Elevação de Ribeira das Patas a vila na ordem do dia

5/11/2013 02:31 - Modificado em 5/11/2013 02:31

porto novo 2013A Câmara Municipal do Porto Novo marcou para o dia 30 de Novembro, a sessão da Assembleia Municipal que tem como ponto principal o debate sobre a elevação da povoação da Ribeira das Patas, localidade no interior desse Município à categoria de vila. Neste sentido, essa sessão da AM vai decorrer em Ribeira das Patas para permitir à população local de assistir ao debate da proposta que, uma vez debatida, será submetida ao Governo para a decisão final.

 

A Câmara Municipal e a AM do Porto Novo, segundo a edil portonovense, Rosa Rocha, já trabalham numa proposta que será discutida pelos deputados municipais nessa sessão, antes de ser enviada ao Governo para decidir, segundo a legislação vigente, sobre a matéria.

 

A legislação estabelece que o Governo, sob proposta dos órgãos municipais deliberativos, Assembleias Municiais, pode elevar uma povoação à categoria de vila, em virtude do seu desenvolvimento urbanístico, económico e social e com base em estudos fundamentados que demonstrem possuir equipamentos relevantes, entre outros requisitos.

 

Com 3.500 habitantes, Ribeira das Patas é o segundo maior centro populacional do concelho a seguir à cidade do Porto Novo. Em declarações à Inforpress, a edil Rosa Rocha assegurou que “é uma localidade extremamente importante, cuja população tem um justo sonho de ver a sua zona transformada numa vila”. A presidente da CMPN sublinha que a autarquia está a trabalhar para dotar essa zona das infra-estruturas de que ainda necessita.

 

Para os mentores da iniciativa, há vários argumentos que vão ser decisivos na decisão do Governo, entre os quais se destacam o facto da Ribeira das Patas ter sido um dos primeiros povoados de Santo Antão e ter alojado, entre 1813 e 1814, a sede da ilha das montanhas.

 

Essa povoação, situada a 22 quilómetros da cidade do Porto Novo, dispõe de entre outras infra-estruturas, uma delegação municipal, um liceu, a rede de telecomunicações, um posto de saúde, a rede de água e espaços desportivos.

  1. Béjinha

    A proposta de elevação de Ribeira das Patas à categoria de Vila, feita pela Engª Rosa Rocha, é o reconhecimento do excelente trabalho realizado pela Câmara Municipal liderada pelo MpD. É que desde que entrou na Câmara a Engª Rosa ainda não fez nada de positivo em Ribeira das Patas. Antes pelo contrário! Permitiu o encerramento da Estação dos Correios; cancelou o funcionamento da internet nos Centros de Juventude de Chã de Morte e de Lagoa e tentou encerrar o Centro da Terceira Idade de Círio.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.