Norte maravilha de Cabo Verde: mas ficou a faltar a Baía do Porto Grande

23/12/2013 00:15 - Modificado em 23/12/2013 09:03

baia mindeloA zona norte do país saiu valorizada na escolha das “7 Maravilhas de Cabo Verde”. Das sete maravilhas escolhidas, seis ficam na zona norte. Mas muitos mindelenses não entendem como a Baía do Porto Grande , um Top five a nível mundial, não entra no clube das sete maravilhas de Cabo Verde .

 

A única maravilha da zona sul é o vulcão do Fogo que venceu na segunda categoria: acidentes naturais de cariz vulcânico. Nas outras categorias:

 

• Monte Cara, em São Vicente (Montanhas, serras e falésias)

• Carbeirinho, em São Nicolau, (Ilhéus, rochas, pedestais, rochedos e grutas monumentais;)

• Salinas de Pedra de Lume, Sal, (Baías, enseadas, angras e zonas húmidas de qualquer amplitude)

• Praia de Santa Maria, no Sal, (Praias costeiras de areia, branca ou negra;)

• Deserto de Viana, na Boavista, (Dunas e corredores dunares;)

• Parque Natural de Monte Gordo, em São Nicolau, (Paisagens ou áreas de interesse científico.)

O turismo é o sector que a princípio irá ganhar com este concurso. Ao identificar as maravilhas de Cabo Verde e de cada Município, o objectivo passará por elaborar mapas, catálogos e roteiros turísticos para acompanhar as visitas dos turistas ao país. Estas maravilhas já foram caracterizadas como “activos económicos” pela deputada Eunice Spencer que esteve à frente do projecto.

 

Se cumprirem, a zona norte do país estará em destaque nos materiais produzidos para conquistar os turistas.

 

 

 

  1. A Baia do Mindelo ficou empatada com as Salinas da Pedra de
    Lume,entretanto os Júri votaram entre eles e as Salinas de Pedra
    saiu vencedor, mas se formos classificar em termos propiamente dita
    de Baía certamente a do Mindelo sairia vencedor. Enfim mas
    S.Vicente continua de Parabéns porque o Monte Cara ganhou na 1ª
    Categoria, isso é que é importante.

  2. Snap

    Uma palhaçada, para SV não ter 2 maravilhas, a nivel mundial esta no 5° lugar, mas internamente não vale, cinceramente.

  3. Julio Goto

    O mundo concidera Cabo ,mas os caboverdeanos nao concideram Cabo Verde.
    O quinto mais BELO do Mundo nao e uma das 7 maravilhas (bairrista) de Cabo Verde.
    Da para rir!

  4. Renato Cardoso

    Sinceramente esse é maior palhaçada que jame oia na nha vida, como é possivel um Baía reconhecido a nivel mundial como 5º Baia mais bonito do mundo, na cabo verde simplesmente ele é né reconhecido como tal, tut gente tita oiá que um clara intenção de prejudica São Vicente.

  5. djibla

    Santo Antão não foi metida neste despique porque a Ilha em si já é um desenrolar de MARAVILHAS UNICAS E IMCOMPARAVEIS.
    A cada visita que faço a Santo Antão fico mais encantado com suas belezas e daí não ser possível sequer pensar em comparar Santo Antão com nenhuma das nossas outras ilhas.
    No decorrer de cada visita descubro novas e maravilhosas paisagens.
    Uma ilha maravilha não pode nem deve ser comparada, deve ficar ali para ser descoberta, visitada , apreciada e amada.

  6. Zé patote

    Monte Cara, alguma dúvida????????????
    Vulcão do fogo, alguma dúvida ?????????????
    Baía do Porto Grande… alguém pode explicar, a razão de não constar na lista das maravilhas de C.Verde????????

  7. lauro

    não somente a Baía do Porto Grande ficou de fora, também tantas maravilhas de Santo Antão ficaram de fora só para o senhor jornalista alguns exemplos ( Vale da Ribeira da Torre sem sombra de dúvidas o mais maravilhoso de Cabo Verde, vale do Paúl, Cova enfim) mas infelizmente um júri constituído por gente com falta de maravilha nos olhos assim decidiu, mas como se costuma dizer cada um tem o que merece, pois nós de Santo Antão continuamos a desfrutar dessas nossas MARAVILHAS.

