Inquérito: 66% acha que os mindelenses não se consideram africanos

9/08/2013 07:42 - Modificado em 9/08/2013 07:42

mindelo863 pessoas votaram no inquérito do NN com a pergunta: os mindelenses consideram que são africanos?Destas 66%, 566 Votos, acham que os mindelenses não se consideram africanos e 34%, 297 Votos, acha que eles se consideram africanos. Os inquéritos online valem o que valem e não podem ser aceites como uma pesquisa científica. Mas, mas … dá para sentir o pulsar da sociedade com acesso aos conteúdos da Internet. E mostrar que um assunto, quase trivial, e que toda gente julga que sabe a resposta, ainda não tem uma resposta unânime. Nem podia ter de acordo com o resultado do inquérito lançado pelo NN que mostra que “a questão africana” está viva e ao que parece mal resolvida .

 

 

Resultados

• Os mindelenses consideram que são africanos ?

o Não (66%, 566 Votos)

o Sim (34%, 297 Votos)

Total de Votos: 863

 

  1. Aristides Cabral Pir

    Longe vai o tempo da unidade Guiné Cabo Verde. O partido caboverdiano denominadio africano, PAICV, que governa Cabo Verde desde 1975 fica assim em maus lençóis em S. Vicente. Amílcar Cabral vai dar mil voltas no sue caixão.

  2. aldita

    voces nem diga uma ingnorancia dessa.caboverdianos nao sao africanos.eu se era voces eu sentia vergonha escrever uma coisa dessa na internente.caboverdianos sao filhos da africa

  3. aldita

    voces pergunta os cavoverdianos se eles sao portugues i brasileiros.voces vais ver que os 66% vai dizer o sim.

  4. PJOTA

    ahahahahhahaha, ê prop assim…. africanos ê gentes de SOTAVENTO, badius!!!!!! eheheheheh

  5. JFS

    Se calhar não se devia perguntar se é ou não africano. Era preciso perguntar se se consideram ser de raça negra ou não. Na verdade os caboverdianos confundem e vcs também confundem ser africano com a raça negra, o que não é verdade. Esta pergunta considero mal feita porque todos sabem que geograficamente situamos na Costa Ocidental Africana e consequentemente somos africanos.

  6. diPraia

    Partindo de uma pergunta idiota a resposta não poderia ser melhor!

  7. Nhelas

    Não são africanos, são MANDJACOS europeus, oumelhor ainda CHUPETAS europeias.

  8. Nhelas

    A pergunta em si já é estupida. Logo a resposta teria que ser ainda mais estupida.

  9. VFD

    Os sonvicentinos são é filhos de cornudos (mistura de africanos com portugueses, indianos, coreanos, japoneses, holandeses etc, etc. São complexados. Nós somos africanos e tenho orgulho de o ser.

  10. Brincadeira de mau gosto… Gostaria de ver a justificação deste caso! Grande palermice!

  11. João Pedro

    Santa ignorância.
    Isso é falta do que fazer.
    Bando de desocupados.

  12. Julinho andrade

    O que os mindlenses disseram é que não são mandjacos da costa de africa que uma parte dos caboverdeanos identifica desta itnia. Os mindlenses são cabover4deanos macaronesimos.
    Porra não temos os mesmos abitos que esses tipos, mas há uns capverdianos mais prosimos deles
    Reparem um coisa os 34% que erespoderam curesponde precisavemente com que identificam com o Paicv.

  13. Criolo Atento

    Sr. JFS Geograficamente as ilhas canarias pertecem ao continente Africano, mas consequentemente nao são africanos.

