Fórum para reflectir sobre “a saúde mental e pessoas idosas”

11/10/2013 00:02 - Modificado em 10/10/2013 23:04

forumMindelo recebe o XIII fórum da Associação de Promoção da Saúde Mental “A Ponte”. Tendo como tema “a saúde mental e pessoas idosas” durante dois dias (10 e 11) o assunto será debatido através de conferências, debates e apresentação de temas. Contará com delegações de várias ilhas (Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal, Santiago e Fogo) e profissionais relacionados com a área.

 

No acto central de abertura, foi realçada pelos intervenientes a necessidade de uma atenção maior aos idosos e aos doentes mentais. O Presidente directivo de “A Ponte”, Daniel Ferreira, afirmou que no envelhecimento a necessidade de uma boa saúde, principalmente, da saúde mental é “um dos grandes problemas da actualidade” principalmente das famílias. Essa ideia é defendida pelo Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, que afirma que “a saúde mental deve ser considerada a todos os níveis uma prioridade e um bem essencial para o bem-estar das pessoas, das famílias e das sociedades”.

 

A questão da saúde mental para Neves deve “constituir uma prioridade das políticas de saúde” que asseguram aos cidadãos o acesso directo e de qualidade aos serviços de saúde mental. O Presidente da República Jorge Carlos Fonseca, que presidiu o acto, relativamente à assistência em termos de saúde mental diz que “ao que tudo indica a situação é de alguma precariedade”.

 

O Presidente da República mostrou-se preocupado com os mais velhos, admitindo que o aumento do número de idosos faz com que a pressão de determinados serviços se intensifique e que as suas respostas às necessidades específicas dos idosos têm de ser incluídas nas políticas públicas. Carlos Fonseca lamenta que ainda haja pessoas idosas com perturbações mentais que ficam a deambular “sendo alvo de indiferenças”.

 

O representante da OMS em Cabo Verde, Ambrósio Disadidi, na sua mensagem apelou aos governos e às associações civis para criarem meios para ajudar no desenvolvimento de condições para a terceira idade, em iniciativas para reduzir a pobreza de forma a beneficiar esta classe de pessoas.

 

Durante o acto foi assinado um acordo de cooperação entre a CMSV e “A Ponte” tendo em vista uma parceira na problemática do tratamento dos doentes mentais.

 

  1. svmindel

    Amigos de Gusto, Sousa Santos um PAI disfarcod te fala de o que quel ca sabe, el bem es faze mafia junto na quel tac de mont cara, por iss ne PAI nem Mpd que te reclama. Dos ultrapassod, ne Portugal ses doente e vitima de chacota. O Gust se bo e verdader MPD e President tcha de tma quel dnher de exploracon de Mont Cara que bo Dr. Sousa Santos, Victor Hugo, Flor e bo adversario De Assembleia Tiene te ganha ne custa de suor de coitado que te sacrifica e endivida pa faze um TAC.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.