Boa Vista: Forças Armadas confirmam excessos dos militares durante o tumulto com a população

26/08/2013 00:00 - Modificado em 26/08/2013 00:30

forças armadasO Comando da IIª Região Militar, no Sal que tutela os militares que estão na ilha de Boa Vista no âmbito do projecto de protecção das praias de nidificação de tartarugas marinhas anunciou que foi concluído o inquérito que averiguava os factos ocorridos na praia de Porto Ferreira. O Major, Carlos Monteiro da IIª Região Militar assume que houve excessos por parte de três soldados, por isso os mecanismos disciplinares serão accionados para punir os infractores.

 

Em declarações à RCV, o Major Carlos Monteiro afirmou que “o processo está concluído em parte, e chegamos a conclusão que houve excesso por parte dos nossos militares que fizeram dois disparos de salva na praia de Porto Ferreira. Adianto que os três militares serão encaminhados de imediato para a IIª RM, onde lhes vão ser instaurado um processo disciplinar”.

O comandante da II Região Militar avança que o processo disciplinar deverá ser concluído com a aplicação de uma punição. O Major Carlos Monteiro esclarece que os militares não serão presentes ao Tribunal Militar uma vez que não se registou vítimas, nem agressões físicas.

“Tiveram uma atitude incorrecta ao realizar disparos de munições no meio de crianças e jovens que estavam acompanhados de adultos, e isso está no âmbito do regulamento de disciplina militar. Portanto não dá direito a intervenção do Tribunal Militar, mas sim a aplicação de mecanismos disciplinares” conclui o comandante da II RM.

 

  1. Mário Dias

    O defunto militar de carreira e Presidente do Burkina Faso Capitão Thomas Sankara dizia:«Um militar sem formação Patriótico é um criminoso em ascendência »igual a aqueles palhaços ali.

  2. José F Lopes

    Alguns amigos reagiram bem. Se fosse na Europa EUA ou em qualquer país civilizado estas imagens estariam nos Headlines. Somente NN noticiou isso. As reacções não foram tão numerosas mas temos aqui um caso que merece indignação e um questionamento. Se militares em paisana podem sair com armas e amedrontar cidadãos, há qualquer coisa que não é normal no país e o Estado Maior das Forças Armadas tem que justificar estes desacatos. Ou são indisciplina ou é bandalheira no seu seio. Pois, pode haver policias em paisana em missão especial mas não militares a fazer policiamento. Portanto muito cuidado com estes precedentes e procedimentos. Notícias do Norte NN está de parabéns por divulgar esta notícia (que ficou em silencio nos restantes médias , balckout), o que obrigou o comando das forças armadas a reagir e a condenar a acção dos militares.

  3. Mário Dias

    Como eu disse o que o melhor militar e Presidente Africano de todos os tempos Thomas Sankara disse o meu comentário não saiu,mas tentarei novamente.
    Um militar sem formação patriótico,armado é um criminoso em ascendência.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.