  14. Africano-Criolo

    Se não são africanos, são o quê? Atlânticos? Brasileiros ou portugueses de segunda? Mesmo quando se levanta a questão do ser branco ou negro, espro que não contem com mesticós como raça. E brancos são tão raros em Cabo Verde. Os africanos da Africa do Sul sim(milhões deles) são brancos e…da Africa e… como tal africanos! Minha gente africanos somos, só que com as nossas características próprias. E a maioria de nós somos negros porquanto multao não é raça e’um traço fisiológico. E tchau…

  15. Africano-Criolo

    “mulato”, queria dizer

  16. caboverdiano

    cabo-verdiano é cabo-verdiano integrado no continente africano. cabo-verdiano não é de raça negra nem europeia, é SIMPLESMENTE CABOVERDIANO

  17. Bullshitt

    É isso mesmo, nos é CABOVERDEANO ma nada, nem europeu, nem africano, simplesmente CABOVERDEANO. Se não vejamos, bzot ba pergunta um portugues sel é ingles, ou um frances sel e russo..epa, é uma trapalhada total, misturas a vontadade, de cornos a vontade. Cond kes tropa de nato bem pa terra hihihihi, li fca um data que mas uns one te bem responde ess inquerito de ot manera, se é que me entendem. Agora BADIU É OT CENA, mi ca sabe casta de raça e esss cte fala so gritot, ca tem educação, kre anda

  18. JMN

    Nao deitem culpas na pergunta. Estúpida ou nao , so facto de gerar tanta polemica. Mostra que a questão africana esta mal resolvida . Penso que a questão é bem colocada pois nao pergunta se os mindelenses são africanos? Perguntam se se consideram , E na verdade se a sondagem fosse respondida so por mindelenses o resultado seria 99,9%nao se considera africano . Porque na realidade nao sao . E isso nao tem nada a ver com a localização geográfica ou cor da pele .tem a ver com cultura e o ADN .

  19. Bullshitt

    (cont) kre anda so ke calça par box de polpa, mafia, trafulhice, e mais e mais……es sim, es e mesmo de raça de alguns pais de africa, não tud es, tem uns ke mesmo fixe pa. Abraço, pa maltas de soncente, nos e ne nem bronk nem preto, nos é ot nivel, NIVEL SONCENTE…………viva baia das gatas, viva BAC, viva BIC, viva es abandone ke soncent ta ma mesmo assim no te tut em cima

  20. Lino Públio Monteiro

    Cabo Verde tem uma população de forte mestiçagem. Estudos científicos dizem isso justamente. O tom da pele é um elemento apenas acessório, já numa família ao lado de crianças de pele escura encontra-se outra de pele clara. Mas, o que é inequívoco é que a nossa civilização é judaico cristã. Daí toda a nossa tolerância em conviver e receber povos de todas as latitudes. No continente africano há uma intolerância total em relação aos mestiços. Lembram-se da forma como os cabo verdianos foram tratados

  21. Lino Públio Monteiro

    na Guiné Bissau depois do golpe de estado de Novembro de 1980, por Nino Vieira e seus amigos ou as cisões no seio do MPLA ou da forma como Amilcar Cabral teve de gerir a presença dos cabo verdianos no PAIGC, por isso foi assassinado. Parabéns mindelenses. Estamos inseridos apenas a 450 quilómetros da costa africana. NADA MAIS.

  22. JMN

    Esses africanistas querem que vistamos bubus e comamos com as mãos para que apenas sejamos africanos . Quando o ADN mostra o cruzamento de raças e culturas e a africana é apenas uma .quer que sejamos apenas africanos e mutilar a nossa diversidade que nos faz um povo único, um case student , e … Cesaria Évora era uma cantora Africana ou mindelense ? Música que Ildo Lobo cantava era africana ?

  23. criol_desatente

    Próxima sondagen
    Os badios consideram que são africanos ?

  24. nhos fala si no é africano ou ñao, ki patetici, Cv fica situado undi, NOS CULTURA STA RAIZADO UNDI, pa kes alguem ki ta atcha ma africano é so quentis de sotavento, pes para pes analisa pamodi ses ente mas querido tem parti de sotavento, como por exemplo BANA, CESARIA, ses famosa ISAURA, entre outros ntom pes dexa di patetici e tchabaqueneria

  25. manjacu

    Toda gente sabe que as ilhas de Cabo Verde estão a frente do continente afican.
    Se a pergunta é a seguinte o mindelkese consideram-se nmandjacos. a resposta é não. Agora algns cabverdianos querem ser como manjacos. eLes que comam com as mãos tenham vária mulheres, virem muslims e comecem a dar golp destad

  26. joão Gomes

    …tão simplesmete…ami é de saocente ma nha avo é portugues ou min nace na sintaton mas in cria na sancente, ou min cagosta di gente prÊte!!!

