Aumentos nas facturas: Cidadãos acham que estão ser enganados pela ELECTRA

5/11/2013 02:23 - Modificado em 5/11/2013 02:23

electraO aumento da conta das facturas da ELECTRA é um assunto que está a preocupar os cidadãos são-vicentinos, visto que cada dia que passa a vida está a tornar-se mais difícil. O NN encontrou pessoas descontentes com essa situação e que apelam para uma nova empresa que actue no ramo da Água e Electricidade.

 

À porta da ELECTRA da cidade do Mindelo, encontrámos Cristina Pereira que afirma que “no mês passado chegou-me uma conta de quase 10 contos, o que achei muito exagerado”, visto que a cidadã costumava pagar “cerca de 6 contos e tal e raramente até 7 mil escudos e no mês passado tive problemas de água, o que me faria pagar ainda menos”. Após reclamar junto da empresa informaram-na que as taxas aumentaram e foram introduzidas novas taxas como a da iluminação pública, mas mesmo assim, a nossa entrevistada diz que “mesmo com a introdução de novas taxas o preço é excessivo” e alerta “ se houvesse outra empresa de Água e Electricidade em Cabo Verde, as coisas melhorariam”.

 

Já Jacinto Cruz diz que fazem a leitura como querem porque temos de pagar senão ficamos sem luz e água e nos dias de hoje é muito difícil viver sem esses serviços”. Jacinto partilha da mesma opinião de Cristina que “em Cabo Verde precisamos de uma empresa de Água e Electricidade para fazer concorrência à Electra” e acrescenta “cada dia estão a explorar mais os cabo-verdianos”.

 

Joana Santos já teve até de discutir com uma funcionária da ELECTRA em Monte Sossego porque “fui dizer à funcionária que a conta estava mais alta do que o normal e ela disse-me que eu tinha gasto muito e tinha de pagar a conta”. Joana pagou para que não lhe cortassem a luz. Tinha algo de errado na factura anterior porque “o mês depois a conta diminuiu”.

 

Tentamos falar com o responsável pelo Departamento de Marketing da Electra em São Vicente, mas esta não quis dar entrevista porque essa informação seria fornecida pela parte Administrativa que tem a sua sede na Ilha de Santiago. A responsável da empresa somente adiantou que houve um aumento das taxas como a introdução da Taxa da Iluminação Pública e outras taxas, mas esse aumento não é somente para alguns mas para todos os cidadãos cabo-verdianos.

 

Esse aumento serve para todos os cidadãos que mesmo descontentes têm de pagar para terem esses serviços para a sobrevivência do ser humano.

 

  1. CidadaoCV

    Com a Electra “estamos tramados”. Não há voltas a dar. Com as actuais tarifas a mensagem que a Electra está a passar é; “Não consomem electricidade e água”. Esta é a pura realidade. Regra geral é que quando um cliente consome mais o “produto” de uma Empresa, esta tende a lhe fazer descontos. Com a Electra é ao contrario. Quanto mais consumir mais severo, mais brutal, mais cruel … será a facturação. E depois reclamam de roubo de energia …

  2. Desconhecida

    Pois concordo que estamos a ser enganados pela Electra com avultadas contas no fim do mês.Outra questão que gostaria de colocar é sobre a TAXA de RTC que dissem agora é obrigatária, como é possível descontarem somente alguns clientes e outros não. Afinal se a LEI serve para uns tem que servir para todos.
    Como no meu caso tou sendo lesada nessa situação…Apelo a quem de direito que reveja esse caso sobre a TAXA de RTC…

  3. Manuel Calado

    Pra além da Comparticipação para a iluminação pública que constituiu um aumento de 1,13 escudos por kWh, a factura sofreu também um aumento de 4,5% para 15% do IVA, que incide sobre a energia facturada, o aluguer de contador, e a comparticipação para o custeio da Iluminação Pública. O IVA é entregue pela ELECTRA ao Estado. Para a a maioria dos cidadãos o custo actual do kWh está em 43,72 escudos incluindo o IVA.

  4. Tafu

    Electra e seus funcionarios são cambadas de ladrões treinados como cães ferozes.O povo deveria agora era juntar e desligar em todas as casas electricidade para ver se eles ganham assim alguma coisa,é só fazer filas na portas desses cachorros e logo de seguida eles tem de desligar na hora para eles verem que não conseguem ganhar assim aqueles filhos da p………a iriam todos ao desemprego.

  5. CANSADU DI ELECTRA

    Autentico roubo.. anos ka podi paga kulpa di kusas ki sta passa nes terra.. isso está demais.. Vamos reunir e acabar com isso de uma vez por todas..Sta bom di fika caladu.. Rua Electra e dê outro chance de fazer nobu gerencia..

  6. Mindelense

    A Electra é só palhaçaria. Para complicar, agora, quem quiser fazer contrato de electricidade, terá que esperar até um dia se Deus quiser, pois, a empresa está sem contadores, e bem como outros equipamentos necessários à ligação das residências à rede electrica. Vivemos num país de faz de contas.

  7. Silvério Marques

    O curioso é que os consumidores cabo verdiano recusam-me a associar-se á ADECO, de forma a constituirem uma força com capacidade de diálogo junto da ELECTRA e do Governo. Veja-se o caso do abaixo assinado para a eliminação da taxa para os contadores de água e energia. ASSOCIEM-SE Á ADECO E TEREMOS MAIS FORÇA.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.