Surfistas preparados para darem assistência nas praias

16/12/2013 08:52 - Modificado em 16/12/2013 08:52
| Comentários fechados em Surfistas preparados para darem assistência nas praias

skibosurfMarcos Silva, da Skibosurf, propõe um projecto de forma a qualificar os surfistas de forma que estejam capacitados para darem assistência necessária em caso de acidentes no mar. Sabe-se que em São Vicente os nadadores-salvadores estão nas praias fora da cidade apenas aos fins-de-semana e que os surfistas estão quase sempre nessas praias menos frequentadas e, às vezes, perigosas.

 

Assim, Marcos Silva propõe uma formação com o objectivo “de capacitar os surfistas para apoiarem a sociedade e a si mesmos em áreas de salvamento aquático e de primeiros socorros e de proporcionar melhor segurança aos banhistas e aos próprios surfistas”.

 

Em caso de acidente no mar, o surfista que já se encontra dentro de água, pode ser o primeiro a chegar à vítima. Todavia, este nem sempre tem a capacidade necessária para dar assistência no resgate ou mesmo quando tira a vítima da água. Daí, a pertinência desta formação, como acrescenta Vanessa Cruz do Corpo Nacional de Voluntários que apadrinhou esta iniciativa.

 

Mas Marcos acrescenta que o objectivo não passa apenas por formar os surfistas e espera muito mais tanto deles como dos parceiros. “Queremos que os surfistas sejam integrados de forma formal com os bombeiros que fazem o salvamento nas praias de São Vicente”, afirma Marcos. Sublinha que estão em processo de negociação e que existe uma abertura para tal e que estão a clarificar os procedimentos, ou seja, que haja uma concertação entre os bombeiros e os surfistas na criação de um roteiro de patrulhamento das praias. Como vai ser em regime de voluntariado, espera que os surfistas tenham os seus privilégios garantidos.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.