Acidente de viação provoca um morto na estrada de S.Pedro

31/05/2012 08:56 - Modificado em 31/05/2012 11:18

A estrada de São Pedro registou um acidente de viação que culminou na morte de um jovem militar. Gitomiro Lopes Dias, de 21 anos, faleceu no local devido um politraumatismo grave no crânio, entre outras lesões. A vítima seguia numa viatura Toyota Hilux da Delegacia de Saúde de São Vicente que embateu num camião Bedford, que estava estacionado no meio da estrada.

Gitomiro Lopes Dias faleceu na noite desta quarta-feira, por volta das 21h30min, na estrada do São Pedro. O jovem de 21 anos, conhecido por Gitó era natural da cidade do Porto Novo, Santo Antão, e cumpria serviço militar no Centro de Instrução Militar Zeca Santos.

O NN apurou que a vítima deslocou-se a aldeia piscatória do São Pedro para visitar a namorada e um bebé com cerca de três meses. No regresso para a cidade apanhou uma boleia  numa viatura Toyota Hilux da Delegacia de Saúde de São Vicente. Porém no percurso para a cidade o veículo colidiu na parte traseira de um camião de marca Bedford, que estava imobilizado na via.

De acordo com informações colhidas na Polícia Nacional o camião estava desde da terça-feira estacionada nessa estrada. Em relação aos acidentados, o condutor da viatura foi transportado ao Hospital Baptista Sousa. Segundo informações médicas foi encaminhado para o Bloco Operatório, em estado consciente, com lesões no corpo, um ferimento na face e lesões cervicais.

Gitomiro Dias não resistiu aos ferimentos e sucumbiu no local. A causa principal da sua morte deve-se a um traumatismo craniano encefálico provocado por politraumatismos graves no crânio. Mas segundo a médica que efectuou a autópsia, o jovem também sofreu fracturas na face, nas duas clavículas, no úmero direito, nas costelas, fractura exposta no cotovelo direito e múltiplas lesões no corpo.

O NN falou com o Comandante do Centro Militar Zeca Santos, que afirmou que a vítima se encontrava num período de dispensa diária para depois regressar a instituição. Gitomiro pertencia a 1ª Incorporação de 2011 e que iria terminar  o serviço militar no próximo domingo, 3 Junho, após o juramento dos soldados da 1ª Incorporação de 2012.

  1. aladir da luz

    A culpa é do camião se se encontrava imobilizado na estrada e não tinha nenhum sinal que indicava essa imobilização ( triângulo ) e o local é escuro devido a falta de iluminação.

    Agora quero ver quem vai assumir as responsabilidades, e um via mto rapida onde ja vi carros a circular acima dos 180 km\ h.

  2. PJota

    Que pena………

  3. ITAULIVO OLIVEIRA PN

    MUITO TRISTE QUANDO UM MILTAR PERDE A VIDA, PRINCIPAMENTE PORQUE ESTA QUASE A TERMINAR COM SA SUAS OBRIGAÇÕES MILITAR. A FAMILIA , AO COMANDO DA 1ª REGIÃO MILITAR E AO MINISTERIO DA DEFASA NACIONAL AS MINHAS CONDULENÇAS PELA PERDA DE GITOMIRO LOPES

  4. ITAULIVO OLIVEIRA PN

    A FAMILIA, COMANDO MILITAR E AO MINISTÉRIO DE DEFESA NACIONAL OS MINHAS CONDULENCIAS PELA PERDA IRREPARAVEL DO SOLDADO GITOMIRO DIAS.

  5. Paulo Gomes

    Deve-se apurar as responsabilidades.
    Quem não está a executar os seus trabalhos com respeito, dignidade e responsabilidade deve ser punido porque este foi um acidente que poderia ter sido evitado perfeitamento, se não fosse por desleicho no cumprimentos das obrigações das instituições.

  6. sandro

    impressionante, dois dia kel korre là parod na mei de estrada ,policia foi txmod ,entre outros entitadedes ninguem ka faze nada,kel kundutor ninguem ka konsigui lokaliza-l,ma konvenhamos pessoal,kel kore kmanera kel tava là era um perigo eminente e pergunta kum ta txa é porke ke ninguem ka tral da là.foi preciso morre um pessoa pes tral da là agora.
    onteonte nha kolega traboi (aeroport)tma um boleia e se ka fosse ele a alerta kondutor sobre kel korre es tava embate na el e talvez aoje um tava li ta txora um amigo.No precisa de tem mais kultura de segurança na kabo verde urgente.

  7. joão pedro morais go

    Não há responsabilidades para o filho da.. que deixou o camião na via?