  27. Ao VFD: O seu comentário é ofensivo aos mindelenses. Se você tem orgulho em ser africano porque é que os mindelenses não podem ter orgulho em serem descendentes de outros povos para além dos africanos? Está mais que provado que os badios não aceitam a diferença e querem criar um Cabo Verde à imagem deles. Em conclusão nós os mindelenses somos mais uma vez os oprimidos.

  28. Eu sou Caboverdeano nascido e criado.
    Vejam: Familia da minha avô era Familia Inglesa, nha Avô Pai de nha Mãe era Familia Indiano. Pais do meu Pai era Familia Judeia Francêsa. Afinal quem eu sou? Africano de certeza que não. Há muita gente na mesma circunstancia . Cabo Verde é um Arquipélago
    que fica mais ou menos de distância 450Km da costa Africana.

  29. joão Gomes

    …agora nu tem qui das ces inpependensa, pes odja lumi!!!

  30. ANTE ESTA POLÉMICA DE AFRICANIDADE INSTALADA, ESTOU EM CRER QUE, SE FOSSE INSTITUIDO A NIVEL NACIONAL UM “PRÉMIO NOBEL DE LEVIANDADE” OU UM “´PRÉMIO NOBEL DE IGNORÂNCIA” E, O(S) REFERIDO(S) PRÉMIO(S) FOSSE(M) ATRIBUÍDO(S) A SANTA LUZIA OU AOS ILHÉUS RASO OU BRANCO, OS MINDELENSES/SAOVICENTINOS DECERTO, EM RENHIDA DISPUTA PELO PÓDIO, HAVIAM DE REINVINDICAR/RECLAMAR A TITULARIDADE DO(S) PRÉMIO(S)…

  31. Nhelas

    Ainda hoje hoje o vosso Presidente de Camara esteve na TV a choramingar e pedir ajuda ao Governo de Santiago. Ora, se são tão superiores, porque é que não cinseguem resolver os vossos problemas? Vão mas é trabalhar e deixar de lamurias. Os Europeus trabalham. Portanto, se se consideram europeus, trabalhem tambem. CAMBADAS DE PREGUIÇOSOS!!!!!

  32. Francisco

    Eu também acho e tenho a certeza de que os mindelenses não são africanos.Os mindelenses vieram de Marte. Vejam a Cesária Évora , o Bana , Luis Morais , Onésimo e Zau.Não parecem marcianos? Todos eximios artistas naquilo que fazem e fazem-no com uma perfeição marciana.

  33. joão Gomes

    Oh joão se é assim a tua origem…diga quem tu és….

  34. eugenio

    A pergunta foi mal formulada.
    Perguntem se se considerem europeus, americanos, asiáticos e vão ver qual a percentagem. se calhar nem 1%.
    Aqui ninguém quer nem se sente Europeu, Americano, Africano, Asiático, Antártico.
    Somos atlântanicos e ponto final.

  35. Carlos Ferreira

    Se este inquérito tivesse sido realizado antes da independência o resultado seria 99,9 em vez de 66 porcentos. Aqui apesar de toda a tentativa, alias frustrada do Paigc em africanizar os caboverdianos, ela ficou abortada. Mesmo os quadros do Paigc sentem-se culturalmente mais próximos da Europa. Veja a simpatia que Amilcar Cabral nutria para com a Suécia, veja o livro de Aristides Pereira onde com um certo desdém ele faz certas observações como “coisas de África”.
    Entre uma camada da juventude existe uma certa moda de se apresentar como africano mas é tudo cosmético. Esses mesmo jovens reagem, infelizmente com atitudes racistas, quando vêm um africano passar.
    E essa juventude, nao só sonha em deixar estes dez graozinhos de terra mas, que Deus lhes livre de todo o azar deste mundo, nao para África mas sim para a Europa ou América.
    Infelizmente para a maioria dessa juventude e nao só, este desejo de “querer partir e ter de ficar”
    é a dura realidade neste momento em que a emigração passou a ser para muitos uma fata morgana.

