Ribeira de Janela: queda de pedra com 100 toneladas leva à evacuação dos moradores da zona de Testa.

30/09/2013 00:00 - Modificado em 29/09/2013 23:34

Queda de pedrasDepois da queda de um pedregulho com cerca de 100 toneladas que destruiu uma residência na localidade de “Testa”, Ribeira de Janela, Santo Antão, várias famílias tiveram que deixar as próprias habitações. Por recomendações da Protecção Civil e da Câmara Municipal do Paul, os cidadãos foram evacuados da zona porque há o risco de desabamento de mais pedras. O que pode pôr em perigo a vida dos moradores.

 

O caso ocorreu na noite de quinta-feira quando um pedregulho desabou por cerca de 400 m passando por várias propriedades, até destruir a habitação da mãe do deputado Joselito Fonseca. A situação não terminou em tragédia porque a proprietária encontrava-se em tratamento médico em São Vicente e os netos que dormiam na casa, encontravam-se ausentes.

A Câmara Municipal do Paul enviou uma equipa de fiscalização ao local para realizar averiguações no sítio onde a pedra se desprendeu. A conclusão foi que “a pedra estaria assente sobre terra solta que, amolecida pelas chuvas caídas, não ofereceu resistência ao peso da rocha e esta caiu pela ladeira”.

A Protecção Civil assegura que a zona está em perigo, porque há outras pedras que correm o risco de desabar a qualquer momento. E com base nestas circunstâncias, a CMP tomou medidas de prevenção, de modo que os cidadãos que residem no local e na Ribeira de Janela foram evacuados para o Centro Comunitário de Pontinha de Janela. Outros foram acolhidos por familiares e vizinhos.

Com o alerta vermelho lançado às populações pelas autoridades locais, este online sabe que devido ao histórico de desabamento de pedras no Paul e no vale da Ribeira de Janela, as entidades deverão avançar com a limpeza das áreas que constituem perigo e ainda a possibilidade de fazer a contenção de pedras.

  1. Fidje terra revoltod

    Gente medem para falar 100 toneladas quem o pesou quer dizer com este primeiro ministro mintiroso agora toda gente esta a imitar lhe gressive

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.