada

A Escola da Praça Nova foi vandalizada no último fim-de-semana. Os vândalos aproveitaram a falta do guarda no local que estava ausente há alguns dias por motivos de saúde. Os gatunos forçaram a entrada da porta principal e lá dentro, vandalizaram os espaços. Quebraram os vidros laterais e revoltaram tudo o que estava dentro da escola. Não satisfeitos, ainda defecaram no local.

 

Fortim delRey: o descaso, a ilegalidade, o abandono habitam o forte

 

Com pompas e circunstâncias foram feitas a apresentação do projecto, mas agora, ninguém aparece para assumir as responsabilidades de total abandono e degradação. Neste local histórico pede-se a intervenção tanto do Governo como da Câmara Municipal para que seja reposta a legalidade e que seja dado um destino a este espaço único da cidade. O local está cercado, totalmente abandonado e pergunta-se: a situação vai continuar assim?

 

  1. Jello

    E há mais: há o Liceu Velho a seguir o mesmo rumo e há muito património em perigo.
    Mas da Praia ninguém Ta Cdi

  2. Djê Guebara

    È uma vergonha atè com o presidente da Republica natural de Säo Vicente que estudou nessas escolas e tambèm que conhece essos edificios. Deverim de criticar e exigir a ele que Cabo Verde näo è somemte Praia,todas as ilhas säo Cabo verde.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.