Ikea instala-se em África via Marrocos

20/12/2013 09:33 - Modificado em 20/12/2013 09:33
| Comentários fechados em Ikea instala-se em África via Marrocos

ikeaO grupo sueco Ikea arranca em Marrocos com aquele que é o seu primeiro investimento no continente africano, de acordo com o site Jeune Afrique.

 

 

O grupo multinacional irá instalar-se através da SYH Maroccco, uma filial no país do seu parceiro de negócio neste projeto, o kuweitiano Al Homaizi. Esta instituição ganhou os direitos de exploração da marca em Marrocos. Recorde-se que este grupo foi o primeiro a conseguir o franchising da marca no Médio oriente.

 

Atualmente decorrem estudos para determinar o melhor local de instalação, afirma a mesma fonte. No país, o grande concorrente dos suecos será a empresa Kitea, líder no mercado doméstico do mobiliário em kits, com 16% de quota de mercado.

 

Este último grupo está, também ele, em processo de expansão internacional, com a abertura de armazéns e lojas em Kinshasa, na RD do Congo. Recorde-se ainda que o grupo está presente em 26 países e gerou uma faturação global de 26,7 mil milhões de euros em 2012.

 

O crescimento da economia de grande parte dos países africanos está a gerar um “boom” na procura de imobiliário na área de escritórios, logística e residencial, escrevia a consultora internacional Knight Frank (que, em Portugal, trabalha com a Worx) em agosto no Africa Report 2013. Cidades como Lagos, Nairobi, Lusaca, Acra e Dar es Salam estão a concentrar a atenção dos investidores. A nível do mercado de escritórios, suporte necessário a todas as indústrias e projetos comerciais, a expectativa é de crescimento.

 

 

oje.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.