Encarregado de educação agride aluno dentro da escola Salesiana

11/06/2012 01:00 - Modificado em 22/06/2013 14:38

O NN apurou, que na passada segunda-feira, uma encarregada de educação de uma aluna da escola Salesiana invadiu a escola e agrediu um aluno com um soco no nariz. O aluno sofreu uma contusão nasal. Ao que apuramos a causa da agressão terá a ver com facto da filha ter sido chamada de “preta” por um colega. Mas o aluno alega que apenas brincou com a colega.

 

O NN apurou que uma encarregada da educação da Escola Salesiana , São Vicente, invadiu o recinto escolar ,quando os alunos se encontravam no intervalo, e agrediu com um soco no nariz um aluno de 15 anos que terá chamado de preta a sua filha.

Ao que apuramos este aluno sofreu esta agressão depois de ter brincado com uma colega de turma, filha da agressora , e de lhe ter chamado de “preta”. A aluna não gostou e informou a sua mãe que por sua vez invadiu a escola e agrediu o colega com um soco provocando uma contusão nasal. O NN tentou falar coma encarregada de educação acusada de agredir o aluno, mas não foi possível.

A mãe do aluno agredido apresentou queixa a PN , isto porque depois de contactar a direcção da escola Salesiana foi informada que a escola não pode fazer nada “porque trata-se de um agente externo.”

A mãe do aluno agredido afirmou ao NN que só ficou a saber que o seu filho foi agredido ,dentro da escola, pelo seu filho mais novo que também estuda na escola Salasiana. Indignada procurou saber as razōes, mas a Direcção da escola apenas lhe disse que “lamentava ‘mas não podiam fazer nada porque se trata de um agente externo que cometeu a agressão .”Está indignada com a atitude da escola que não fez nada perante a agressão e por isso fez queixa a PN e ao Instituto de Menores que os encaminharam a queixa para Tribunal. A mãe está revoltadas com a falha da segurança na Escola Salesiana ” pensei que os meus filhos estavam em segurança dentro do recinto escolar, porém dada a situação começo a pensar que a escola Salasiana que é conhecida como escola de elite, não tem segurança nenhuma, já que qualquer um pode entrar na escola e agredir os alunos ”

 

Reacção da escola Salesiana

Tentamos falar com o Director da escola sobre o assunto, mas este por motivos de viagem nos encaminhou para o presidente do concelho disciplinar da escola que não se encontrava presente no momento.

  1. Nadia

    O aluno chamou de preta a aluna na brincadeira? A mãe do aluno antes de mais nada espero que tenha conversado com o seu filho porque esse tipo de coisa não é brincadeira mas sim caso de racismo, o aluno tem 15 anos e sabe muito bem o que diz. A mãe da aluna não é qualquer um como diz a mãe do aluno, é um encarregado de educação que agiu mal convenhamos, esse não é motivo para a mãe do aluno dizer que na escola não ha segurança.

  2. Eu, felizmente que eu não encontrei lugar nesta Escola, mas foi Bom. Qual Escola de Elite, sem segurança é uma bandalhada. É só ver a confusão quando os alunos saem e briga com os companheiros. Logo qualquer pessoa pode entrar e fazer confusão lá dentro e a Direcção não está nem aí.

  3. Professor

    Há por ai muita gente que, por não entender nada sobre escolas, ficam por ai classificando-as em bons e mas escola. Tanta ignorancia.

  4. josefa fernandes

    Mas que elite gente? Sao Vicente la tem elite.Eu compreendo a mae que agrediu o aluno em questao. NAo que concorde com a agressao mas muitas vezes senti vontade de o fazer, com tantas humilhaçoes que a minha filha passou na escola, com muitos colegas, que a apelidavam de maria mankinha pinguim enfim nao gosto nem de lembrar,mas os pais que teem filhos na idades escolar que ensinem os filhos a respeitar os outros colegas de modo a serem respeitados tambem

  5. fifi

    A mãe da aluna devia procurar o diálogo,visto que não houve briga entre os educandos.
    que deu um péssimo exemplo deu,e ela deve agradecer a Deus que a situação não tenha tomado outros rumos.
    Que ela seja julgada nos tribunais,e que seja feita a justiça.

