Inundações no Sudão fazem 36 mortos

12/08/2013 00:01 - Modificado em 11/08/2013 21:01
| Comentários fechados em Inundações no Sudão fazem 36 mortos

mundoTrinta e seis pessoas morreram no Sudão devido a inundações registadas na zona a norte da capital, Cartum, que tem sido fustigada por fortes chuvadas desde o início de Agosto.

 

Segundo as informações divulgadas neste domingo pela rádio Omdurman, controlada pelo Estado, a intempérie já destruiu cinco mil casas. A rádio não esclareceu quando ocorreram as mortes.

 

Desde 1 de Agosto que tem chovido muito no país e na sexta-feira passada registou-se um novo dilúvio. Acompanhada de ventos violentos, a chuva caiu durante quatro horas em Cartum, onde mesmo as habitações mais modernas ficaram danificadas.

 

Um fotógrafo da AFP constatou no sábado que os arredores de Cartum estavam transformados em autênticos lagos, onde surgiam, aqui e ali, as casas destruídas ou parcialmente danificadas.

 

Antes de sexta-feira, a Organização das Nações Unidas tinha dado nota da morte de 11 pessoas em Cartum e noutras zonas do Sudão, estimando que as inundações já teriam afectado cerca de 100 mil pessoas.

 

As organizações humanitárias no país alertam para a necessidade urgente de apoiar as populações, que já não têm água potável. A agência de notícias oficial sudanesa, Suna, informou na semana passada que foi distribuída ajuda alimentar na região de Cartum, através de pára-quedas. Estes caíram carregados de comida nas ruas da capital, onde o nível da água chega aos 1,5 metros.

 

 

publico.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.