  8. simbrom

    Permitam que se elogie a ideia e trabalho de terreno feito; e que se diga que há ganhos incalculáveis em ter esse levantamento, para sabermos melhor quem somos, mas também para protegermos melhor e explorarmos de forma intencionada estes recursos, tornando-os valor acrescentado para o desenvolvimento do país.

    Todos os municípios com suas 7 belezas naturais, cada ilha com suas 7 emblemas, e o país, com suas maravilhas mapeadas. Todas as maravilhas e escolhidas mereciam ser referencias do país.

    Somente pareceu pouco convincente e estratégico o trabalho final. As escolhas do júri bateram de frente contra a espectativa dos cabo-verdianos. Não se conseguiu ter a anuência do publico, diante dos critérios referidos. Ficou forçado a colocação de Monte Cara diante das serras de Santo Antão e de Santiago. Serras uteis pelo que contêm, pela acessibilidade e suas mil atrações e diversidade associadas. Monte Gordo não convenceu quando frente a Serra Malagueta deixou o publico presente no ato dececionado e varias manifestação de desagrado..

    Ciente de que as escolhas feitas merecem o devido respeito de qualquer cabo-verdiano, claramente há um sentido estratégico que eventualmente foi pouco parametrizado pelos gestores. Porque escolher somente sete para nacionais? A ilha de santiago deveria ter pelo menos dois representantes, pelo que representa Cabo Verde e porque administrativa e politicamente é dividida em duas regiões. sem isso ficou critico que na região de sotavento se escolheu somente Vulcão do Fogo. O voto do publico pelo que se pode entender não tinha impacto nenhum.

    Muito além de orgulhos bairristas ganhamos mais quando Cabo Verde ganha, seja onde estejamos ou somos afetivamente mais próximos.
    Mantenhas

    Abraço
    Simbromarelo@gmail.com

  9. Ó Sr. simbrom nem dá para acreditar, colocar serra malagueta à frente do monte cara
    isto é um absurdo tamanho, monte cara é uma grande maravilha para qualquer visitante
    que chega a S.Vicente, seja de barco ou de avião portanto esse teu comentário quanto as
    maravilhas de S.tiago sobrepondo as outras também queria dizer que a Ilha tem uma única grande maravilha que é Praia do Tarrafal.

  10. Octavio

    Que grande desrespeito,não e possível escolherem um juri que não conhece o seu propio pais,se não conhecem a praia de Santa Monica vou vos lembrar que é a mais bela e a mais grande de Cabo Verde com uma extensão de 18 km e uma das mais lindas do mundo,e a de Santa Maria????por amor de Deus.

  11. CidadaoCV

    Sinceramente, acho que a grande barraca na escolha das maravilhas esteve na associação de categorias. “Coisas” que não se relacionavam. Outro ponto que prejudicou muito os “candidatos” foi as fotografias. Haviam fotos péssimas e totalmente desatualizadas. Já agora porquê 7 Maravilhas? Mania de imitação. Seria mais sensato 10 Maravilhas, em alusão ás dez ilhas.

  12. Neves

    Jota, sinceramente,, o que é que o monte cara tem de especial?? NADA! Aquele monte é uma ilusão de optica, ningu’em da por ele ao desembarcar em S. Vicente. Nunca vi um turista que ou visitante que procura o monte cara para visitar, poque pura e simplesmente não há nada de extraordinário para ver! Agora se associado à baía do PG, com o mar, o porto, a marginal, os navios, aí sim todos concordamos que fica lindo. O monte cara por si só não tem nada, que nem acesso tem,,,

  13. caboverdiano

    Como é possivel que a ilha de S.Antão fique de fora, sem nenhuma maravilha de C.V?

    isso foi mesmo uma palhaçada.

  14. UVID IMPE

    mas pessoal esse palhaçada de 7 maravilhas “são coisas para inglês ver”,na CV nô meste kece governo cria pelo menos uns 2 maravilha: + emprego,e kel 13º…kkkk feliz natal a todos

  15. Verdade

    Este concurso foi muito mal analisado, pk angola tinha 7 cv tinha q escolher 7 tb credo, ta hora na hora de funcionar pelos nossos próprios metados .

  16. vps

    O comentario do Sr. Simbromarelo foi muito infeliz mesmo pk estamos falando das maravilhas naturais de cv nao do poder economico, administrativo e nem politico, Santiago pode ter tudo isto mas nossa beleza natural ninguem nos tira… mesmo assim faltando a nossa Maravilhosa BAIA

  17. txá cagá

    Oh Neves ess cara dbossa k bô ca pô ê k devê tem nada especial… Palerma…

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.