Aluno feriu colegas com tesoura durante uma briga

2/10/2013 00:04 - Modificado em 2/10/2013 00:04

liceu jorge barbosaO NN apurou que na quinta-feira, três estudantes que estudam no período da tarde na Escola Secundária Jorge Barbosa envolveram-se numa briga à porta desse estabelecimento de ensino. Um dos adolescentes sacou de uma tesoura e agrediu os colegas nas mãos que intervieram no conflito.

 

Na sequência desta situação, agentes da Polícia Nacional que trabalham no programa Escola Segura tiveram de intervir para repor a ordem. Este online soube que os indivíduos têm idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos e que a PN realizou as diligências necessárias para prestar auxílio aos feridos e desencadear uma intervenção junto das instâncias judiciais.

 

O caso está agora sob a alçada da Curadoria de Menores de São Vicente, na medida que a Polícia Nacional procedeu a uma investigação para apurar as razões que levaram os adolescente a envolverem-se numa briga e, agora, a Curadoria deverá aplicar as medidas vigentes na lei. O NN sabe que o caso é do conhecimento da direcção da ESJB que deverá dar novos contornos ao processo com a tomada de medidas internas, quando a verdade dos factos for apurada.

  1. paiatento

    Não foi nenhum policial da escola segura é que socorreu o aluno, foi policias que se encontrava a trabalhar a civil é que tomou conta do sucedido, pq a escola segura nada faz para travar os nossos filhos, eles so sabem vadear naquela carrinha

  2. cidadã

    Ó paiatento travava senhor o seu filho em casa e de certeza absoluta que não seria necessário a polícia fazer o seu trabalho e o dos pais todos que andam a delegar nas escolas e nas outras instituições aquela que deveria ser a responsabilidade primeira na educação dos filhos.

  3. Professora

    Gostaria de saber do Sr. Luis Graça se tem algum documento a dizer que a ESJB é a melhor escola do país.Também gostaria de saber com que critérios fizeram essa avaliação para poder entender isso. Será que houve alguma avaliação externa a confirmar isso? Esse é o vosso mal galardoar a escola. Seja um pouco mais humilde e deixa de falar disparates.Há tb outras escolas em São Vicente trabalhando com Mundu Novu, com novas tecnologias , com alunos tb com bolsa de mérito e fazendo excelente trabalho
    .

  4. Nelson Cardoso

    A ESJB está a incomodar muita gente. Onde não há brigas de miúdos?.
    Paciência.
    O facto de usarem armas não significa que foi ali na escola que a conseguiram e nem foi ali que aprenderam ou foram aconselhados a usar armas. Nesta escola faz-se coisas boas. Dos 17 alunos premiados na Gala Municipal, 9 eram da ESJB, para não se esquecer que a 2ª melhor média nacional é tb de ESJB.
    A responsabilidade é, deve ser partilhada, assim como casos de sucessos e de preocupação.

  5. Carlos Silva - Ralão

    Assino em baixo o comentário do meu colega Nelson Cardoso, nas escolas de Cabo Verde não existem disciplinas de como usar armas, drogas, traficar, fomentação da violência, etc…, É preciso de uma vez por todas deixar de conotar as escolas com estes atos de violência que acontecem dentro e fora e fora das escolas. Esta escola como qualquer uma de S. Vicente são boas escolas e de tudo fazem para formar e informar os alunos. A violência nas escolas não é fomentada por direções, professores ..

  6. Professor

    Tudo o que o Nelson Cardoso disse, é verdade, só esqueceu de nos dizer se essas notas correspondem ao conhecimento… por acaso sabias que já existem alunos que pedem transferências só para terem 20 valores, e lá conseguem, essas bolsas são «Made in» J.B. Un abraço Napy

  7. Carlos Silva - Ralão

    Exatamente “Sr. Professo”r, o que o Napy disse é verdade, por acaso alguns alunos que sairam da escola Jorge Barbosa foram meus também, e posso te dizer e informar que as notas foram justas e merecidas porque tinham e têm uma grande capacidade. Se merecem 20 têm 20, pelo menos eu dou 20 se o aluno merecer. SE NÃO FOR PARA AJUDAR, NÃO DEVEMOS COMPLICAR.