  8. delgado francisco

    ha familha ilutada de jovem com eu as minhas sintidas condulencas e que tenha muita corajem e as condotores do nosso pais que tenha mas prodencas nas estradas do nosso pais quem vai devagar chega quem vai ha preca sempre encontra opstaco concenta-se e ajuda aus mas jovens condotor

  9. Alcindo Amado

    Mais uma vez a policia nacional esteve a dormir. Ao contrário de estarem por aqui com oculos escuros a passear em grupo na rua de lisboa sem muito que fazer, deviam, com o devido respeito, tomar conhecimento e resolver problemas como o caso que originou a morte de um jovem. Em São Vicente, as pessoas fazem o que querem, e ninguém vê policias, as pessoas mijam e cacam nas ruas, fazem barulho, sobem os carros em cima da praça nova, e nem sinal de policias, nem bac nem bic, só merdabic.

  10. raivaaaaaaaaaaaaaaa

    se fosse para passar uma multa por falta de inspeção tinhamos dez policias na estrada a fazer blitz para uma empresa privada engordar.Há um agente que anda numa motorizada e que está no aeroporto diariamente, não viu o carro no meio da via? Ou só vê quando é para multar? Essa morte fica por conta da POLICIA DE TRANSITO E DO ENERGUME QUE ESTACIONOU O VEICULO NO MEIO DA VIA| Descance em paz soldado!

  11. Domingos Rodrigues,

    Srs, cuidado com tais afirmação, o jovem já tá ser descansado em paz, que deus lhe dá um descanso nem muito frio nem muito quente, agora juizar o culpado é bastante complexa quando vocés não entendo da materia, vocés são anafabetos rodoviária, por isso muita cautel, ou seja: não existe vias rápidas, existe sim condutores que querem fazer um carro andar rápido, o camião ainda bem estava estacionado, como é possível um camião estacionado provocaria um acidente se é um condutor que faz um carro..

  12. Domingos Rodrigues,

    E agora, mais um Jovem perdido a vida, por causa da necligéncia do condutor,distração, excesso velocidade, auforia, álcool,droga, stress ,fadiga, cansaço ingnoráncia ao código da estrada, desrespeito pela sinalização, ultrapassagem mal feita, exibição da grandeza da viatura tud isso leva á várias familias a ficar na pobreza, tanto para quem que fica lesionado, paraplégico ou morte e ainda perda da propriedade danificada devido ao mau prestação dos condutores, viva CAP, para o bom reciclagem.

  13. amigos

    minhas sentidas condulencias a familia e as forças armadas de c.v e certo que foi um erro enorme das entidades. devemos arcar comas nossas rsponsabilidades. o proprietario do carro e o condutor deviam era conduzir carrinhas no minimercados sabem muito bem que tinha que assinalar o local.
    todos os condutores não pensam que isso acontessa somente aos outros por isso devemos faser a nossa parte. cuidemos da nossa vida e a dos outros.

  14. anicio Tavares

    É triste saber que um jovem perde a vida por negligência de um condutor que abandonar uma viatura pesada (camião) na estrada fora de localidades e da Policia Nacional que não podemos contar com ela, também circulem em viatura com mau aspecto de que não passam de certeza na inspecção automóvel e outros em viaturas novas do estilosos como atores nos filmes. Minhas condolências aos familiares.

  15. joao Pina

    Primeiro, o camião não se encontrava no meio da via como disse o articulista. Mas sim na nerrma da estrada. No entanto reconhece que podia estar fora da via. Segundo,não deve atribuir culpa a policia. Quantas viaturas passaram por esta via desde de terça feira,que segundo dizem o camãio encontrava ali. Quem comunicou à Policia? Qua é opapel do cidadão comum.? e Outras autoridades. Deixam de palermices e todos responsabilizamos pelos erros.

  16. Fatinha

    Muito triste mesmo ver um jovem morrer assim :Sentimentos de pesar a toda familia nesse momento de grande dor e perda… que descanse em paz Gitomir Lopes Dias (Gito)A morte te interrompeu a vida, mas continuarás sempre entre nós.R.I.P

  17. Mila Fortes

    primeiro as minhas sentidas condulencias a familia do jovem militar e a corporação.sou filha do condutor e queria mostrar a minha indignaçao pelo trabalho mal feito da policia de s.vicente e que por um acaso o meu pai nao morreu mas podia ter morrido ou outras pessoas inocentes que podiam perder a vida pela incompetencia da policia e do individuo que estacionou o carro ali.

  18. anilton livramento

    policia e o dono do carro imobilizado são os culpados desse acidente.

  19. Adélsia Monteiro

    é dificil acredita mas enfim diante des factos restam pdi deus pa dob um descanso eterno!!! k kes boas recordações k un tem d nos época d liceu t vive pa smp ne nhe memória!!! sinto muito

  20. jackson

    Para além do irresponsável que deixou o camião no meio da estrada, a polícia também tem a sua cota parte de responsabilidade neste trágico acidente com perda de vida humana. Digo isso porque segundo consta, estes souberam da infracção, mas nada fizeram para remover o camião da via. INDIGNADO

  21. Que deus dé um descanso em paz ao nosso querido amigo.
    Mas como o nosso amigo Alcindo referiu ao sono dos policiais referente aos disturbios provocados pelos jovens, queria alertar ao nosso amigo que a culpa é do governo que está deixando o pais fazer espelho ao que tem acontecido em Portugal.
    meu amigo enfim esses disturbios vem pela falta de tarefa aos nossos queridos jovens caboverdianos .
    A policia hoje faz um grande trabalho pela sociedade que é minoria e o governo faz pouca coisa para c.v.