  6. Eu

    E depois dizem que os pais não têm culpa da sociedade violenta em que vivemos. A falta de dialogo e tolerancia é uma das razões da violencia entre os jovens que se vê por todo o país. Se os próprios pais têm uma actitude desta como é que vão educar os filhos?? No meu tempo numa situação dessa os meus pais iam falar com os pais do colega.È normal revoltarmo-nos quando ofendem um familiar nosso mas usemos a cabeça.Imagina se nô resolve ba da pancada a tud colegas dnos fidj cond es ofendes na escoa

  7. P.E.B

    Escola Salesiana está a andar em cima da sua fama, pois muitas vezes procuramos o status e não o melhor para os nossos filhos.Matricular um aluno nessa escola é um milagre pois a inscrição é feita no mês de Março daí vão escolher conforme a vontade e a possibilidade dos pais.Santa paciência senhores, mas a nossa Delegação é conivente com tudo isso, pois para as outras escolas não se pode fazer nenhuma actividade no tempo lectivo,mas nessa escola quase todos os meses há uma festa e não há aulas.

  8. santos rodrigues

    claro que essa Atitude é errada, mas muitas vezes nós não encontramos uma atenção especial por parte das escolas, se esse caso tivesse uma atenção por parte da escola, quem sab

  9. Africano

    É assim mesmo!!
    Deveria partir dois dentes ao aluno!

  10. djims

    Numa brincadeira de crianças? Que mãe mais parva.
    Se fosse no meu filho ele iria apanhar e de que maneira.

  11. Leacim

    Aqui na nossa terra eu não acho que chamar alguem de “preto” ou “preta” seja caso de racismo, isso porque todos somos pretos…eu acho que foi apenas brincadeira do aluno…a mim me chamavam preto e eu chamva preto tbm aos meus colegas, tudo na brincadeira e na paz

  12. vady

    es é brincadeira també é so na são vicente ké ta contice terra de tudu é bom

  13. Décio

    Eu acho que a mãe da aluna agiu mal devia, antes de mais contactar a direcção da escola para apurar os factos, e se a direcção não tomar medida com aquele aluno ela devia prestar queixa á policia. O aluno falhou e muito, as palavras ofendem muito mais do que um soco no nariz, mas continuo achando que a mãe da aluna agiu muito mal, pois devia resolver esse assunto de uma outra forma.

  14. Carlene

    Se fosse em Portugal então a mãe agredia alguém todos os dias.

  15. Lou

    Npensaba ma guents di São Vicente era só branco ma só badiuzinho era preto.
    Ki bom ki nhos ta shinti també na pele cuzé ke insulta otro.!!!
    Badia

  16. Maria Joana

    O pessoal de S.V continua na ignorancia total, com mania de Elite mas os pobres coitados não tem onde cair morte é so garganta. Não que eu acho que a atititude da mãe foi das melhores mas foi bem feito, o puto deve ter mania de elite e atrvido, da proxima antes de falar ageneira pensa primeiro. para a mãezinha desnortiada e coitada com mania de elite devia tomar uma boa bofetada na carae tb.

  17. carla

    Que tipo de escola é essa que não oferece segurança aos seus alunos e ainda faz pouco caso com a mãe do agredido??
    Que IGNORANTE mãe é essa que em vez de procurar o diálogo saí quebrando o nariz de um MENOR num RECINTO ESCOLAR??
    Se fosse com meu filho essa mãe certamente se arrependeria MUITO.
    Espero que a justiça seja feita…. Afinal não vivemos num país SEM JUSTIÇA.

  18. MLS

    Já imaginaram se todas os encarregados de educação resolveriam ir na pancadaria quando seus filhos fossem provocados na escola???? Eu sou mãe e ensino os meus filhos a respeitarem os outros e se alguma coisa acontecer vou ao encarregado da turma para resolver o problema. E qual qué escola de Elite!!! O que é que entendem de escola de Elite????? Há escolas humildes e que tem bons professores e escolas “chamados de elite” que tem pessimos professores e mau ambiente.

