Porquê a Policia de Trânsito não assinalou que havia um carro imobilizado na via?

1/06/2012 03:28 - Modificado em 1/06/2012 03:28

A imobilização de um camião na estrada do São Pedro culminou na morte de um jovem militar. O proprietário do pesado cometeu uma violação grave do Código de Estrada, mas como a PN foi accionada na tarde desta quarta-feira, por falta de meios de remoção não foi possível retirar o camião da via. Mas o pior aconteceu nessa noite, uma Toyota Hiace embateu nas traseiras do camião e um dos ocupantes acabou por perdeu a vida nesse acidente.

 

O NN apurou que a Polícia Nacional já identificou o proprietário do camião que se encontrava estacionado na estrada do São Pedro. O pesado sofreu uma avaria no motor e o dono abandonou-o nas imediações da entrada para o Parque Eólico. Mas na noite desta quarta-feira, uma viatura da Delegacia de Saúde embateu nas traseiras do camião. O condutor, João Fortes sofreu alguns ferimentos, enquanto um jovem que vinha a boleia faleceu no local.

A secção de trânsito PN foi accionada pelo comandante dos Bombeiros que havia um camião imobilizado na estrada do São Pedro. Segundo o chefe da secção de trânsito “ na tarde da quarta-feira recebemos essa informação e fizemos deslocar um agente que constatou essa situação. Não fizemos a remoção por falta de meios apropriados, já que tal era preciso auxílio de uma empresa particular. Porém não foi possível fazer o serviço devido a hora da constatação”. A pergunta que se coloca é porque a Policia de Trânsito não assinalou que le havia um carro imobilizado na via ?

Questionado sobre o procedimento do proprietário do camião que não colocou-o para fora da faixa de rodagem, o responsável pelo trânsito respondeu que “ele cometeu uma infracção grave do Código de Estrada, ao não fazer a sinalização do veículo que ficou imobilizado na via. Por isso após a realização do inquérito serão aplicados as sanções, cabendo as instâncias judiciais decidir se o seu acto se traduz em negligência ou não”.

 

Inquérito

Por outro lado a Polícia Nacional irá abrir um inquérito para apurar as causas que culminaram no acidente, para depois tomar as medidas legitimadas pela lei e pelo Código de Estrada. Mas que caberá ao Ministério Público realizar as diligências para ver se houve negligência de alguma das partes envolvidas na ocorrência.

Quanto ao local do embate, o chefe da secção de trânsito afirma que a estrada tem boa visibilidade, apesar da iluminação deficiente e que a imobilização do camião na faixa de rodagem constituiu um obstáculo a circulação de outros veículos. De modo que estes poderão ser factores determinantes, mas que por ora deverá esperar pela conclusão do inquérito para esclarecer o acidente.

 

  1. F S

    Então em Cabo Verde não é obrigatório o triângulo de pré sinalização de perigo quando a viatura se encontra imobilizada na via pública ?

  2. Cabs

    Muitos culpados e uma só vítima. Lista de Culpados: 1 – Dono da Carro Abandonado; 2 – Polícia; 3 – O Condutor que embateu (Tem a sua parte de culpa. Pela violência do embate, vê-se logo que está em excesso. Ele vinha do Aeroporto, isto quer dizer que quando tinha passado antes, já deveria ter visto o camião parado, visto que já tinha “varios” dias ali. Visto bem o principal culpado é o condutor da Delegacia de Saúde, uma vez que ele deveria tomar todas as precauções. Se fosse mar que estava ali..

  3. Kon Fu Se

    Estrada com boa visibilidade sim. mas camião sem qualquer reflector ou sinalização de obstáculo NÃO. E por azar o camião ficou imobilizado precisamente na parte em que a iluminação pública encontra-se desligada há já algum tempo. O condutor do camião nem deu a trabalho de estacionar na berma da estrada. Posso vos garantir que era praticamente IMPOSSÍVEL ver o camião. A PN deve assumir as suas responsabilidades e dar a mão à palmatória! Negligência e falta de profissionalismo meus senhores!

  4. Fernando Delgado

    Infelizmente camiões e outros ocupam as vias em S.Vicente como se nada fosse.
    Remos zonas, como no Monte , na Rua do Matadouro Velho onde um senhor parque os seus camiões nesta rua limitando a visibilidade e limitando a circulação.Como é que pesados podem ser parqueados na porta das moradias dos donos.

  5. Djê Guebara

    A culpa sera ortorgada ao departamento da policia de transito por deixar o veiculo em a estrada.

  6. Hernani D. Lima

    Não façam juízes de valores porque o caso ainda está sob investigação, é tipico do cabo-verdeano imputar a culpa em quem aparecer pela frente.

  7. CidadaoCV

    Está claro que houve desleixo da polícia. Em são vicente temos pelo menos duas empresas que fazem o serviço de remoção de veículos acidentados, á qualquer hora dia. E a polícia sabe. Quanto a não sinalização, está também claro mais uma vez que houve desleixo da polícia.

  8. artur ramos

    Oh Cabs, voce não deve ser condutor. 90 Km/hora é o limite de velocidade para aquela estrada e já é suficiente para causar estragos iguais ou piores. Eu vivi aquela experiencia uma hora antes e foi terrivel só que tive mais sortee consegui safar. Só há dois culpados o condutor do camião e as autoridades.

  9. Alto S. Nicolau

    Ha um camião estacionado ha meses no Alto S. Nicolau na zona da ex Farmcia Alto S. Nicolau q nem refletor tem. O camiao tem a caixa de ferro e constitui perigo ou acidente semelhante.

  10. ze-lima

    Em Cabo Verde é assim que as coisas funcionam: Quem aindase esqueceu da Jovem que morreu recentemente na estrada da Palmeira, quando um condutor que a transportava embateu fortemente num camiao estacionado dentro da via tambem poravaria. Coitado é de quem perdeu a Vida e para familiares. Ja é hora de cumprir e fazer compriri a lei.

  11. manuela

    Independentemente de tudo a policia tem muita culpa nesse acidente,segundo o mesmo disse enviou um agente ao local,mas nao derem ao trabalho de sinalizar o local.A zona e escura,so se dava pelo camiao,ja em cima dele mesmo.Vamos aguardar para ver no que isso vai dar.Lamenta-se pela vitima e pelo filho que deixou sem amparo.

  12. MLS

    Oh Cabs por acaso quando o condutor subiu pareceu-lhe que o camião estava avariado?? Tinha alguma sinalização a mostrar isso????
    Os policias de transito deveriam ter accionado uma das empresas de remoção para retirar o camião e depois imputar as despesas ao dono do pesado.
    Aquela estrada é uma via rápida por isso não deve ter obstaculos sem sinalização.
    O culpado é o dono do pesado e os negligentes foram os policias.

  13. aaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    aaaaaaaaaaaaaa

  14. Djay

    O dono do camião e a nossa “policia de transito” todos tem responsabilidade, a nossa policia de transito só serve para passar multas a cidadãos que trabalham.. 10.000$00 cada multa só por não ter imposto de circulação ou manifesto… então… se num final de semana passam cerca de 10 multas, e sendo 1 h de grua no máximo 20.000$00…. viram já como o problema estava solucionado… perguntem aos senhores de transito que adoram passar multas porque não fizeram o seu trabalho….

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.