  36. CaboverdianoAFRICANO

    Esses 66%, são 1 gota no oceano…não tenho dúvidas k que são alguns daqueles
    infelizes filhos “INCÓGNITOS” que existem por aí… com mto respeito pelo povo sanvicentino!!!

  37. Américo

    O Carlos Ferreira colocou o dedo na ferida: a tentativa de africanizacao levada a cabo pelo PAIGC /PAICV falhou e muito em particular nas ilhas de Barlavento . Por isso acham que é leviandade falar deste assunto , pois querem o esquecimento .mas diz bem este online : a questão africana nao está resolvida. É mais uma picardia do PAIGC contra a nossa identidade

  38. Jão Gomes

    …não é bem assim, Francisco sãocente é piquinithin e ces gente ca ten cosa muti di fazê se não parrodiahhhhh…

  39. Cubano - Roterdam

    1000 % CABO VERDEANO DE S. VICENTE, 0% africano!!! BADIUS E MANDJACKS SAO AFRICANOS!!!

  40. CRISNO

    Agora bsot contam um côsa, ami é net d’ingles, bisnet d’Almão pa lad pai, bisnet Portugues pa lod mãe, mi é bronc de cabel fino d’olhos azuis, um nascé um criá num Ilha moda Mildel, bsot kre pam considerá nha cabeça AFRICAN? Bsot ta na goze né.
    Africon é badiu, ké preto di cabelo bedju ki gosta de poi lenço na cabeça. kkkkkkkkk
    Ami é Caboverdeone D’certeza, mais propriament d’Mindel.

  41. Delgado

    se es é ka Africano o que es é enton.
    um cosa é dze que ses comportamento é diferente e outro é nega ser africano.

  42. Manu

    Este debate é complexo.
    Se os cabo Verde está ao largo de África a maioria do caboverdiano(tirando uma ilha) não corresponde o estereotipo africano em termos de vivência, cultura ou seja civilização. Pois quando estamos a falar de África ou de africanos pensamos logo numa Guiné a comer com as mãos ter várias mulheres a passar o dia deitado etc. Este padrão não corresponde ao africano.
    Agora a Africa é diversa, tem árabes, brancos, amarelos, cinzentos e mestiços.

  43. Manu

    Portanto afastando a carga ideológica identitária que assimila africanos a negroides, estereotipados etc esta tipologia não se adapta a S. Vicente e as restantes 8 ilhas do arquipélago, mas ao interior de Santiago. Tirando este detalhe somos africanos cada um com a sua carga genética, pigmentação, herança etc.
    Agora repudiamos uma teoria etno-centrista que nega as identidades que não sejam negroides e mete tudo numa panela. Este é um pecado em que muitos africanos fundamentalistas estão a cair.

  44. BADIU

    Os de Sao Vicente nao sao Africanos. Sao filhos dos marinheiros .

  45. ana barros

    hi hi hi hi mindelenses dja ka da, djas perde identidade ui ui ui, pergunta idiota, resposta leviana, povinho perdido

  46. Carlos Jorge Wahnon

    Nhá mae ca pari ninhum pret. Por iss mi ca tem ermum africano. Mi é da cidade do Mindelo com muto orgulho!! JMN, DA LI GRANDE COMENTÁRIO. Tud és algém qe tem mania de ser africane é pa mod complex ou enton és é badiu trazode!!!!!!

