Um xerife de ocasião: Director Nacional da PJ aos tiros no parque próximo da Caravela

10/12/2013 08:54 - Modificado em 10/12/2013 11:46

xerifeO director nacional da Policia Judiciaria foi obrigado a disparar um tiro para o ar no parque de estacionamento próximo da esplanada do restaurante Caravela, na Laginha, cidade do Mindelo.

 

O NN sabe que o responsável da PJ na companhia de outro director estava a almoçar, na quinta-feira passada, nesse restaurante quando teve inicio uma briga entre dois homens munidos de facas que estavam no parque de lavagem de carros de fronte da esplanada Caravela. O certo é que o director nacional da PJ resolveu sair do anonimato e assumiu-se como policia e tentou acabar com a briga, mas teve que disparar para o ar para se impor. O NN sabe que os indivíduos, que estavam a brigar, acabaram por ser imobilizados por agentes da polícia de trânsito de que passavam no local. Os sujeitos envolvidos na briga foram depois conduzidos a esquadra do Mindelo e depois apresentados ao tribunal.

Mas o acto do director nacional da PJ foi reprovado por cidadãos que estavam no restaurante, pois ficaram assustados quando ouviram o tiro. Por outro lado consideram o acto “ grave por parte de alguém com tão altas responsabilidades dentro da PJ. Pois deveria ter chamado a polícia da ordem pública para colocar termo a briga e não se armar em xerife, no estilo do velho oeste, para acabar com uma briga”

¥ rectificada as 11h 42 m

  1. Esqui

    Fez ele muito bem, se continuasse sentado diziam que não fez nada, se chama-se a policia e essa chegasse tarde, diziam que não agiu, deu um tiro para o ar, conseguiu que ninguem ficasse magoado e ainda reprovam, paciência, as armas que as autoridades usam é para isso mesmo, espantar os fora da lei.

  2. hummm

    Se um deles espetasse a faca no outro e o gajo ficava quieto o jornal se calhar diria que o DR. da PJ não fez nada, e bla bla.. o Gajo dá um tiro para evitar o pior e o jornal vem dizer que armou em xerife… pois não sei não….

    Então preferem um tiro ao ar para acabar com a confusão ou dois esfaqueados no chão ou algo pior?

  3. Jon de Cornélia

    Dizem as pessoas que o director da PJ se armou em “Sheriff” ao ver-se obrigado a ter que disparar um tiro para o ar para pôr cobro a uma briga entre dois homens munidos de facas?!

    Sendo ele um agente da autoridade, mesmo que estava à civil, actou dentro dos limites, pois o que importa é que ninguém acabou ferido.

    Talvez se tivesse ele optado por chamar a polícia nacional esta não teria chegado a tempo e não se teria evitado o pior.

    Meus parabéns ao PJ!

  4. Mindelense

    Dois indivíduos munidos com facas numa briga, e acham que deveriam se intrometer, apenas com as mãos numa briga do tipo? Em muitos lugares se usa um disparo para o ar para dispersar e evitar brigas, ou prefereriam que fossem baleados como se faz em muitos países para travar a briga? E assim cada dia que passa as pessoas vão penalizando os policiais nas suas ações, e no dia que estiverem perante a banditagem reclamam da nao ação da policia!!!

  5. ATENTO

    Se fosse nos EUA, só por uma pessoa mexer um dedo sob a alçada de um policial, leva chumbo, e olha que os EUA se gabam do país mais democrático ou pai da democracia!!!

  6. 009

    Esse Director Nacional da PJ, é um dos tais que amam o Poder. Adoram fazer valer a sua autoridade legitimada, coagindo e intimidando o cidadão comum, do Bem.

    Infelizmente, esses “cabeçudos” e “graudos” continuam a pensar dessa forma arcaica e ultrapassada em plena era contemporanea, onde a Democracia espelhada na Liberdade de ser, estar e pensar é submissa ao Poder autoritário desses tais.

  7. Mindelense

    Como é possível, o meu irmão comete um crime de tentativa de homicidio (esfaqueando uma pessoa) e assalto com arma branca, e eu ainda achar no direito de ir perseguir a pessoa que socorreu a vítima para ajuste de contas? Em que mundo estamos meu Deus!!!! Os próprios familiares são os sustentadores principais do comportamento destes jovens…

  8. tuta

    A população que assistiu podia também conter-se nas suas acusações. E se um dos indivíduos empunhasse ao outro a arma branca ao peio? pensaram nisso? Bastava ao diligente desligar o móvel para a polícia chegar ao local? que ele fez, foi disparar para o ar, e só isso!

