Depois da chuva :,gastroenterites lotam Banco de Urgências

23/09/2013 00:16 - Modificado em 23/09/2013 00:16
| Comentários fechados em Depois da chuva :,gastroenterites lotam Banco de Urgências

hospital_baptista_sousa_maiorNo Hospital Baptista de Sousa há adultos e crianças a recorrerem às urgências com diarreia, vómitos e dores abdominais. Segundo as autoridades sanitárias, a falta de higiene está na base das gastroenterites. De realçar que houve o atendimento de vários cidadãos com esses sintomas, pelo que alguns tiveram de ser internados para receberem tratamento médico.

 

Depois da queda das chuvas, regista-se o aumento de casos de gastroenterites que se manifestam através de diarreia, vómitos e dores abdominais, sintomas que levam as pessoas ao banco das urgências do hospital. Este ano não fugiu à regra e, em São Vicente, está-se a registar um aumento do número de utentes que procuraram o Banco de Urgência do Hospital Baptista de Sousa.

 

A situação parece estar controlada, mas é certo que neste mês de Setembro há dias em que os serviços de Urgência recebem mais pessoas, em relação aos períodos transactos. Nos Serviços de Pediatria, segundo quanto avançou o seu director, o médico José Luís Spencer, os casos de diarreia e vómito em crianças são normais neste período após a queda das chuvas, pelo que há alguns anos que o mês de Setembro vem registando um aumento dessas ocorrências.

 

Por outro lado, o HBS tem registado um aumento de entradas de adultos no BU, sendo que a maior parte dos atendimentos nas urgências continua a ser por causa das gastroenterites. A falta de higiene está na base das gastroenterites, adianta a direcção do HBS “este problema tem muito a ver com a questão da higiene. Isto porque, a diarreia por ser uma complicação, é adquirida através da contaminação basicamente de águas e alimentos, onde bactérias, vírus, fungos e parasitas são os responsáveis pela diarreia”.

 

Para evitar as gastroenterites os médicos pedem às pessoas que sigam as recomendações dos serviços de saúde: redobrar os cuidados de higiene, lavar as mãos após usar casas de banho, cuidados com a água ingerida, com a conservação dos alimentos e hidratar no caso de diarreias e, em caso de doença, procurar os serviços do Banco de Urgência do Hospital.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.