Captura do pepino-do-mar: Depois de uma morte e paralisias a DGP prepara legalização

6/09/2013 13:35 - Modificado em 6/09/2013 13:35

pepino do mar6Em Outubro de 2012, após a morte de um pescador da localidade de São Pedro, São Vicente, em declarações ao NotíciasdoNorte, o Director-Geral das Pescas disse que a captura do pepino-do-mar estava proibida. Por sua vez, moradores de São Pedro acusaram a DGP de nada fazer para impedir mais mortes e incapacitados durante a captura desse molusco. Mas, ao que parece, as autoridades deixaram de assobiar para o lado e, agora, estudam a possibilidade de regulamentar a pesca do pepino-do-mar.

 

No mês de Outubro, a aldeia piscatória de São Pedro chorava a morte de Evaristo Silva de 28 anos que perdeu a vida na sequência de um mergulho para apanhar o pepino-do-mar na zona sul do Ilhéu dos Pássaros. Por outro lado, pescadores/mergulhadores dessa localidade sofreram paralisias no corpo depois de efectuarem mergulhos durante a apanha desse molusco nessa mesma região.

 

Com esta situação, os moradores de São Pedro clamaram por uma intervenção rápida da Direcção-Geral das Pescas porque apesar de ser uma actividade rentável que se transformou no ganha-pão de várias famílias, a cada mergulho a aldeia registava histórias de vida que não se apagam da memória com o passar dos tempos.

 

Os moradores de São Pedro acusaram a DGP de nada fazer para impedir mais mortes e incapacitados. E o director-geral das pescas, Juvino Vieira em declarações ao NN lamentou a morte de Evaristo e os casos de incapacidade, pelo que defendeu a proibição por parte da DGP dessa actividade porque a forma como estava a ser feita não oferecia condições de segurança para os envolvidos.

 

Juvino Vieira esclareceu “se ficar demonstrado que a apanha do pepino-do-mar é uma oportunidade de negócio, vamos regulamentar e criar condições para que os pescadores possam exercer essa actividade em segurança“.

 

Garantiu que a DGP estava a trabalhar para encontrar as melhores soluções. E volvido cerca de um ano, o NotíciasdoNorte sabe que a Direcção-Geral das Pescas está a criar condições para legalizar a apanha do pepino-do-mar. Neste sentido, neste mês de Setembro vai-se reunir o Conselho Nacional das Pescas e a extracção e exportação desse molusco vai estar na agenda dos trabalhos, na medida que a DGP pretende legalizar a sua captura até finais de 2013.

  1. Chantal Conand

    I would like to understand ! this seems a bad story …Very important that the science goes on !

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.