  47. francisco

    Para que tanta batucada amigos? Acho que deviamos primeiramente saber de onde viemos e porque viemos ca parar. Somos oriundo de uma mistura gigantesca com modos e costumos difrentes, e que veio ca parar por difrentes razões. Uns por motivo de conquista alguns deportados e outros que foram forçados. Se somos Africanos a mim pouco interessa. Mas uma coisa é certa se, CV é Africa por situação geografica então Madeira,Canarias, e até Açores o que são eles? (Sou Caboverdiano)

  48. Franciso

    Para CRISNO
    Tu que chamas BADIUS de “pretos e cabelo bedjo” , estás a desprezar ao mesmo tempo todos os mindelenses e sanvicentinos que não têm cor clara como tu nem cabelo fino como afirmas que tens.A bala muitas vezes sai pela culatra.Segundo ouvi dizer de uma pessoa muito conhecedora da matéria , a vossa querida ilha foi povoada por putas e ladrões. Portanto podes baixar a bola e deixa de vangloriar de quem es filho , neto ou bisneto. Eu tambem tenho bisavó português. So what? pqp

  49. Grogo Velha

    Caboverdiano sim! Africano, europeu ou outro não! Culturalmente somos uma mistura, geneticamente também somos mistura. Se somos africanos então, també somos europeus.
    Se é pela nossa proximidade geografica, então os canários e os madeirenses também são. Reza a história que os portugueses não em contraram ninguem aqui nas ilhas, foram eles que trouxeram escravos africanos que cruzaram com europeus e deram origem a esse povo – caboverdiano e mestiço.
    Reflitam sobre isso sem paixões…

  50. Grogo Velha

    Pena é que essa pergunta não foi dirigida a todos os caboverdianos…

  51. francisco

    CRISNO
    tu que falas que badios sao pretos e cabelo bedjo , desprezas ao mesmo tempo os teus patricios que tambem sao pretos e cabelo bedjo.Sim porque Bana , Isaura , Cesaria , “et j’en passe” nenhum des ca tem cabelo fino nem es é bronk. Se bó é bronk , porque é que não foste à Europa? ou serás um bastardo ou bastarda? vai te catar meu. Podem sensurar à vontade porque para sensurarem têm que ler. Ao lerem , ficam a saber o que ê que o badiu pensa de voces armados em importantes que nem bosta tem.

  52. Branco

    Caboverdeano e caboverdeano.Todos burros por isso que no ta faze tudo asnera
    no ka copiá na merca cu deportado
    no ta copiá lei e cu igorança na PT
    no ta copiá na Brasil cu ladron e bandido
    nôs ne nada e so um bando de idiotas sem identidade

  53. OI VIVE NA MELON

    A PERGUNTA FOI FORMULADA E AS RESPOSTAS DADAS DEVEM SER RESPEITADAS. ADEMAIS, A PERGUNTA FOI FEITA DIRETAMENTE PARA OS SÃO-VICENTINOS. ENTÃO, PORQUE OUTRAS PESSOAS (NOMEADAMENTE DE OUTRAS ILHAS) ACHAM-SE NO DIREITO DE QUESTIONAR E REPUDIAR AS RESPOSTAS DADAS. SEJAMOS COERENTES, CADA UM É LIVRE PARA EXPRIMIR AQUILO QUE PENSA E SENTE DESDE QUE NÃO OFENDA A OUTRA. EU, DECIDIDAMENTE, SOU CABO-VERDIANO, POIS NÃO SOU ACEITE NA EUROPA COMO EUROPEU. E, NOS PAÍSES AFRICANOS, NÃO SOU CONSIDERADO COMO TAL.

  54. helder

    Deus ta po gente na meio d’Oceano Atlantico ta parce qualquer “Zombi” como o dito cujo…e comparsas a querer convencer meia duzia de caguetes, nos somos. Haiti, cuba, canarias, acores, madeira, sao domingos…pqp no ta na meio d’oceano. ser vizinho ca ta implica ser irmao. what a f… we get ourself into. home work needed at school…it’s a must.
    caboverdeanamente.

