Personalidade de 2013: Zezinho Catana e Sintanton e os criminosos são as figuras do país

2/01/2014 00:00 - Modificado em 3/01/2014 01:00

ze catanaOs jornalistas do NotíciasdoNorte elegeram Zezinho Catana como a figura do ano , em segundo lugar, “Sintanton” o idoso que matou e ficou em liberdade porque é idoso. Mal vai um país quando os criminosos são as personalidades do ano. E são as personalidades do ano não pelos crimes que cometeram, mas porque o sistema judicial não os pode punir, porque puseram a nu as fragilidades do um sistema cheio de erros , lacunas , prepotência e feito para servir os ricos e a gente do poder . Quando um procurador não pode acusar , um advogado não pode defender , um juiz não pode julgar … o crime compensa para Zezinho , Sintanton e para quem mantém o sistema .

 

Zezinho mexeu com a sensibilidade dos cabo-verdianos mas, mais do que isso, a sua forma de agir expôs a nossa sociedade às fragilidades vigentes no sistema judicial, no sector presidiário. E os lapsos decorrentes do processo de reintegração social com Catana a ludibriar os serviços de psiquiatria e da própria assistência social que recebeu durante os anos de reclusão e a chamar atenção para outros psicopatas que estão no sistema prisional e que tarde ou cedo vão voltar a sociedade para , também, voltarem a matar

O NN coloca o “dedo na ferida” no caso de um homem que escolheu o caminho de matar e que se atreveu a desafiar um sistema judicial, onde há leis sem pés nem cabeça. No ramo da psiquiatria, este indivíduo é um psicopata, um manipulador que seduz as vítimas para depois matá-las de forma fria e letal. Mas o certo é que a sua maneira de ser com as pessoas era do estilo de um coitado.

Na prisão de São Vicente, enquanto cumpria pena, “Catana” foi uma pessoa dócil e inofensiva, ao ponto de ganhar a “medalha do mais bem comportado, com nota excelente”. “Zezinho Catana” é um cidadão que já cumpriu pena de prisão por uma tentativa de homicídio, um homicídio agravado, uma violação de uma idosa de 90 anos e que já confessou a morte de quatro pessoas. Duas das quais, José dos Anjos e Alice Reis, que diz ter esquartejado e vendido a carne. Por agora, este homem está de novo no local onde passou a maior parte da sua vida, a prisão.

Os crimes de Zezinho chocam Cabo Verde, pois não se entende como é que uma pessoa com um registo criminal “recheado de crimes contra pessoas” foi colocada em liberdade antes de concluir a totalidade da sua pena. E é este “traste” fabricado pelos nosso sistema judicial e presidiário que é a personalidade do ano em Cabo Verde .

 

Sintaton

Menção horrorosa : a partir dos 70 anos pode-se matar e ficar em liberdade?”.

 

João Dias, de 82 anos, conhecido por Sintaton não possui o mesmo histórico criminal que Catana, mas leva a melhor nos casos de ameaça com arma de fogo e chegou a matar uma mulher, Elsa Silva, com um tiro na cabeça durante uma discussão. O acto de Sintanton trouxe à praça pública uma questão suscitada pelo sistema judicial: “a partir dos 70 anos pode-se matar e ficar em liberdade?” Pode-se ! Pois o legislador achou que em Cabo Verde todos os velhinhos seriam sempre como a avozinha do Capuchinho : não fazem mal a ninguém

Devido à gravidade do acto de “Sintantom”, as pessoas esperavam que ele ficasse em prisão preventiva em vez de ficar em liberdade. Num primeiro momento, para evitar um linchamento popular, o juízo Crime colocou José Dias na Cadeia de São Vicente, mas o Procurador da República Vital Moeda, alegou inconstitucionalidade nessa medida de segurança.

O procurador Vital Moeda alegou que a decisão do magistrado se traduz numa inconstitucionalidade, na medida em que o Tribunal não podia colocar o idoso na prisão por entender que não havia condições de segurança para este ficar em liberdade, quando a lei diz que por razão da idade superior a 70 anos e da condição de saúde, havia incompatibilidade com a privação da sua liberdade. O Procurador da República mandou enviar Sintanton para casa e o juiz assistente ordenou a execução do despacho de modo que o idoso voltou à liberdade.

Mais uma situação a pôr em causa o sistema judicial em Cabo Verde porque, com este caso, a idade de 70 anos passou a ser vista como “a idade da desresponsabilização”. Do ponto de vista dos cidadãos internautas, com esta idade pode-se fazer tudo sem se sofrerem represálias.

Há quem tenha ironizado de forma sarcástica num inquérito do NN sobre a medida aplicada a Sintanton “encontramos uma solução para os problemas: Agora vai ser assim: se quiser matar o seu inimigo é só mandar o meu avô limpá-lo’”. O assassinato de Elsa faz questionar onde pára a Constituição da República, os direitos humanos e os direitos da malograda.

