Ilegal e imoral: Agentes prisionais não acataram requisição civil fantasma

3/10/2013 00:01 - Modificado em 3/10/2013 08:46

Os agentes prisionais da Cadeia de São Vicente cumpriram o segundo dia de greve. O objectivo é contestar o não cumprimento de um acordo assinado com o Ministério da Justiça onde reivindicam o pagamento de férias acumuladas, sobrecarga horária, integração de novos agentes prisionais, fardamento, transporte, implementação da nova grelha salarial e subsídios.

 

Para romper a greve dos agentes prisionais, a Direcção-Geral dos Serviços Penitenciários e Reinserção Social decidiu redigir um documento intitulado “Requisição Civil” onde ordenava aos grevistas que retomassem as suas funções. Mas a verdade é que este procedimento não é da competência da DGSPRS, pelo que competia ao Governo, cumprindo algumas formalidades previstas na lei de Requisição Civil, determinar a cessação da greve.

 

Este online esteve a conversar com alguns advogados que deram razão ao protesto do Sindicato e dos Agentes Prisionais que alegaram haver ilegalidades na acção da DGSPRS. “Cabia ao Governo, bem como ao Ministério da Justiça, que tutela os serviços prestados pelos agentes prisionais, decidir se há razões para decretar a requisição dos agentes que se encontram em greve”.

 

O NN apurou que os grevistas não acataram o comunicado que estava colocado na manhã desta quarta-feira à porta de entrada da Cadeia de São Vicente e que foi retirado por volta das 10 horas, porque tudo indica que as autoridades reconheceram o seu “erro de palmatória”. Os agentes prisionais mantêm a sua acção de luta que prosseguem nesta quinta-feira. E neste momento, o presídio está sob a tutela das Chefias e dos agentes da Polícia Nacional que apoiam na segurança e vigilância aos reclusos.

 

 

  1. sindicato ramos

    esses sindicatos são cangros do desenvolvimento de cabo verde, são uns parasitas que vivem a custo dos outros e defendem os preguicosos

  2. que gente moda bo ki nos terra sta assim, bando de ladrões, eles tem todo o direito de fazer greve para acabar com chuchadera kinhos tem nesse terra, nhos bolso cheio e di trabalhador, seco, palerma

  3. Elizabeth Araujo

    Ilegal e imoral é não ter comida, educação, saúde e outras coisas mais necessárias ao ser humano para que ele viva o dia a dia com o mínimos de dignidade. Com tantos problemas por este mundo afora, este Pais que depende da ajuda daqueles que estão a atravessar uma grande crise económica, este Pais que não tem ouro, não tem petróleo, não tem diamante, não tem recursos, que importa tudo e mais alguma coisa, ter que se submeter a irresponsabilidade de pessoas que só pensam no seu bem estar.

  4. Burrutchaga

    meu caro amigo Indicato Ramos, o senhor de certeza está muito saciado, por isso não importa com os outros. mas nesta terra , na verdade muita coisa vai mal e muito mal. Certos diretores, julgam que os serviços são seus chiqueiros, fazem e desfazem , maltratam os seus subordenados , perseguem, descriminam, em fim… A greve quando se faz, é porque algo vai mal, por isso se há um acordo, este é para ser cumprido. O estado é o maior incumpridor, e depois vem com “lero-lero”! Que façam greve sim!

  5. Vocês não tem e não devem ter a nução, que trabalho fazem os Agentes Prisionais , que rico de vida correm eles e suas famílias todos dias, por estar a trabalhar com os que não tem escrupulo de em sangue frio matar o seu marido a sua esposa e seus filhos e netos, bem como também os seus amigos, quanto lagrimas você já derramou, mas são esses Agentes que vão meter regra nesses sem regras que vocês mesmo criaram, durante muitos anos, quando os Agente reivindica alguma coisa deviam é apoiar.

  6. Porque estão sendo enganados pelo Ministério, se assinaram um acordo tinha o dever moral de os cumprir. Então quem foi o culpado da greve? Não tenho duvidas que foi o Ministério e o menino Jacob, mentiroso e muito cuidado, para não fazer mais besteiras, pq se não os Agentes vão guardar uma cela individual chamado carvunzinho só para si. Não vai dar este prazer aos Agentes? Ao vai ?Jacob incompetente, mentiroso, desde que assaltou DG não fez nada, é melhor pedir demissão e fugir,

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.