Rosa Rocha quer resolver o problema

9/12/2013 06:50 - Modificado em 9/12/2013 06:50
| Comentários fechados em Rosa Rocha quer resolver o problema

sem aguaRosa Rocha, presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Santo Antão, sublinha que está a trabalhar para resolver o problema de abastecimento de água que afecta o concelho. Em causa estão as contrariedades que vêm ameaçando a sustentabilidade do projecto de dessalinização

 

A edil, em declarações à Inforpress, afirmou que “graças à instalação de cerca de dois mil contadores de alta precisão na cidade do Porto Novo, conseguiu reduzir substancialmente as perdas na rede que têm sido um dos problemas que ameaçam a continuidade do projecto de dessalinização no município do Porto Novo”.

 

A Câmara Municipal do Porto Novo conseguiu, com a substituição dos contadores, reduzir as perdas técnicas em mais de 300 metros cúbicos por dia. Com essas medidas, as ameaças de corte do fornecimento de água por parte da empresa Água do Porto Novo parecem, para já, afastadas, embora continuem ainda a existir “dívidas consideráveis” da CMPN para com essa empresa, propriedade do sistema de dessalinização.

 

As autoridades municipais sublinham que até ao ano passado, a cidade do Porto Novo viveu uma situação “explosiva” em termos de abastecimento de água, com vários cortes no fornecimento, provocada pelas avultadas dívidas do município para com a Águas do Porto Novo, que em 2012 ultrapassavam os 120 mil contos.

 

O actual executivo camarário disse acreditar que as perdas técnicas na rede vão continuar a diminuir depois dos trabalhos de melhoria (substituição das canalizações obsoletas) e com a extensão da rede aos bairros periféricos da cidade, que se pretende levar a cabo a partir de Janeiro.

 

O custo da água dessalinizada na cidade do Porto Novo deverá diminuir em 2014, com a ligação das duas unidades de dessalinização de água à rede eléctrica pública, a cargo da Empresa de Electricidade e Água (ELECTRA).

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.