  19. Caboverdiana

    Depois dizem que o ambiente fora de casa é que influência as crianças/adolescentes, a atitude dessa mãe foi de extrema ignorância, por favor estamos a falar de alunos de 15 anos que sabem muito bem o que fazem e o que dizem…

  20. Alberto Delgado

    Nós os pais encarregados de educação, sabemos como é que as coisa funcionam entre alunos e colegas. Eu pr exemplo já tive muitos nomes na Escola Industrial e Comercial do Mindelo, Chamavam-me de Cigarro e vários outros nomes, assim como tambem jamava aos outros colegas nomes que punhamos como brncadeira, pirraças, etc. Essas brincadeiras ficavam entre nós sem que os nossos pais ficassem a saber. Os estudantes da ECIM de 1974/79 lembram das nossa peripécias. Somos todos Negros.

  21. yasmin Rodrigues

    Boa tarde a todos e gostaria de dizer a todos aqueles que estão criticar a minha antiga escola que eu tenho muito orgulho em dizer que eu estudei naquele estabelecimento e não sò devo dizer tambem que é a melhor escola do paìs ….Falando do sucedido,na minha opinião trata-se realmente de uma brincadeira de mau gosto mas que a propria vitima deveria dizer ao seu colega que não gostou da brincadeira e caso o colega continuar a insistir poderia recorrer ao seu director da turma ou a direção …

  22. Te olho!

    Lamentável mesmo o que vem acontecendo nas Escolas do Mindelo, principalmente neste episodio nada agravel que aconteceu nesta Escola, nada justifica uma tamanha brutalidade, mas para uma mãe e encarregada de educação tomar este tipo de atitude, à afronta deve ter batido realmente na porta dela (defendo nada justifica essa agreção).
    A culpa disto tudo deve- se aos Pais e EDUCADORES, de pequeno que se torce o pepino, não há respeito por nada em São Vicente. Mais educação menos futilidades nos Lares

  23. De olho!

    (Defendo nada justificava esta Agressão), as pessoas devem começar a combater a violência verbal em casa evitando disabores desta natureza e quem sabe como vai terminar, mais humildade, respeito ao próximo, é muito mais facil e dingificante provocar um sorriso no rosto do que agredir verbalmente uma pessoa, vamos com calma porque esta Ilha é pequena, mais vegonha na cara e menos dívidas no Banco (Elíte de 1/2 Tigela, Elíte Carrão e Pão c/ Chazinho)

  24. Jonny

    Tanta ignorância nestes comentários. Vários dos comentadores neste forum são ignorantes.
    O Jota então deve ser um retardado mental.
    então quem entrou na Escola não é encarregada de educação? Os encarregados de educação têm ou não entrada no recinto da escola. O porteiro deve perguntar qual o motivo da visita. e se mentir? Deve ser barrada?
    Não foi um qualquer que entrou. foi uma encarregada de educação e é um elemento exterior da escola. Será que a Escola Salesiana devia “multar”, “prender”

  25. Jonny

    A encarregada de educação.
    Nada podia fazer a não ser evitar se porventura algum elemento flagrasse a agressão.
    Tamanha ignorância senhores. Principalmente o jota que até hoje tem inveja de não ter conseguido entrar para a Escola.
    Chupa limão meu.

  26. Jonny

    Porque é que não publicaram os meus comentários?
    Censura???
    Só respondi a alguns energúmenos que escreveram.

  27. Maria

    AFRICANO BO é MESMO UM SELVAGEEEEEEEEEEMMMMMMMMMM

  28. De Soncent

    Muito bem, Riza Gomes, cocordo plenamente contigo porque muitos pais pensam que a Escola Salesiana é uma espécie de colégio privado, mas não, é uma escola pública como as outrss que dependem da verba do Ministerio da Educação. Já notaste o trânsito infernal que se faz à porta da refeirida escola quando os alunos estão a entrar ou sair? Parece até que os pais estão numa competição…esse é exemplo para os filhos? E porque as autoridades concordam com isso? Eles mesmo contribuem para isso.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.