O general que venceu os EUA

7/10/2013 01:31 - Modificado em 7/10/2013 01:31
| Comentários fechados em O general que venceu os EUA

giapO general que derrotou os EUA no Vietname morreu na sexta-feira em Hanói Vo Nguyen Giap tinha 102 anos e é considerado um dos grandes líderes militares do século XX. Os admiradores colocam-no a par de McArthur e Rommel, mas os críticos lembram que, para expulsar os franceses da Indochina e derrotar os norte-americanos, sacrificou mais de 2,5 milhões de compatriotas.

 

Giap ganhou fama em 1954 depois de levar as tropas vietnamitas à vitória em Dien Bien Phu, batalha que ditou a expulsão da França da Indochina.

Mais de uma década volvida, Giap derrotou os EUA no Vietname. O general de confiança do presidente Ho Chi Min arquitetou em 1968 uma campanha de ataques a alvos no Vietname do Sul. A Ofensiva de Tet foi repelida com perdas esmagadoras para os vietnamitas. Mas a derrota militar tornou-se vitória de propaganda. As imagens do sacrifício humano vietnamita na TV reforçaram a oposição à guerra nos EUA e precipitaram a retirada, concretizada por Richard Nixon em 1975.

O general William Westmoreland, comandante no Vietname de 1964 a 1968, desvaloriza Giap. “Um general americano que sofresse tantas baixas não duraria três semanas”, afirmou.

Mas os admiradores frisam que Giap usava o poder da propaganda e da mobilização popular, pois, disse, “um povo mobilizado faz tudo pela liberdade”, até mesmo sacrificar a vida. O valor dessas vidas era, para Giap, quase nulo e ele explicou porquê: “Quando, a cada minuto, milhões de pessoas morrem no Mundo, o sacrifício de uns milhares, mesmo nossos compatriotas, significa pouco”.

 

 

dn.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.