  55. Cândida Leite

    A pergunta insidiosa não podia ter sido posta desta maneira.
    Tanto aceito ser africana, mestiça, como mindelense mas sobretudo (ou apenas) cabo-verdiana. Entretanto, para enervar alguns, direi que sou atlântida. O que nunca serei é o que querem que eu seja. No meu DNA tenho sangue de escravo tenho outro(s) que não comprei em nenhum super mercado. Foi transmitido pelos meus antepassados a quem agradeço me terem dado vida dignidade.
    Repito que a pergunta, como é feita, é para causar disturbios.

  56. Irene Fontes

    Não acho piada nenhuma à forma como é feita a pergunta. Deviam alargà-la e teriam assim uma melhor percentagem da resposta que querem.
    Mas se quiserem saber quem é o cabo-verdiano perguntem à Dulce Almada ou a um guineense. Vão cair de costas

  57. pedro

    meus amigos,que parvicos.o nome ja dis tudo.CABOVERDE.NESTE CASO SOMOS CABOVERDIANOS,E MAIS NADA.O RESTO E BESTERA…..CAMBADAS DE IDIOTAS.

  58. VITÚ-MONTE SOSSEGO

    Cá tem na mund gent más BURRO QI BADIU!!! 1000O VEZ MÁS PIOR QUE MANDJOCK!!

  59. miguel

    mas porquê “aos mindelenses”…..
    e as outras ilhas?
    SR. responsavel do NN explica isso por favor….
    Grato

  60. Notícias do Norte

    Caro Miguel
    Grato pela pergunta. O inquérito surgiu porque na matéria que este online fez sobre os africanos da costa ocidental que vivem no Mindelo , houve muitos comentários a dizer que os mindelenses não se consideravam africanos e quisemos saber o q os leitores acham deste assunto.mais nada

  61. nedyl rosa

    O GRANDE Tito Paris responde. Consulte: http://www.youtube.com/watch?v=LO0glWrb71c

  62. Cácá Silva

    Dulce Almada ou a um guineense. Vão cair de costas
    Mas oh Irene Fontes PORQUE é que temos que perguntar a Dulce Almada ou a um guineense e porque vao cair de costa? Cascam nos caboverdianos? Que os mandjacos falem mal dos caboverdians não admira mas que uma senhora que se diz nacionalista já é grave. Talvez seja nacionalista guineense neste caso nao está no bom país

  63. UPIC-DC

    Adé nhe máaaaaaaaa, nó tud é criol! no tem tcheu criol preto li na saocente, caramba. Bisot tud ta dodo dodo dodo. Bisot cala ma es asnerada. Tcheu criol de Saoncente nega independencia e es forma UPICDC ligado a PID-DGS, mas PAICV das de pó na canela, és pára de um vez. Bana era um dés.

  64. aldita

    cuitadinho k pena bo k te gosta gente prete.vai comer a tua bosta tu ficas melhor

  65. Joana Inês Sá

    Não acho que a questão esteja mal posta. A resposta é complexa para alguns responderem de uma forma simples. Geograficamente somos africanos. Somos ilhas do Continente africano. Em termos raciais somos uma misturade branco e de negro. Os nossos traços no geral, são mestiços. Como o somos culturalmente. As nossas tradições reflectem, as origens portuguesas e africanas nos comemorações, por exemplo dos santos bem populares e queridos do mês de Junho. Na nossa forma de comemorar o Ntatal e a Pásco.

  66. KrioldeKapverde

    Se bset po mesma pregunta na S. Nicolau na S. Antão o na Fog bsot ta tem mesm risposta. koncluson kabverdians ka ta sinti afrikan. Unik ilha kes pregunta pode ser difrent e Santiag já k se poplaçon e pur afrikan. Tud Kabverdian sabê k ilhas de Kapverd te situod ne kosta de afrika, agora maioria k ta considerá african com senegalian, nigerian ou ganean

  67. carlos silva

    Como foi feita a questão leva-nos a uma ambiguidade acerca do conceito africano. Não é claro se a pergunta foi feita tendo em conta a localização geográfica ou tendo em conta a cultura.
    Geograficamente somos puramente africanos e está fora de questão questionar isso, agora culturalmente, há muito que se diga, pois a cultura Cabo-verdiana é singular, com traços próprios, fruto de uma miscelânea cultural europeia e africana, apimentada por factores culturais importados por parte dos emigrantes e por causa de vestígios deixados ao longo dos tempos por vários transeuntes que passaram pelo Porto grande do Mindelo.
    No coração trago África tatuada, no meu ser o sangue negro corre fugaz, mas ajo e comporto como Cabo – verdiano, não me identifico como um puro continental africano nem mesmo como um continental europeu. Somos o que somos uma mistura dos sabores da vida e temos orgulhos de sermos CABOVERDIANOS.

