Mindelact 2013: o Teatro do Mundo vem a Mindelo fazer teatro

3/09/2013 02:35 - Modificado em 3/09/2013 02:35
| Comentários fechados em Mindelact 2013: o Teatro do Mundo vem a Mindelo fazer teatro

mindelact 2013A 19ª edição do festival Mindelact 2013 vai decorrer de 5 a 14 de Setembro com um leque de 35 espectáculos para os dez dias. Neste evento teatral haverá a participação de grupos de artistas dos quatro continentes. Este ano, o festival contará com a parceria do Ministério da Cultura que homenageará a Companhia de Teatro de Macau, PointViewArt, contando com o alto patrocínio da Presidência da República.

 

Segundo o presidente do Mindelact, João Branco, este certame teatral é considerado um dos maiores da África Lusófona e Ocidental e revela-se satisfeito com este projecto.

 

“Temos conseguido realizar este evento que é considerado um dos melhores eventos teatrais de África. Estou satisfeito com as expectativas para estes dez dias. Estamos felizes por poder homenagear uma das melhores companhias de teatro do mundo, o PointViewArt, que é de Macau”.

 

João Branco explica que nestes dez dias de teatro haverá cinco companhias nacionais que subirão ao palco principal no Auditório do Centro Cultural do Mindelo.

 

Nesta edição, este festival terá estreias absolutas, destacando-se a peça “Adão e Eva“ da Companhia Sikinada da Cidade da Praia com o texto original escrito pelo Ministro da Cultura Mário Lúcio Sousa.

 

A peça “Tempêstad“ também consta do leque das grandes estreias na programação de 2013 e é uma co-produção do Grupo do Centro Cultural do Mindelo e do CraqOtchod.

 

Do Fogo subirá ao palco CCM, o grupo de teatro Sem-Nexo que apresentará a peça “Dissimulações Obscênicas“ de Shakpears fechando assim o quadro de estreias desta edição para este ano.

 

Ainda de acordo com Branco, este ano o ponto alto do evento que conta com a parceria do Ministério da Cultura, será a realização do 1º Encontro Internacional dos Programadores das Artes Cénicas, no dia 9, que terá a participação de países como Portugal, Brasil, Itália, Espanha e Angola. Deste projecto, os agentes teatrais nacionais terão a oportunidade de fazer intercâmbios com o objectivo único de internacionalizar o teatro cabo-verdiano.

 

Deste encontro, haverá um conjunto de agentes de teatro com programadores nacionais e produtores teatrais de países que são referência nesta área.

 

Do programa consta ainda o festival off, teatro de periferia que vai acontecer na Ribeira de Craquinha e na cadeia Central da Ribeirinha bem como demonstrações de teatro de rua entre outros.

 

Na programação também está prevista teatrolândia, performance de acções de formação de oficina prática de cenografia, escrita criativa e ciclo internacional de Contadores de história que tem tido presença habitual ao longo destes 19 anos do Mindelact.

 

 

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.