O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, iniciou esta semana uma visita de cinco dias às ilhas de São Vicente e Santo Antão, para tomar pulso do setor da educação e do ensino superior.
Amadeu Cruz esteve de visita às universidades sediadas em São Vicente, tais como a Universidade Técnica do Atlântico (UTA), Universidade do Mindelo, o ISCEE e a Universidade Lusófona, com o objetivo de fortalecer o diálogo com dirigentes universitários, professores e dirigentes do Ministério da Educação,
Segundo o governante, após estes encontros, aquilo que se pode constatar pela positiva é o dinamismo dessas universidades que estão a formar para servir a economia nacional.
“Todas estas universidades estão empenhadas no ensino da qualidade, estão empenhadas na criação de condições para reter os alunos aqui em Cabo Verde, estão empenhadas igualmente para que haja de facto um alinhamento entre a oferta formativa e as necessidades do mercado cabo-verdiano”, referiu Amadeu Cruz.
E desta forma, Cruz afirmou que incentivaram as universidades a prosseguirem neste caminho, entretanto, realçou que é preciso abordar a questão da sustentabilidade das universidades públicas e privadas, do ponto de vista institucional e do ponto de vista científico-académico, mas também temos que ver a questão da regulamentação do ensino superior.
“Iniciámos já um processo de revisão da legislação base do ensino superior, o regime jurídico das instituições de ensino superior e o regime jurídico de graus e diplomas e posteriormente vamos regulamentar igualmente o sistema de financiamento do ensino superior numa ótica da sustentabilidade, ou seja, um diálogo franco e aberto com as universidades aqui em São Vicente”.
E que este diálogo será continuado com as outras universidades nas outras centralidades, designadamente em Santa Catarina e na Praia, mas nós estamos com este espírito.