A Holanda presta tributo a Bana…o Rei da morna

9/08/2013 07:49 - Modificado em 9/08/2013 07:49

Bana4No dia 13 de Julho, calou-se a voz da morna. Bana o embaixador da música cabo-verdiana e Rei da morna, o músico que embalou gerações e que projectou Cabo Verde no mundo deixou-nos. Com a sua morte, foram realizadas várias homenagens em Cabo Verde e na diáspora, pelo que agora é a vez da Holanda prestar tributo ao rei.

 

No dia de 11 de Agosto, a Fundação “Cabo Verde Os Amigos” organiza em Roterdão, na Holanda, uma homenagem ao falecido cantor cabo-verdiano Adriano “Bana” Gonçalves com uma missa de sufrágio e uma “celebração” cultural.

Com esta iniciativa, a Fundação “Cabo Verde Os Amigos”, em estreita colaboração com a Casa da Cultura e a Adega Portuguesa, pretende “apresentar uma homenagem ao falecido Bana como membro de honra da comunidade em Roterdão”.

A comissão organizadora liderada por Luís Fortes, em declarações à Inforpress sublinha que querem ainda “evidenciar a obra e a vida daquele que foi um embaixador de Cabo Verde, um instituto, uma referência cultural e uma escola onde muitos músicos tiveram a oportunidade de desenvolver e singrar nas suas carreiras artística e musical”.

Do programa constam uma missa de sufrágio, no primeiro mês da morte do artista que será celebrada na Igreja da Nossa Senhora da Paz, em Roterdão e, para a parte da tarde, está prevista uma matiné na Casa da Cultura. A celebração cultural, segundo Luís Fortes, será ocasião para alguns convidados que viveram perto do Bana e que conhecem a vida e a obra do artista, proferirem breves intervenções em forma de testemunho.

Durante a tarde, haverá música ao vivo com temas e composições que o Bana interpretou durante mais de 65 anos de carreira, em serenatas, bailes, saraus, festivais e concertos, mas também nos mais de 50 discos gravados e, é claro que “Lena…o doce amor de Bana, de Manuel D´Novas e de todos os cabo-verdianos será lembrada com emoção”.

 

 

  1. NHELA DE CAELA

    JUSTA OMENAGEN, MA POR FAVOR CA BEZOTE TCHÁ LUIS KARATÉ CANTÁ. LUIS TA CANTÁ É SÓ PA OFENDÉ MIMÓRIA DE BANA!! KE DEUS TEM NÓS BANA EM PAZ. LI NA ROTERDAM NO TEM UVID FINU!

  2. Cubano - Roterdam

    Nós keride Bana a bai,ma gora só sperá pa ess homanagen, ter ruspeto, pa sé memória, e ca por ta cantá kés cabode de Luis Karate, Américo Brito e Ca. Lda. Pa cantá Bana sab, li na Roterdam só tem SAMO, ma NENI. Américo ma Lis é 2 Papagoi!!!

  3. Lili de Paula

    Nha camarada Nhela de Caela,grande cantor tem razon!! O Grand Bana merece tud do bom e do milhor!! Luis tem bom vontad, ma é só pa canssá gente uvide. Abraco pa bo Lis, ma Bana o Grande tá mérecé artista a série. Né bo nem Américo Brit!!! Obrigode Noticias do Norte!!

  4. Amadeu-PANORAMA

    Pa cantá Bana na Holanda só Samo!! Americo ca presta e Luis ta dod diazá!!!

  5. Perola

    IN ROTERDAM SAMO IS SIMPLY THE BEST……

  6. VITÚ-MONTE SOSSEGO

    Semo titá cantá música de Bana espetacul!!!!!!!!!! Semo ta fazé tud gent sabe dias á lá na Holanda. Forssa boy, mostrá americo má qés outre carangai qés tá passode praze dias á!!!! Grande brasssa pa tud Roterdao.

  7. Dje Guebara

    Muito obrigado a todo aquel que dedica esta homenagem ao Rei porque bem merecido para o grande filho Caboverdeano que levou a nossa musica alèm fronteiras.Cada pais do mundo tem como simbolo uma artista que o reconhece pela sua arte de cantar,tal como Bob Marley, Jamaica Celia Cruz, Cuba Elvis Presley,America Amalia Rodrigues,Portugal emfim uma gama de artistas então Cabo verde tambèm serà recordado entre todos nòs.

  8. Cula d'portnovo

    Nos tud nos e criol, Luis Fortes e um da ques caboverdiano que tem dod Bana tcheu apoio, Americo Brito e um artista caboverdiano no respeital e samo e um cantor de raspom q’ ta passa num bar el ta canta um musica de um artista de cabo verde. Pas pa nos tud viva tubaroes azuis.

  9. Ibraltino Beralta

    O respeito á memória dessa grande personalidade que foi Bana, merece que nao seja um Luís Karaté ou 1 américo brito a zurrar que lhe prestem homenagem, a nao ser que seja Semo a cantar e eles os 2 a tocarem palmas… Bana faz parte do tesouro artistico de Cabo Verde, por isso muito respeito. Em Roterdao Semo é de longe melhor a cantar Bana!!!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.