E onde estão os direitos humanos, de cuja Carta Universal Cabo Verde é subscritor? Ou a Elsa não tinha direito à vida, na óptica do Estado de Cabo Verde? Quanto vale uma vida? Que Estado é o nosso?! Criminoso é criminoso seja qual for a sua idade. E lugar de criminoso é, no mínimo, na cadeia para não virar personalidade do ano depois de gozar com o sistema judicial ..

 

 

 

  1. Figueiral

    O mais interessante , para não dizer triste e lamentável nesta peça de teatro,tragicocomica é que um simples cidadão talvez analfabeto “dócil,inofensivo, um coitado” sozinho consegue desmascarar a fragilidade do sistema de saúde e judicial em Cabo Verde, consegue pôr nu todo um sistema bem montado baseado em falsidades, falcatruas, mentiras,etc, etc,.O que “doutores” temos até demais nesta terra e semelhantes até agora não conseguiram, um ” docil, inofensivo,um coitado” consegui

  2. Mario Matos

    Isto é apenas um show pois em S.Vicente circulam na cidade diariamente psicopatas que cometeram crimes tao repugnantes como Catana, verdadeiras bombas que poderão explodir a qualquer momento em que a situação lhes fôr favorável.
    Temos uma justiça baseada na classe social e no poder económico. Presos de familiares com influencia, a título de reinsercao social, conseguem um “trabalho” fora da prisão e durante esse período de liberdade eles usam drogas e bebidas alcoólicas, sem que ninguém controle tal comportamento. Para os familiares das vitimas simplesmente revoltante ao serem confrontados com esses criminosos que cumprem a maior parte da pena fora das grades da prisao e prontos a repetirem o acto para o qual foram “condenados”.Verdadeiras bombas atómicas ambulantes. Infelizmente é a justiça que temos. Portanto tudo isto é apenas um circo à volta de Catana e que nao passa de um show mediatico para “inglês ver”.

  3. Andrade

    Senhor Mario Matos obrigado pela tua opinião rica e
    verdadeira em conteudos, palhaço somos todos nós que pagamos os
    nossos impostos e temos um sistema judicial que favorece mais os
    bandidos e corruptos deste país de maravilha para uns e de
    sofrimentos para muitos outros mais um dia ha-de chegar para
    podermos revolucionar todos estes lacaios que estão no poder, força
    zé catana figura do ano em c.verde país de banana e macacos
    declarados, aonde está Senhor Jose Maria neves

  4. Marinha brito

    A impunidade reina e o crime abunda porque há muita gente
    usada para posteriormente ser descartada e, enquanto não chegar a
    hora do descarte vai-se facilitando pois nesses casos não podem ser
    julgados como deve ser para que o julgamento não se alastre a quem
    não devem “não querem” evitando assim denuncias que levaria a falta
    de cortinas e mãos limpas que tem sido o papel desses criminosos.
    Um bom julgamento levaria também a um descarte mais cedo do que o
    esperado. Enquanto não houver uma justiça

  5. Marinha brito

    A impunidade reina e o crime abunda porque há muita gente
    usada para posteriormente ser descartada e, enquanto não chegar a
    hora do descarte vai-se facilitando pois nesses casos não podem ser
    julgados como deve ser para que o julgamento não se alastre a quem
    não devem “não querem” evitando assim denuncias que levaria a falta
    de cortinas e mãos limpas que tem sido o papel desses criminosos.
    Um bom julgamento levaria também a um descarte mais cedo do que o
    esperado. Enquanto não houver uma justiça com qualidade que não
    comprometa aqueles que na realidade trabalham não haverá paz nem
    tranquilidade no país.

  6. cristo

    Ele é um crocodile com uma roupagem humana.

  7. Silva

    Não penso que Catana seja o homem do ano, nem sintanton,
    mas acredito sim que a nossa lei, é uma lei para países do 1º
    mundo, sendo assim só dificulta o sistema judicial cabo-verdiana,
    pelo que já é tempo de mudar…se não kau sta mau

  8. Jose Rui

    Sr.Andrade,concordo com todos os comentários publicados sobre o sistema de Justiça que temos, mas discordo consigo porque não soube separar as águas, pois fica sabendo que o Sr. José Maria Neves por sinal 1º Ministro de C.V.não é Juiz, não é advogado, não é Deputado e não tem poder sobre os tribunais. Por favor não seja parvo nesse sentido.

  9. Eucidadão CV

    Este artigo é triste e comovente. Já agora dou os meus sinceros parabens a este jornal com acoragem de desmascarar o sitma judicial – um sistem inquinado de raiz pela politica. Comova-me bastantes este artigo ralata a pura verdade de forma clara e objetiva. lembra-se por ex: que temos até juizes que não percebem nada de direito, baralhados, atordoados, atrapalhados.Caso para pôr em causa se algum dia meteram os pés numa faculdade de direito. Caso da juíza do Porto Novo ( so um exemplo).

