Quem quer tâmaras a 100 escudos o litro?

20/09/2013 00:46 - Modificado em 20/09/2013 00:46

tamarasPor esta época do ano, as muitas palmeiras distribuídas pela cidade do Mindelo estão cheias de tâmaras. E já é comum ver pessoas por baixo delas a arremessar pedras para fazer com que algumas caiam para poderem comer. Mas por outro lado, a ocasião está a ser utilizada como oportunidade de negócio. Na Avenida 12 de Setembro encontrámos três amigos Carlos, Neno e Nerei de Vila Nova enquanto escalavam e cortavam os cachos das tâmaras para serem vendidos.

 

Estes amigos afirmam que a falta de trabalho obriga-os a procurar algo para fazer e ganhar, assim, algum dinheiro. “Em vez de estarmos sem fazer nada”, diz Carlos, é melhor “procurar algo de honesto para fazer para poder ter um arroz com peixe na mesa”. A preocupação destes cidadãos é simplesmente a de ter uma refeição para colocar à mesa. E acreditam que estão a fazer algo de honesto para ganharem a vida.

 

As tâmaras colhidas são vendidas um litro por cem escudos . E quando estes jovens fazem as contas, se venderem 10 litros por dia já é suficiente, “dá para passar de um dia para outro”. Já no local, o trabalho ia dando os seus frutos com algumas pessoas a comprar, enquanto que outras iam pedindo por uns grãos para experimentarem.

 

Esta é uma actividade que já costuma ser feita devido à abundância de tâmaras que crescem durante esta época do ano. Mas o trabalho por si só pode constituir um perigo. Com apenas uma corda, um deles sobe nas altas palmeiras com uma serra para cortar os cachos. “Temos de ter muito cuidado com a nossa segurança e é tudo”, diz Nerei desdramatizando o perigo que pode constituir subir nas altas palmeiras. Carlos já se feriu várias vezes mas não se preocupa dizendo que muitas vezes tem-se que fazer sacrifícios para se ganhar a vida.

  1. Malaguitinha

    Duas perguntas se impôem: Essa colheita é autorizada pela Câmara? Feita por populares é uma colheita legal?

  2. agricultor

    Malaguetinha, penso que há uma outra pergunta que não quer calar. será que são mesmo PALMEIRAS cheias de TAMARAS ??????

  3. Tamareirassssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.