Baía do Porto Grande entre as sete mais belas mundo

11/11/2013 01:52 - Modificado em 11/11/2013 22:37

fotografiaUma Baía pode ser simplesmente definida como uma porção do mar ou do oceano parcialmente cercada por terra. Mas a explicação não é suficiente para representar a beleza de algumas delas e sua importância para a economia das cidades que cresceram a seu redor, para as quais servem de porto. Para valorizar alguns destes pontos, foi criada a associação The Most Beautiful Bays in the World.

 

O clube das baías mais bonitas do mundo é uma associação internacional, sediada na cidade francesa de Vannes. Ao todo, foram eleitas 33 baías, de 27 países. A única representante tupiniquim é a Praia do Rosa, uma pequena e charmosa baía na cidade de Imbituba, em Santa Catarina.

 

Para entrar neste seleto grupo são analisados diferentes aspectos, além da beleza propriamente dita. O local deve possuir outras características, como estar em uma área de proteção ambiental, ter uma fauna e flora interessantes, ser conhecida e apreciada pela população local e regional ou ter certo potencial econômico.

 

 

 

Conhecido alguns critérios, confira sete das baías mais bonitas do mundo.

1- Baía de Kotor – Montenegro

 

 

 

 

 

 

Na pequena Montenegro, a baía de Kotor, também caracterizada como o fiorde mais ao sul da Europa, faz valer a sua presença na lista de mais belas do mundo. Com uma área total de 88 km², guarda ao longo da costa a pitoresca cidade de Kotor, patrimônio da humanidade pela Unesco, que cresceu em torno de seu bem-preservado Stari Grad (centro histórico). Esta vila murada medieval, aos pés da montanha, é um labirinto de vielas que ligam praças a igrejas e antigos casarões.

 

 

 

2- Golfo do Morbihan (Quiberon Bay) – Bretanha, França

 

 

 

 

No Sul da região francesa da Bretanha, o golfo do Morhiban é uma baía que guarda 42 pequenas ilhas, muitas delas pertencentes a celebridades e milionários. As mais visitadas pelos turistas são as duas maiores, Île-aux-Moines e Île-d’Arz, que oferecem uma bela vista do continente. Os visitantes costumam se hospedar na charmosa cidade histórica de Vannes, cercada por uma muralha, com ruas de pedras e centenárias casas de madeira.

 

 

 

3- Baía de Nha Trang – Khanh Hoa, Vietnã

 

 

 

 

 

Ao Sul do Vietnã, a região da baía de Nha Trang se estende por uma superfície de 507 km2 e é dotada de 19 belas ilhas. Pegar carona em um barquinho e explorá-las individualmente é uma das atividades preferidas dos turistas. Com uma ampla variedade de corais, a região guarda alguns dos pontos de mergulho mais famosos do Vietnã. Os viajantes costumam se hospedar na cidade de Nha Trang, um popular destino turístico com belas praias de areia fina e dezenas de resorts.

 

 

 

4- Baía de Cartagena – Colômbia

 

Um dos pontos turísticos mais cobiçados da Colômbia, Cartagena está emoldurada por uma bela baía. Banhada pelo mar do Caribe, a cidade já foi palco de batalhas de piratas ingleses e franceses e serviu de cenário para os romances de Gabriel García Marquéz. Chamado de Cidade Velha, o centro histórico, cercado por muralhas centenárias, tem ruas de paralelepípedos, por onde circulam charretes com turistas.

 

 

 

5- Baía de Mindelo – Ilha de São Vicente, Cabo Verde

 

A agradável Mindelo, capital da ilha de São Vicente, está localizada ao redor de uma movimentada baía. Sua formação geográfica permitiu que servisse de grande porto natural de águas profundas, chamado de Porto Grande, capaz de receber embarcações de diferentes tamanhos. A cidade agrada aos turistas com suas ruas de pedra, casarões coloniais coloridos, clima ameno e vida noturna animada ao som de ritmos cabo-verdianos, como a morna.

 

 

 

6- Baía de Tadoussac – Quebec, Canadá

 

 

 

Enfeitada pela bela baía, a vila de Tadoussac, na província de Quebec, tem menos de mil habitantes e atrai hordas de turistas. Boa parte dos visitantes vêm interessados em avistar baleias. Algumas espécies menores, como as minkes e as belugas, podem ser avistadas da costa entre novembro e maio. Outras atividades bastante procuradas são os passeios de barco e caiaque e as caminhadas.

 

 

 

7- Praia do Rosa – Santa Catarina, Brasil

 

Divulgação/Santur

 

Parte da paradisíaca Praia do Rosa, no município do Imbituba

 

Localizada no município de Imbituba, a Praia do Rosa é uma pequena baía com trilhas e mirantes naturais para visualizar toda a beleza local. Distante do centro, atrai um público jovem e surfistas por suas pequenas ruas de terra. De julho a novembro, suas águas servem de morada para as baleias franca, que podem ser observadas de perto em passeios de barcos. (Veja todas as atrações de Imbituba)

 

In http://brejo.com/2011/08/30/entidade-escolhe-as-33-mais-belas-baias-do-mundo-confira-algumas/

  1. Jansénio

    Quanto mais se o governo fizesse um porto de águas profundas/transbordo, a partir da Ponta de João Ribeiro até djéu em que o Porto haveria de ter, pelo menos 2 (dois) cais, para barcos de ligação S.Vicente – Porto Novo; uma avenida que estenderia da ponta de João Ribeiro à Lazareto com uma estrada larga com linhas de ferro para transporte eléctrico até S. Pedro, vias para peões e ciclismo. O Lazareto ficaria para urbanização.

  2. Mindelo

    E pronto. nem precisamos escolher as sete maravilhas… so a baia chega!

  3. bet's

    GENTE D’MINDEL NUNCA PERDÊ ESPERANÇA D’NADA, PORQUÊ SEMPRE EL ESPIÁ PA MAR DE SÊ BAÍA DE PORTO GRANDE K’FÊ SI CRÊ AGORA PESTANA FCÁ TA QUEMÁ Infelizmente pessoas com poder de decisão não tiveram a sensibilidade suficiente para preservar os miradouros de Fortim D’el Rei, Rutchinha, Ponta de João Ribeiro e já agora Lazareto.

  4. O porto grande é o maior porto do país e é pena que o nosso governo esta a tardar na ajuda da renovação do nosso porto… Investiu muito no porto da Praia, mas a melhor será sempre o do mindelo porque esta mais bem situado e é mais importante do país.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.