  10. Eucidadão CV

    Senhor ZÉ RUI, pese embora nao so eu quem devia exercer o direito de resposta, mas aproveito o ensejo pa lhe dizer eu está absolutamente equivocado no que diz. tudo bem que deve haver e há sepraraçao de puderes, mas tambem não é juiz nem os advogados que fazem as leis pos nao?…pois aqui os problemas estão na base – A LEI. e é sabido( se calhar o sr nao sabe mas fica a saber) que quem faz as leis são os politicos, ex. o governo (representado plo Zé maria).

  11. Eucidadão CV

    concretizando: ex: se o sintanto nao está em preventiva e se calhar nao venha ser preso, o problema esta na lei, que está mal feita. e o juiz não pode tomar decisões politico-criminal – nao pode corrigir a lei nem passar por cima dela.dai o juiz pouco ou nada pode fazer:ate pk tomando ma má decisão haverá recurso sobre ela. então convide lá o governo e a AR para legislar como deve ser. mais uma vez o Sr ZÉ RUI

  12. Eucidadão CV

    concretizando: ex: se o sintanto nao está em preventiva e se calhar nao venha ser preso, o problema esta na lei, que está mal feita. e o juiz não pode tomar decisões politico-criminal – nao pode corrigir a lei nem passar por cima dela.dai o juiz pouco ou nada pode fazer:ate pk tomando ma má decisão haverá recurso sobre ela. então convide lá o governo e a AR para legislar como deve ser. mais uma vez não tem razão no que diz, ainda por cima arrogante.

  13. Eucidadão CV

    De forma clara e simples penso k o/a FIGUEIRAL já disse tudo, ao qual subscrevo-me sem reservas – permite-me fazer minhas as tuas palavras. um pais tão pequeno, não havia necessidade de passar por isso tudo que só nos deixa mal vistos.

  14. Cidadão

    Realmente é revoltante tudo isto que esta a acontecer, mas o sitema judicial nao esta por cima da lei, e nem cria lei. Por isso a culpa nao é em parte do sistema judicial, mas sim do legislador que nao sei factos baseou para criar tomar tal decisao. Se a lei diz que o idoso apartir de x idade nao pode ser preso, esteve bem o procurador da republica quando determinou a sua libertacao, pois relamente estavamos perante uma inscontitucionalidade.
    O leigo fala tudo sem saber nada…..

  15. José Carlos

    O NN foi corajoso ao colocar dois assassinos como figuras de 2013. e andou , primeiro pk é o único jornal que mostra o q se passa nos tribunais, assiste aos julgamentos, e para fazer este tipo de jornalismo estabeleceu uma teia de relações com magistrados , advogados , inspectores da PJ , policias . E este artigo podia ter sido assinado por qualquer um deles.Pois dedo acusatório ultrapassa o sistema judicial esta apontado ao
    Poder, ao legislador

  16. Claudio

    sangue de assassino é sempre assassino, há de pagar no inverno….

  17. devera ess sr. d 80 one esse cosa li é um verconha …unton basta um tiver um probliminha n rua um t ba ate casa um t ba esca nha avo d 89 one um ta pol um pistola na mon um t mandal so ba pertam ketilhe…..nos justisa meste muda mut asnera k es tem la

  18. Hl

    Esperem até o Ze catana completar os 70 anos, que não devera demorar muito. E vai ser uma festa.

  19. Julio Goto

    …a lei deve ser respeitada.Se o Sintanton nao esta em p.preventiva ele nao devia estar na sua casa ou casa de familiares correndo assim como o Zeca Diabo terrorisando mais e mais pessoas.
    Ele devia estar numa instituicao adequado .

  20. Para o HI

    Oh HI, essa foi boa kkkkk…so espero k o Zé C ao completar os 70 anos alguém se lembrar de ir “solta-lo” a porta da Assembleia 😛

  21. Palhaçada

    Cada vez um te sinti mas desgoste de nha terra, agora e elege celebridade do ano. Estes animais de duas patas devia ser ignorados (não os seus crimes), deviam ser queimados vivos, deixados a apodrecer na cadeia, sem agua e sem comida.

  22. José Rui

    Sr.Eucidadão Cv,quando se quer responder em nome de outrem,por favor tenha a bondade e a coragem de declarar o seu nome,pois és um cidadão livre,num país livre.Quero -lhe informar que o Sr. não leu bem o meu comentário,pois em nenhum momento disse que são os Juízes ou os Advogados que fazem as leis,mas fica sabendo que são eles os responsáveis para aplica-los.Agora quero informar-lhe que as leis são feitas pelos Deputados da Nação,representantes dos Partidos Politicos,e não o 1º Ministro.

  23. brincadera

    Deveras só pode ser brincadeira do noticias do norte e dos seus jornalista elegerem estes dois criminosos como personas do ano, Pergunto; em que mundo é que estamos?, e que casta de jornalistas são estes?, isto é se forem jornalistas. Já não há sensibilidade por nada nem ninguém.Estes gatos pintados armados em jornalistas, muitos só servem para armar confusão e deitar lenha na fogueira e depois correm que nem gatos com medo de água. É por isso que muitos deles são mortos por este mundo fora.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.