Escola da Praça Nova vai ganhar nova vida

16/08/2013 04:54 - Modificado em 16/08/2013 04:54

Escola de Praça Nova_Depois de viver dias de penúria, a Escola da Praça Nova, na ilha de São Vicente, vai ser reabilitada. Os estudantes e os cidadãos que prestam serviço nesse estabelecimento de ensino vêem uma luz acender-se ao fundo do túnel, na medida que o Ministério da Educação deu garantias que vai executar um projecto de recuperação daquela que é uma das mais antigas escolas da ilha de São Vicente.

 

Construída no período colonial, a Escola da Praça Nova na cidade do Mindelo foi tida como um espaço emblemático, por se situar na zona burguesa do Mindelo. Porém, nos últimos anos, a história mudou de figura porque a escola passou a ter alguns problemas como a degradação dos espaços, problemas de salubridade e há equipamentos que carecem de substituição.

 

O NN apurou que depois do alerta feito pela direcção, professores e pais das crianças que estudam na Escola da Praça Nova e que pediam uma intervenção urgente no espaço, o Ministério da Educação reconheceu essa preocupação e traçou como desafio a recuperação desse estabelecimento de ensino.

 

Devido aos trabalhos de reabilitação, os alunos e o pessoal de serviço serão transferidos de forma temporária para a Escola António Aurélio Gonçalves. O Ministério da Educação assegura que a escola de Monte Sossego e o Jovino Santos na localidade da Ribeirinha também serão contempladas com obras de intervenção.

  1. Dje Guebara

    Hai que belas recordações que me enchem de grandes memòrias dos meus tempos escolares da minha querida escola que cujo nome foi Escola Central João Belo de tantas boas professoras tais como Menina Celeste Pereira, Dona Ana Maria foi ali que terminei os meus anos escolares que graduei de quarta classe.Por favor que não deixa arruinar a minha querida escola porque è um patrimònio nacional.Desde da Florida:Dje Guebara.

  2. Aguinaldo F. Nobre

    Lembrei-me com muitas saudades do tempo que estudei aí. Professora Dona Tanha.
    Parabéns.

  3. Dje Guebara

    Minha Escola minha amada foi a escola em que estudei por vàrios anos e donde terminei os meus anos de estudos depois de graduar de quarta classe.Recordações imensas da minha escola porque nunca foi de clase burguesa como mencionaram no repertòrio,porque eu foi filho de uma empregada domèstica e estudei ali com vàrios alunos de a clase pobre de Maderalzinho e de Tchã d’Alecrim.Saudades das minhas professoras tais como Menina Celeste Pereira, Dona Ana Maria,Senhor Pinheiro>

  4. Mindelen. preocupado

    Sempre que oiço falar de obras de reabilitação nas Escolas do Ensino Básico de São Vicente, fico a pensar em duas escolas: Escola da Praça Nova, a minha primeira escola e a Escola Padre Cristiano, que, de alguns anos para cá, adoptei como minha.
    Ao ver esta notícia, queria aproveitar para mostrar a minha satisfação por esta decisão mas ao mesmo tempo, para mostrar o meu descontentamento por deixarem aquele património cair aos pedaços.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.