Maravilhas da Boa Vista: Praia de Santa Mónica assume protagonismo

6/11/2013 02:42 - Modificado em 6/11/2013 02:42

praia_santa_monica_boa vistaA escolha das Maravilhas da ilha da Boa Vista não foi fácil, mas o júri composto localmente por cinco elementos, garante que houve consenso em quase todas as categorias. O exótico Deserto de Viana vai representar a ilha das Dunas na categoria de dunas e corredores dunares, porém, o protagonismo para o concurso nacional é assumido pela praia de Santa Mónica.

 

Ao nível de montanhas, serras, falésias e ravinas a opção recaiu sobre a Rocha de Santo António e na categoria de monumento natural de cariz vulcânico, foi eleita a Rocha de Estância, próxima de Povoação Velha. Escolhas que provocaram alguma divisão entre o público boavistense.

 

A categoria de grutas, rochas, rochedos e ilhéus também gerou alguma discussão. Foi eleita a Buracona, uma gruta natural encravada nas rochas na praia selvagem da Varandinha mas houve quem sugerisse antes a Lagoa Natural Odjo dMar, perto de Cabeça de Tarafes.

 

A imponente baía de Sal Rei também vai a concurso nacional. Foi escolhida pela riqueza da vida marinha e por ser um dos principais núcleos de reprodução do atlântico da baleia de bossa e de tartarugas marinhas mas a aposta forte da Boavista recai sobre a categoria de praias costeiras.

 

Foi eleita a paradisíaca Praia de Santa Mónica, com 18 quilómetros de extensão. Ninguém duvida que esta pode ser elevada a uma das Maravilhas de Cabo Verde, mas há também reticências entre os boavistenses visto estar dentro de uma ZDTI para onde estão projectados hotéis. Marina Pereira, das Áreas Protegidas, integrante do Júri diz que, pelo contrário, a maior praia do arquipélago poderá até vir a ser muito mais valorizada.

 

Na sétima categoria, paisagem ou áreas de interesse científico, endemismo vegetal ou animal intrínseco de Cabo Verde, o júri decidiu-se pela Reserva Natural da Tartaruga Marinha que engloba toda a costa virgem do Leste da ilha que vai de Ervatão a Curral Velho.

 

  1. Neves

    Para mim as 7 maravilhas de Cabo Verde são as seguintes:

    1- Vulcão do Fogo;
    2- Dunas da Boa Vista;
    3- Baía do Porto Grande;
    4- Vale do Paúl;
    5- Cidade Velha;
    6- Salinas de Pedra Lume;
    7- Delguedim de Santo Antão;

  2. A minha proposta para as 7 maravilhas de Cabo Verde será

    1º – Baia do Porto Grande
    2º – Salinas de Pedra de Lume
    3º – Cidade Velha
    4º – Vulcão do Fogo
    5º – Vale do Paul
    6º – Praia de Santa Mónica
    7º – Monte Gordo

    Estas são lugares originais do Arquipélago de Cabo Verde, lugares históricos

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.