FIC 2013: Bons negócios para todos

21/11/2013 00:08 - Modificado em 21/11/2013 00:08
| Comentários fechados em FIC 2013: Bons negócios para todos

ficSob o lema “a indústria transformadora: um desafio a vencer” arrancou a 17ª edição da FIC (Feira Internacional de Cabo Verde) no Mindelo. O objectivo desta edição passa por chamar a atenção para este ramo de negócios, como um sector a apostar pelos empresários. Na feira, estão representados empresários de Portugal, Brasil, E.U.A e Itália.

 

O Primeiro-ministro José Maria Neves, falou da importância da feira e o que pode significar para o país. Para Neves, o problema verificado em Cabo Verde é o tamanho do mercado. E para superar este problema, apela à internacionalização das empresas nacionais. E também sugere uma maior integração do país nos mercados vizinhos, principalmente da CEDAO.

O comendador Jorge Rocha de Matos em representação da AIP falando sobre a FIC afirma que “é um dos pilares mais importantes da parceria estratégica entre Cabo Verde e Portugal”. E no mesmo tom da questão da internacionalização sublinhada por Maria Neves, desafia as empresas destes dois países a uma maior proximidade.

Sob o lema desta edição, o Presidente da CMSV Augusto Neves, sente que a dinamização desta área é “determinante para a estratégia de desenvolvimento de Cabo Verde”. E esta área faz-se necessária para a criação de emprego, produção de renda e de riqueza. Massublinhaque é necessária a existência de investimentos.

Ainda na questão do investimento, o Ministro Humberto Brito aponta como principal constrangimento o acesso ao crédito. Para Brito, o Governo tem feito muito para que esta questão seja ultrapassada. E para que os bancos se possam sentir seguros para financiar projectos sugere que haja bons estudos de viabilidade de forma a dar confiança aos bancos. Mas pede que os bancos sejam flexíveis no financiamento e “que não sejam uma facilidade de ajuda”.

Os votos dos intervenientes na sessão de abertura são que haja bons negócios. A feira decorre de 20 a 24.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.