  68. UVID IMPE

    OH DEUS BOÇÊ DAME FORÇA PQ EXE KRE PAME SER AFRICANO,SE MIM UM T CONSIDERA NHA PESSOA ALIAS NA NHA BILHETE DE IDENTIDADE EMITIDO PA ARKIVO DE IDENTIFICAÇÃO DE SÃO VICENTE NENHUM LUGAR T DZE K MIM Ê AFRICANO MAS SIM UM CIDADÃO NACIONAL DE CABO VERDE OU SEJA MIM Ê CABOVERDEANO E PONTO FINAL,KEM KRE ASSUMI COMO AFRICANO Ê SE PROBLEMA,TXEU TT DZE ESSIM POR CAUSA DE NÔS COR DE PELE,MAS NA FORMA DE PENSA E AGI NÔS Ê DIFERENTE DA MAIORIA DOS AFRICANOS…E K BSOT XLECE K NA AFRICA TEM BRANCOS TB POR ISSO

  69. UVID IMPE

    …ESSE COSA DE DZE K NÔ KRE SER AMERICANO OU EUROPEU Ê MINTIRA K BSOT TT FALA…CABOVERDIANO Ê DIFERENTE NA AFRICA KEM K KRE ESSIM BA VOA NA MAR…

  70. Solange

    SERA K SO MINDELENSES EK RESPONDE A ESS INQUERITO??

  71. MONTANHA

    são Vicente foi a ultima ilha a ser povoada, veio gente das ilhas do Fogo, Santo Antão e São Nicolau. Mostra a historia que essas ilhas foram povoadas, maioritariamente, por portugueses, do continente e de açores e madeira. Os mindelenses se abriram e renderam perante a cultura dos ingleses, franceses, que aqui chegaram. Marinheiros, sim, tamb marinheiros, porque não? Marinheiros com comportamento e mentalidade aberta. continuação…

  72. MONTANHA

    Graças a isso, uma ilha com menos de 200 anos atingiu o nível que tem agora. Essa discussão não é leviana, mas não é necessário ofensas. Ser de Santiago, de São Nicolau, do Fogo ou de São Vicente ou das outras ilhas é ser cabo-verdiano. Um filho de Português nascido em Cabo Verde, é português, Um filho de Chinês nascido fora não é chinês. Outro facto, interessante de se analisar, os nossos lideres políticos tem conseguido tirar proveito dessa diferença e aproximado de todos os continentes, TEMOS É DE SER ESPERTOS. Obrigado por terem levantado essa questão. É IMPORTANTE SABERMOS DE ONDE VIEMOS, PARA ENTENDERMOS ONDE ESTAMOS E PROJECTAR PARA ONDE VAMOS. E tudo indica que estamos a relacionar melhor com a Europa. Obrigado a DEUS POR ME TER PERMITIDO NASCER EM CABO VERDE, minha mãe de Santiago, meu pai de São Vicente, seus pais Europeus e Africanos.

  73. Tchind Gomes

    Bom eu também sou de São Vicente, não considero estupidez nenhuma da parte do jornal NN fazer a sondagem muito pelo contrario e fico muito contente por ter visto através desses comentários que há outras pessoas da nossa ilha que também condenam isso. é a pura realidade que vivemos, mas os outros que esto a aproveitar para apontar o dedo a SV que abram as pestanas pk essa realidade não é só nossa.
    Para finalizar digo-vos que isso para mim é vergonhoso. eu pessoalmente nunca fugirei a minha raiz

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.