  22. humberto fortes

    comentar para quê a muito tempo essas coisas tem vindo a acontecer e ninguem toma uma actitude desde que não rende nada para “ALGUNS” essas problemas não existem se é para haver um culpado,fazemos como na linguagem culpem o ” PAPA” não pensem que isso vai deixar de acontecer porque pensar assim é um erro. A FAMILIA ENLUTADA AS MAIS SENTIDAS CONDOLÊNCIAS.

  23. saovicentino

    Em primeiro lugar, as minhas mais sentidas condolências a familia da vítima, as FA de CV, e uma palavra de consolo ao condutor e a sua família com votos de uma breve recuperaçäo. Entendo que neste momento de dor, por vezes alguma ou outra pessoa tenha algum desabafo menos sensato. Mas SENHOR ALCINDO AMADO, a analisar pelo seu comentário, eu que segui com muita atençäo o chumbo da sua candidatura, e para ser franco, fiquei triste uma vez que seria mais uma alternativa, cheguei a conclusäo que,

  24. saovicentino

    (continuaçäo) legal ou näo, foi um grande favor que fizeram ao povo de Säo Vicente. Talvez esteja frustrado, mas acredite que näo é a forma mais correta de emitir uma opiniäo, para uma pessoa que que pretendia conduzir os destinos do povo desta ilha. Deveria moderar ao falar da policia, pois a policia ja deu provas de muito trabalho feito nesta ilha e so nao tem mais resultados, porque a classe politica, da qual o senhor faz parte, näo tem vontade politica para criar condiçoes humanas

  25. saovicentino

    e materiais para dar uma resposta mais satisfatoria à sociedade. Acredite senhor Amado, que apesar de todas as dificuldades, a Policia continuara a dar o seu melhor em prol da sociedade e näo é um comentário mediocre que a desmoronará. Vi que muitos comentaristas apontam o dedo ao camiäo. Se näo estivesse lá näo haveria acidente. Mas pergunto: NEssa estrada já ouve näo sei quantos acidentes com vitimas mortais, envolvendo uma única viatura. E nesses casos a culpa foi de quem????

  26. saovicentino

    Com camiäo ou näo, a culpa é do CONDUTOR. Analisem o estado em que ficou a viatura. Dá para ver que esta deslocava a alta Velocidade, com certeza muito acima do regulamentado. E mais, um condutor, numa estrada daquela onde näo há curvas de pouca visibilidade, e näo vê um CAMIÄO estacionado na estrada, ainda que mal estacionado,a tempo de evitar um acidente, ou näo tem habilidade suficiente para conduzir, ou padesse de alguma deficiência visual, ou estava bêbado, ou ainda, o que mais me parece

  27. saovicentino

    (continuaçäo) sensato é que estava a grande velocidade, mesmo vendo o camiäo, näo pode evitar o embate. Que näo venham culpar a Policia. Mas também, ainda bem que existe a policia para servir de bode expiatório de tudo o que de mal acontece. Analizem as questöes com sereiedade, sem sentimentalismos. ACIDENTE NUMA ESTRADA COMO A DE SÄO PEDRO; EXCEPTO FALHA MECANICA, SÓ MESMO FALHA DO CONDUTOR!!!

  28. Arlndo Andrade

    Nestes ultimos dias houve uma campanha Policial de aplicaçao de multa aos veiculos sem inspençao, alegando a tal postura pensando na segurança dos utentes, muito bem. Depois desse acidente, que poderia ser evitado, pergunto onde se encontrava esses defensores de segurança (P.Transito). Talvez na avenida marginal aplicando mais multas e enchendo o bolso aos donos do itac (Sr Manel I. e amigos). A familia deste jovem pai deveria ser indemenizada pela inegligencia do D. do camião e da Policia.

  29. Resposta ao joão Pin

    Não diga aquilo que não sabe. Por acaso foi ao local do acidente para dizer que a viatura não se encontrava na faixa de rodagem?
    Não foi pois não. eu estive la. Vi como as coisas correram.
    O camião estava mal estacionado, sem sionalização. O condutor precisa ser responsabilizado sim.
    Claro que, e isso é conjetura minha, a viatura acidentada vinha em excesso de velocidade e ou o condutor distraiu-se em conversa, ou adormeceu por instantes, acordando tardiamente ou ainda uma viatura em sentido

  30. Resposta ao joão Pin

    em sentido contrário terá incandeado o condutor.

  31. kinara

    descanca em paz nhe prime…. deus ta dobe um descanco em paz gito… e triste!

  32. Joao

    so tem cor a transita ha 180 hora é inegligencia d´ses parte porquena estrada se nao me engana tem um sinal de velocidade maxima de 90 kilometros hora foi enegligente o condutor que nao colocou um refletor como manda as regras e tambem não creio que o condutor do veiculo branco estava menos dos 90 kh mas aconteceu e agora?

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.