  8. LUIS LOPES DA GRACA

    Cara colega professora que nem sei o nome… por tudo o que ja’ se disse quer-me parecer que todas as escolas com professores e funcionarios trabalham o melhor que podem para que a tarefa de educar seja o melhor possivel com o apoio de toda a comunidade educativa. Sra professora que nao sei o nome, eu disse que a ESJB, e’ uma das melhores, nao disse que e’ a melhor do pai’s. A CMSV ja condecorou por duas vezes a ESJB e que eu saiba por enquanto e’ a u’nica avaliacao que temos…mais atencao! LLG

  9. Nelson Cardoso

    Acredito que sim, “Sr. Professor”, as notas são verdadeiras e merecidas. A não ser que sejas o único professor sério, honesto e excelente profissional desta ilha, deste país ou da tua escola. Pergunta-te a ti mesmo porque é que os 1900 ou mais alunos também estudantes da ESJB não tem 20, 15 , ou pk é que são só aqueles?? que se transferem para lá é que tem 20? Acredito na capacidade e seriedade dos meus colegas e dos professores em geral, como também na qualidade dos excelentes alunos que temos.

  10. Nelson Cardoso

    mais ainda “Sr. Professor” acompanhe os resultados das provas nacionais academicas realizadas até agora, como tambem concursos internacionais e analisa o performance dos nossos alunos.
    A ESJB, assim como as demais escolas da Ilha fazem um trabalho ´serio e meritório,

  11. Funcionário

    Todos nós sabemos que alguns professores, falsificam as notas, sabemos também que muitos filhos de professores são esses beneficiados, aliás a direcção permite que certos professores escolhem turmas onde estão os seus filhos. O resultado é que os filhos têm a melhor nota na disciplina onde Pápá ou mamã lecciona, sem contar com a persuasão por parte dos professores/Encarregados de educação aos colegas professores. Só ver o quadro de honrra, filhos de quem? A inspecção precisa actuar.

  12. Aluno

    Bem dito, Nelson Cardoso e Luís Graça, fui aluno desta escola e vosso velho aluno e confirmo que a ESJB é um dos melhores pelo menos da ilha.
    E sobre o assunto de brigas entre alunos de uma mesma escola isso acontece em todo o nosso arquipélago,isso falando de Cabo Verde, hoje em dia a “pais ” que pensam que ja que não têm pulso com os seus filos no seio familiar, daí mandam para o professor educar e quando não vêm resultados positivos procuram em quem por a culpa…

  13. SAMPADJUD

    Dpox te bem dze k LJAP eh ke escola violente hahahahahah. Pintim eh k te fca ke fama de violente!
    Sum bem compara LJAP e ESJB durante kix one kum xtuda secundario (2006-2012) bo te oia k violencia te acontece ne JB e kem te fca k mà fama eh Pintim

  14. Professora

    Oh Sr Luis Graça a Camara tb ja condecorou outras escolas aqui em São Vicente … mais atenção… Os resultados que andan cá a vangloriar não corresponde ao conhecimento, ou seja, vocês estão preocupados com a quantidade e não com a qualidade. Isso ta claro. Segundo os alunos, pedem transferêcia para essa escola porque lá os professores oferecem nota. Isso só para poder pensar que são os melhores em São Vicente. Claro que não são. Sejam humildes por favor.

  15. Stephan

    Então, comecei a ler uma notícia e ao chegar ao fim, esperava encontrar esclarecimentos, preocupações dos pais, explicações, etc. Eis que deparo com um grupo de pessoas, cada um “puxando brasa para sua sardinha”. Parem lá com isso, pois não estão na Assembleia Nacional (local de discursões ) e deixem este espaço para quem queira comentar a notícia em questão.
    Obrigado pela vossa compreensão.

  16. Nelson Cardoso

    O Sr. professor devia ter coragem e confirmar o que diz e o “Funcionário” (da ESJB????, de k lugar?) tb deveria ser mais responsável por afirmar coisas que se calhar tem medo de dizer junto de outras pessoas ou usando nome próprio.
    Alunos que estão na Universidade hoje, dentro e fora do país, muitos, telefonam à escola e aos professores para agradecer pelo que aprenderam durante os anos na ESJB, pk permite-lhes expandir mais o seu conhecimento na universidade. Olha que que são vários alunos.

  17. Nelson Cardoso

    cont.
    Muitos alunos tem esse reconhecimento para com os seus antigos professores e sua escola e hoje alguns já são quadros deste país.
    Se algo está mal, denunciem, mas com responsabilidade, para se poder corrigir e melhorar. caso contrário, respeitem as instituições e as pessoas que trabalham nesta escola, assim como os alunos, que são filhos deste país e Ilha, pk se estão magoados com algumas pessoas da ESJB não generalizem.
    bom inicio de semana a tods.

  18. Quintero

    Oh Stephan, o que significa discursões? vai aprender a escrever e deixa de ser metido a importante!

  19. Stephan

    Oh Quintero, acho que não leu todo o conteúdo dos comentários. Foram feitas acusações graves neste espaço, que põem em causa a honestidade dos funcionários e professores da ESJB.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.