Guarda Costeira realiza treinos com a Marinha Brasileira

28/08/2013 00:09 - Modificado em 27/08/2013 23:29
| Comentários fechados em Guarda Costeira realiza treinos com a Marinha Brasileira

Guarda CosteiraA ilha de São Vicente recebeu um exercício militar que envolveu a Guarda Costeira de Cabo Verde e a Marinha Brasileira. O navio Guardião das Forças Armadas de Cabo Verde e o navio patrulha Araguarí do Brasil, bem como cerca de 30 militares, participaram no exercício que pretendia reforçar as capacidades técnicas dos efectivos da Guarda Costeira que cooperaram em actividades no mar e em terra.

Em declarações à RCV, o 1º Tenente e Imediato do navio Guardião, Kabi Baptista, assegurou que as actividades contemplaram a abordagem, a simulação de avaria e o combate a incêndio. E que exercícios dessa natureza decorrem sempre que navios militares de outras nacionalidades aportam nas águas nacionais e que, de certo modo, para as Forças Armadas de Cabo Verde constitui uma oportunidade para a troca de experiências.

“Esses exercícios permitem melhorar os nossos procedimentos internos e fazermos as alterações ou adequações que acharmos necessários e que se adaptam aos navios da Guarda Costeira. E nós tentamos sempre aproveitar a presença de navios militares nas águas de Cabo Verde para que hajam actividades conjuntas. Esta foi mais uma oportunidade para melhorar os procedimentos, tendo em conta que a nossa GC é uma instituição nova, pelo que estamos a caminhar na criação da nossa doutrina” explica Kabi Baptista.

De realçar que as actividades decorreram no navio Guardião adquirido há dois anos pelo Governo e que segundo o seu Imediato Kabi Baptista, tem melhorado a capacidade de resposta da Guarda Costeira.

“No que respeita às operações de fiscalização no alto mar, o Guardião trouxe mudanças, porque hoje temos outra capacidade de permanência nas águas de Cabo Verde. E a adaptação tem sido excelente porque acabou por levar à criação de procedimentos que são necessários para que se possa operar num navio dessa envergadura nas melhores condições” conclui o Imediato.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.