  9. Policial

    A policia esta sempre entre a espada e a parede. O Director é por ter feito um disparo pa o ar, perante uma briga de homes armados com faca. é criticado porque tudo correu bem, ninguem ficou ferido, ou seja a situaçao ficou sanada. Admitamos que o Director da PJ continuasse almoçando tranquilamente, e, da briga originasse feridos ou morte, enquanto esperassem pela chegada da PN. Neste caso seria acusado de nao ter feito nada. Eu como policial que sou, vos digo que ele honrou (cont)

  10. Policial

    o distintivo que carrega, cumpriu com o seu dever com a sociedade, claro está, com as armas que possuia no momento. A polícia tem uma arma distribuida para o efeito, desde que usada dentro dos parametros da adequaçao, proporcionalidade. é qua quando um civil, desprovido de uso e porte de arma efectua um disparo, seja em que situaçao for, nao é sensurado como nos casos de policiais. Muitos parabéns SR Director da PJ.

  11. humm

    Agora andam a Censurar os comentários ?
    Cuidado para que eu não vos mande abaixo também tb…..

  12. Reprovado pelos cidadãos porquê? Então acham que dois homens armados engalfinhando com facas apontadas e o Director da PJ presente disparar pelos ares
    pondo fim a briga dos intervenientes será a reprovação das pessoas que ali estavam.

  13. Tuta

    Moderacao, este comentário tem algo que fere a susceptibilidade das pessoas? A população que assistiu podia também conter-se nas suas acusações. E se um dos indivíduos empunhasse ao outro a arma branca ao peio? pensaram nisso? Bastava ao diligente desligar o móvel para a polícia chegar ao local? que ele fez, foi disparar para o ar, e só isso!

  14. 010

    oh 009 não vês que és o unico completamente desnorteado a dizer coisa que ninguem com bom-senso diria, nos que estavamos lá sabemos do disparate que aqueles homens fizeram e do risco para a segurança que eram as armas que tinham… é assim que se mantém a ordem e a segurança, tomara gente como esse senhor estivessem sempre por perto… bem haja!!!

  15. Manuel Jesus-S.Pedro

    Pau na corpe de tud kés Marginal lá na Laginha! Lává carro capa de bandido.

  16. boise soncente

    Muito bem PJ… se fosse na Merca ou Brasil era tiro na cabessa na kes dos palhac de gaita q tava na palheceria… ago pessoal t feca t manda boca…. 2 delinquent q faca????? BAC bsot lava mon na ech ago pa ech prende…. e pa SR 009 tema juize porque 9 nesfora nda..
    Sr director da PJ parabens pa actuacao….. continua com o bom trabalho….

  17. Grande intervenção do senhor director bsote na são Vicente bsote tem medo de tudu se el fcaba sentode quis dois mata companheiro bsote tava li ta manda bsote boca cambadas de ignorantes .mi será mi tava partis cada um que um tiro na pé e mas nada .forca senhor director

  18. Joao Santos

    O Sr. Director da PJ agiu a tempo e hora , e evitou o pior que podia ter acontecido uma morte , pois o tempo que levava para chamar a Policia podia ser tarde demais.ao fim ao cabo ele tambem eh Policia.
    Parabens pelo seu acto Sr. Director, o Sr. Salvou Vidas.

  19. Toy

    Minha Nossa!!!!
    “…coagindo e intimidando o cidadão comum, do Bem”????. Por favor, pensemos antes de fazer qualquer comentário,

  20. alfredo gonçalves

    É minha convicçao.que mais uma vez trata-se de pura especulaçao jornalística.
    Ninguem de bom senso iria reclamar por, uma alta autoridade (Director da PJ) ter usado e bem, de um instrumento (pistola) que lhe foi disponibilizado , para, no ambito do exercício da funçao que o Estado lhe atribui, velar e zelar pela integridade fisica Pessoal e do cidadão comum, ter intervido para que a situação nao tivesse um contorno adverso do pretendido pelo jornaleco do jornal em questão. FORÇA Carlos

  21. alfredo gonçalves

    Os pseudos jornalistas
    Critica e considera Xerife uma alta Autoridade do País (Director da PJ) por ter usado e BEM de um instrumento (pistola) que o Estado achou por bem atribuir-lhe para defesa pessoal e do cidadão comum para apartar uma contenda que podia ser grave para o cidadão presente, como um ato de antigo Far West …
    .
    Penso que os aprendizes de jornalistas que pululam por este País fora, convencidos que estao de serem Alguem…julgam e condenam sem direito ao contraditorio

  22. Policia 2

    Sinceramente, maltas é prop cumplicod.. se el k fizesse nada a respeito e fkasse simplesmente la como un mero xpectador e depois acontecesse o pior (morte) aí ago es tva dze ah.. la tva kun PJ enada el faze… Afinal, kem fze mariod?? Kem sab dpois dess criticas. d uma outra vez,, ser bzot (criticos) a estot la t ser ameaçod k faca el t tem atitud diferent… Nada el t faze… NESSA HORA JURO K GOSTARIA D LÁ ESTAR

  23. mindelo

    As pessoas que estavam no lugar acham que os PJ deveriam continuar no bar onde estavam e ter chamado policia nacional para parar uma briga de duas pessoas com facas ( das que se usam no mercado de peixe) de salientar que um dos individos ja estava com um corte na mao. gostaria de perguntar se essas mesma pessoas tiveram a atitude de chamar o 132. E se viram que mesmo um dos individos no chao o outro nao importou com os PJ e agrediu com ponta no rosto. e que ele se rendeu so quando ouviu o tiro

  24. 009 o palhaço

    bo so pode ser um ………….

