Rede das mulheres parlamentares visita ilha da Boavista

17/12/2013 00:00 - Modificado em 16/12/2013 23:49
| Comentários fechados em Rede das mulheres parlamentares visita ilha da Boavista

assembleia nacionalA rede das mulheres parlamentares está na ilha da Boavista para sensibilizar as mulheres dessa ilha sobre a importância da sua participação na vida política, local e Nacional. A deputada Suzete Moniz diz que tem de ser feita a sensibilização para que as mulheres possam ter voz activa na esfera política cabo-verdiana.

 

Os objectivos da visita dos membros da rede das mulheres parlamentares à ilha das Dunas, é mostrar a grande importância que as mulheres têm na vida política, o funcionamento das assembleias municipal e nacional, o papel dos deputados e a legislação sobre a mulher.

 

A deputada Fernanda Varela informa as vendedeiras que, se uma pessoa for à cidade da Praia e quiser fazer uma visita à assembleia nacional, essa pessoa tem todo o direito.

 

Maria da Luz, vendedeira no mercado municipal da Boavista, falou à Rádio Nacional e mostrou que está desinformada sobre a importância das mulheres na vida política “nunca participei numa assembleia municipal e nem tinha noção e nem sabia que qualquer pessoa podia entrar na assembleia municipal e falar sobre os seus problemas”.

 

Para a deputada Suzete Moniz, as mulheres devem ter voz activa na esfera política e na sociedade “falta muita informação, como a senhora Maria da Luz que nunca participou na assembleia municipal, nem tão pouco sabe se as mulheres têm lugar para colocar as suas questões”.

 

Ela acrescenta ainda que se deve apostar na sensibilização das mulheres “eu acho que a falta de informação é que faz com que as mulheres não tenham, portanto oportunidades para terem uma participação na decisão. Até aqui entendemos que o que é preciso ser feito é o trabalho de sensibilização das políticas às autoridades locais, à comunicação social, a tudo o que está na sociedade cabo-verdiana para junto das mulheres se obter uma melhor equidade e participação das mulheres na política”.

 

A visita contou com a presença da deputada Suzete Moniz, membro da rede de mulheres parlamentares, com o deputado boa-vistense José Luís Santos do MpD, com representantes da Associação Cabo-verdiana de Mulheres juristas e com o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.