Navio TerryTres vai ser retirado de Santa Luzia

14/08/2013 00:49 - Modificado em 14/08/2013 00:49
| Comentários fechados em Navio TerryTres vai ser retirado de Santa Luzia

IMPEsta garantia é do presidente do Instituto Marítimo e Portuário, José Fortes, que afirma que as autoridades marítimas chegaram a um acordo de desmantelamento com a seguradora P&I Club depois do armador do TerryTres ter abandonado o navio que se encontra encalhado a sul da ilha de Santa Luzia, na praia Francisca.

José Fortes, presidente do IMP, em declarações à RCV avançou que o cargueiro panamense TerryTres será removido da ilha de Santa Luzia a partir deste mês e que o prazo para o seu desmantelamento está avaliado em 60 dias. O presidente do Instituto Marítimo e Portuário evidenciou o facto da embarcação ser o primeiro navio encalhado em Cabo Verde a ser retirado depois de um entendimento com a seguradora P&I Club e uma empresa Holandesa, a MammoetSalvage.

“O navio TerryTres encalhou na ilha de Santa Luzia em Outubro de 2012 e foi praticamente abandonado pelo armador. Conseguimos com a seguradora P&I Club discutir diversas opções e após várias propostas, há cerca de mês e meio chegámos a um acordo, pelo que a empresa de remoção de navio, a Mammoet irá fazer o desmantelamento do navio” assegura José Fortes.

O presidente do IMP explica que não havendo possibilidade de remoção do navio, o TerryTres será desmantelado na ilha de Santa Luzia. José Fortes garante que as autoridades já autorizaram a execução do processo, pelo que os responsáveis pelo desmantelamento estão a fazer a mobilização dos equipamentos que vêm da Holanda.

A operação vai ter a supervisão de uma equipa técnica composta pelo Instituto Marítimo e Portuário, pela Direcção-Geral do Ambiente e por outras instituições como a Biosfera.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.