  25. Aprovado

    Já agora uma pergunta que não quer calar.

    diz a reportagem “Mas o acto do director nacional da PJ foi reprovado por cidadãos que estavam no restaurante, pois ficaram assustados quando ouviram o tiro.”
    agora a minha pergunta. O que é que essas tais pessoas foram capazes de de fazer ? Chamaram a policia ? Tentaram acabar com a briga provavelmente não. Mas sim conseguem crucificar quem teve a coragem de reagir. Para esse crucificadores só isso façam favor de ir plantar batatas.

  26. CARLOS FERNANDES

    VOCES OS QUE ESTAO RECLAMANDO A ATITUDE DO SR DIRECTOR SAO UNS COBARDES.SERA QUE TEEM MEDO DE UM TIRO DISPARADO PARA O AR PARA EVITAR MORTES?QUE VAO A GUINE BISSAU PARA UM ESTAGIOZINHO….

  27. TACUARA

    “Preso por ter cão, preso por não ter cão”. Fez ele muito bem. Não há volta a dar. Se ele não agisse dessa forma é que seria motivo de espanto e susto. Se houvesse outros “Xerifes” neste País, muitos crimes seriam evitados.

  28. Solrac

    Um jornalismo serio realçaria a pronta intervenção do Director da PJ graças a qual certamente uma vida foi poupada, em vez de um titulo bombastico e intencionalmente cheio de veneno visando banalizar uma atitude responsavel e ponderada de uma autoridade policial. Dizer que o autor da peça é um jornalista constitui uma ofensa aos profissionais da classe, que no dia a dia vêm informando, mas tambem contribuindo para a formação civica dos cidadãos.

  29. Sinceramente 009, bô é daquês q’crê é lança confusão ondé q’catêm, mas um cosa bo tem razão, esse Diretor te adorá fazê valê se autoridade quanto a isso meu caro um t’apoial 100 por cento, porque é auroridade dess li q’no crê pa combaté deliquência e pove te fcá contente, vale a pena.

  30. joão pedro morais

    Só para dizer ao 009 k ele está sem Norte. devia ter vergonha com o comentario que fez, para não dizer outra coisa. Ou anda a procura de job?
    Seja honesto, pah. e juizo, pq bem precisa.

  31. Verano

    Felicito o Director Nacional da PJ pela pronta atitude, se não fosse assim, um dos intervenientes na briga estava na cadeia ou no cemitério. Repito, se todos nós agimos na prevenção antes que acontece pior o nosso Cabo Verde estava bem melhor. Abaixo a violência. Sr. Director gostaria que o Sr. fosse Ministro da Administração Interna, pelo menos mudávamos de figura, não esperavamos que alguem matasse primeiro para tomarmos atitudes, de uma maneira ou outra todos querem estar na cadeia lá eles tem tudo de bom e de melhor.

  32. Carlos Silva - Ralão

    O comentário do Sr. Arlindo Tchoff Miranda (facebook) é muito esclarecedor e diz tudo. No dia que as pessoas começarem a se colocarem no lugar das vítimas, talvez nesse dia, estaremos a dar um grande passo para o bem estar e paz social. Na minha opinião, pela ação magnífica deste policial, o título/cabeçalho desta matéria não caiu bem. Penso que este mesmo jornalista não teve a intenção de denegrir a imagem deste policial, agora este mesmo título conidicionou a alguns comentários menos simpáticos

  33. elton djoni

    ele deveria ter atirado é nos vagabundos

  34. Solvolhos

    A pessoa que escreveu o título deste articulo não é um verdadeiro cidadão e como tal a condeno por estar a incentivar a maledicência no seio duma sociedade que luta pela tão propalada morabeza. Há que manter a ordem sempre para que bandidos que usam facas, boca-bedjo, etc, etc (e até canetas!), aprendam a respeitar.

  35. Policial

    impressionante!! escrevi algumas regrinhas direccionadas pa o noticias do norte e sabem o que aconteceu???? adivinham. Nao passou pela sensura. o Noticias do norte tem que aceitar criticas. caso contrario, nao estao preparados para prestar esse serviço. Haja paciencia.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.