CMSV não tem solução para os problemas do Fortim e do Éden Park

27/11/2013 00:04 - Modificado em 26/11/2013 23:56

camara svO Fortim Del Rey e o Éden Park são edifícios históricos da ilha que hoje se encontram num total abandono. Os dois edifícios encontram-se em estado de degradação e o sentimento de perda de uma parte da história da ilha é compartilhada pelos dois.

 

O Vereador da área do património da CMSV, Rodrigo Rendall reconhece que a edilidade não soluções para resolver os casos do Fortym e do Éden Park sozinha . Mas temos que nos sentar à mesa e conversar com os empreendedores e os empresários e fazer o melhor para São Vicente e esperar que os projectos se concretizem”.

 

Sobre o Fortim diz que se o projecto avançar seria “muito interessante para a ilha”. A obra há muito que está parada e não há sinais de retoma por agora. Esta conclusão surge depois da visita ao local realizada pelo NN.

 

Mas sobre a questão afirma: “Eu não gostaria de entrar em muitas questões, mas é algo que deve ser discutido pela Câmara. Nós sabemos que a situação actual e mundial é de crise e que esta se repercute nos projectos em curso e a Câmara terá que se sentar juntamente com os empreendedores e ver o que fazer na medida que o cenário não é agradável”.

 

Éden Park

 

Sobre o Éden Park, o vereador exprime o desejo pessoal de o ver como “uma grande sala de espectáculos”. Mas sublinha que a propriedade é “privada” e pertence a terceiros.

Quanto às vias para viabilizar um projecto para o local, acrescenta que “os constrangimentos são muitos”

  1. Eduardo Oliveira

    A CMSV devia ser mais empreendedora, quando mais não fosse, através dos partidos que apresentaram as candidaturas dos Edis. Nenhum dos dois partidos que têm tido assente no Municipio teve qualquer sentimento para com a Ilha. Quiseram dominar e pronto. Nunca se interessaram realmente na manutenção dos monumentos histôricos 1°) porque eram “vestigios do colonialismo e da burguesia” e 2°) porque “não estavam na capital”. Sem esquecer, claro, a sentença do Aristides: 20 (40?) anos de purgatôrio.

  2. Julio Goto

    …ouvi dizer que certas casas nos suburbios de Mindelo ,que foram transformados em leixeiras e rotoeiras foram demolidos pela Camara de S.Vicente.
    Se essa dica for verdade as casas abandonadas transformados em lixeira ratoira sorca ou galhutina deviam ter a mesma sentenca.Sejam elas dos privados do governo ou da camara. (Eden Park, Furtim, Registo Civil casa ao lado do Telegrafo e mais outras)
    Tude pa tchom

  3. Mindelense de gema

    Eden Park , propriedade privada ?? Mas o seu espaço é um espaço cultural que prestou bons e leais serviços nao so à populaçao de Sao Vicente como do pais e de muitos artistas extrangeiros que vinham visitar Cabo Verde !.. Eden Park està em abandono hà jà muito tempo sabendo todos ” sanvicentinos ” , em que condiçoes este espaço foi vendido !…Comentàrio de Um Mindelense de gema !..

  4. Jello

    As batatas quentes passam-se. Lembra-me um logotipo antigo da UPS empresa postal americana (To this man , To that man…….).
    Meus senhores, solução há sempre e impossível não existe. Deixem de preguiça mental e trabalhem as meninges, são pagos para encontrar solução para a Cidade do Mindelo. Se não conseguem encontrar solução perguntem a outros. Muitas cabeças é melhor que poucas.

  5. Irene Fontes

    Vi, escarrapachado, aqui alguém a dizer “tude pa tchom”.
    Pergunto se é para mandar para o esGoto.
    Isto corresponde ao nivel de cultura que agora temos, que
    não é do tempo do cinema Eden Park onde se aprendia

    Deus, perdoai-os !!! Eles são sabem o que fazem e dizem.

  6. Juca

    Não fiquem aí “esperando” que o projecto se concretize. Obriguem os empreendedores a concretizá-lo pois foi para isso que lhes venderam o terreno ao desbarato. Tem que haver uma saída pois assim como está, não está a beneficiar ninguém ou então alguém está a aproveitar-se pois segundo se diz já mudou de mãos 3 vezes, portanto alguém já ganhou. Srs. CMSV desempatem o morro e encostem estes tipos à parede pois o Fortim é um site histórico e merece mais . Nem parece coisa de menine de Soncent.

  7. Marino Dias

    Se a edilidade não tem soluções para resolver os casos do Fortym e do Éden Park sozinha, que procure quem ajude a resolver. Solução há vontade é que não há. . E quais são os constrangimentos? Esta frase é só para enrolar. Srs. CMSV ponham mãos à obra e toca a resolver isto pois não vos fica nada bem.

  8. José Manuel de Jesus

    Uma àrvore sem raiz não segura, é como um saco vazio. Infeliz é quem não tem raiz. Pobre é nação sem Histôria, satânico é quem destroi suas riquezas. E as nossas são tudo quanto herdamos dos antepassados com a obrigação de as transmitir à geração seguinte no melhor estado possivel .
    Lamento os que acham que assim não deve ser porque se vive numa época de “massa bruta”.
    Vou procurar em qual pais onde isto é seguido. Pelo menos na China revolucionària não pegou e deram a volta completa.

  9. Nita Fortesn

    Imaginem !!!

    TUDE PA TCHOM.

    Com esta é que não contava;
    Assim arriscamos ver o ex-liceu, o Palacio, os dois plurins e a Igreja no mesmo caminho de cavocona

  10. Fico contenti com os compatriotas k deram a sua opinion aqui sobre essa materia… como o colega disse, um pais, um povo sem historia, pra mim e sinonimo de nao existir… senhores empresarios, entidades competente, avos e ixigido de emediato atcuar, essa e a vossa competencia… e uma vergonha a cultura e a historia do pais

  11. António Monteiro

    Minha gente como é possivel esperar que a edilidade consegue resolver um problema deste quando a mesma edilidade nem tao pouco em estado está de combater a praga de cães vadios que para além do aspecto sanitário deixa a população em especial dos bairros sem fechar os olhos à noite com o seu concerto de latidos. É a Câmara que temos com a edilidade que tem. E nesta Terra nada vai mudar. Só muda o discurso no tempo de campanha. Estes pseudo doutores feitos à martelada nos Países Soviéticos e e outros semelhantes e seus comparsas nao vao resolver o problema desta Cidade. Esta é a dura realidade. Éden Park é o retrato do estado de putrefacção em que Mindelo se encontra.

  12. júlio Reis

    Um mundo novo cheio de homens novos nasceu na nossa terra. Do horizonte de 1975 contemplo esta onda humana deslocando rumo ao paraíso. BEDGERA TUD PA TCHOM

  13. Artista SV

    Impressionante com esta CMSV nuca tem soluções para a ilha_ Parece que os Sanvicentinos salgaram a Santa Ceia. Só pode ser isso.

  14. Eu já vi aqui alguns comentários desagradáveis, “tudo pa tchom” mas ao que parece não têm noção minima da história de S.Vicente. O Eden-Park como as outras mencionadas aqui tratam-se
    de monumentos históricos do Mindelo, portanto têm que ser preservados e reconstruidos. O que a população de S.Vicente quer são medidas de recuperação dos mesmos, pelo que vejo há pessoas que não estão interessadas por que talvez não viveram e conviveram esta época.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.