Cadeia da Ribeirinha: Agentes da PJ, PN, oficiais de justiça e advogados passam a ser revistados

2/08/2013 01:55 - Modificado em 2/08/2013 01:55

revistarO modelo de acção de segurança para com a entrada de pessoas e veículos executado pela nova direcção da Cadeia de São Vicente está a gerar problemas. Isto porque agentes da PJ, oficias de justiça advogados e os próprios guardas prisionais passam a ser revistados na entrada para a cadeia da Ribeirinha . A PJ recusa-se a acatar a medida e a Procuradoria da Republica não gostou da medida, mas ainda não se pronunciou.

 

 

O NN apurou que o novo director da Cadeia Central de São Vicente, o jurista e subchefe da Polícia Nacional, Jair Delgado Duzenta está a efectuar uma reestruturação nos serviços e no modelo de segurança do presídio. Segundo o que o NotíciasdoNorte apurou, o novo director quer implementar o seu projecto de trabalho mas que, de certa forma, esbarra com os direitos instituídos na Constituição da República e nas normas que regem o serviço de entidades ligadas ao Ministério da Justiça.

O curto-circuito entre a nova gestão surge por via das medidas de segurança, isto é, este online sabe que Jair Duzenta emitiu uma ordem no presídio pelo que todos os funcionários, entidades, cidadãos, veículos que derem entrada na Cadeia de São Vicente têm de passar por um processo de controlo e de fiscalização.

Porém, é uma novidade nos serviços penitenciários: é que os agentes prisionais têm de revistar os colegas e restantes funcionários do presídio e, ainda, agentes da Polícia Judiciária, da Polícia Nacional, oficiais da justiça, advogados, entre outras entidades, bem como os seus veículos e os carros que transportam reclusos.

 

Agentes da PJ não acataram a ordem de revista

O NN sabe que a decisão da nova gestão não caiu no agrado da Procuradoria da República, do Departamento da Polícia Judiciária, da Polícia Nacional e dos próprios agentes prisionais, uma vez que à luz da lei trata-se de uma “ilegalidade”, pois os regulamentos não permitem que se adoptem medidas de segurança dessa natureza contra agentes da autoridade.

De acordo com informações colhidas por este online “há alguns dias, como é hábito nos processos de instrução, agentes da PJ pretendiam conduzir um recluso para a sede da PJ para a realização de diligências, mas foram informados que teriam de ser revistados, bem como o veículo. Por considerarem ser uma infracção à lei, os agentes não acataram a ordem e a ocorrência foi comunicada ao Departamento da PJ para a adopção de medidas ”.

 

Guardas prisionais revistam colegas

 

Por outro lado, esta nova forma de “passar a pente fino” na Cadeia já mereceu contestação por parte da Procuradoria da República, depois de ter sido informada que os funcionários que se deslocaram em missão de serviço à Cadeia de São Vicente passaram pelo rastreio.

Contactado pelo NN, um grupo de agentes prisionais afirma discordar dessa medida, pois asseguram que “nunca tinha acontecido uma decisão dessa natureza nos presídios do país, porque por lei, acarreta irregularidades. Não tem lógica sermos revistados à entrada do presídio, por isso, não acatamos essa ordem. Por outro lado, fala-se de segurança, como é possível parar por tempo indeterminado os carros de serviço à porta e, muitas vezes, com o recluso para sermos revistados. É uma situação que periga o nosso trabalho, porque ficamos expostos a qualquer acção exterior, por outro lado, a norma vem trazer algum mal-estar no seio da classe que labuta no presídio”.

 

O NN contactou o novo director da Cadeia de São Vicente para questioná-lo sobre a situação e Jair Duzenta realçou que este online deverá redigir um requerimento a pedir autorização à Direcção dos Serviços Penitenciários para que este fale do assunto. Assim faremos , na certeza que a Praia fica sempre longe para quem quer saber respostas sobre o que se passa em são Vicente.

 

  1. UVID IMPE

    iiiiiii jal começa t da patada alias tem um anedota k t dze pa ser xefe basta ter c* e bai t faze cagadas sem conta iiiiiiiiiiiii,sô n CV um policia k era doente pa faze patrulha,apto pa participa na concurso de subxefes depois de LICENCIATURA EM DIREITO(tem txeu colegas k t dze k ele foi um mau estudante)*,t vra perito em segurança ao pto de viola a propria CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA

  2. UVID IMPE

    *mim tem prova kel ê ne bom na DIREITO,pq ele k sabe em k consiste REQUISIÇÃO CIVIL k governo ta decreta qdo ele kre fura greves de trabalhadores na CV,

  3. o espião que espia

    A medida não é de todo mal, aliás é necessário repensarmos realmente no modelo de segurança instituída no pais para essas categorias profissionais e ou instituições. Hoje em dia com o aumento de pessoas com algum poderio económico 99% de forma ilícita, há muita pratica de suborno, pelo que essas categorias profissionais devem ser sim revistados e ao maior nível. Não se esqueçam que por exemplo na cadeia de são Vicente já entrou droga transportado por Agentes Prisionais, houve tentativa de

  4. o espião que espia

    CONTINUAÇÃO: tentativa de introdução de uma arma pesada na cadeia de Ribeirinha por também um agente Prisional, que hoje está fora de trabalho mas com boa vida por que já tinha recebido o seu troco pelo serviço, só que houve denuncia e a arma não foi entregue a um preso que está nessa cadeia por tráfico de drogas pesadas (pertencente a uma rede de trafico). E há outros episódio de advogados e oficiais de justiça que levam aos reclusos telemóveis, pen com internet, armas brancas etc. por isso….

  5. o espião que espia

    CONTINUAÇÃO: Se é inconstitucional fazer essas revistas que seja criada diplomas subsidiárias para efeito de regulamentar isso sobretudo nos tribunais, sob pena de vir acontecer o pior daqui apouco tempo. Reflictam porque alguém está reflectindo em como fazer o pior acontecer, daí a necessidade de antever e prevenir que esse pior aconteça daqui a pouco, estou dizendo daqui a pouco. Os Agentes Prisionais são muito mal pagos não se esqueçam desse detalhe. agora pesam nesse detalhe!!!!??????????????

  6. jovem mindelense

    Hoj é un dia manha ê ot ok. bo k comenta ess noticia p felicitá, fca t sab k manha bo pode precisa de ba visitá um familiar, un colega,um amigo lá, pk não, tud ê possivel . e bo sinti injustiçod k alguns medida kes ti te implementa. un te esperá k bo k te esquece do k bo dze. ta bom. por iss k bem pre li demonstra felicidade por sobre ês cosa li, não funciona, medidas drasticas nunca foram solução pra nada, mt pelo contrario, só trazem mais problemas.

  7. cidadão

    Acho que a medida é boa. Se está fora de lei, que a modifiquem urgente porque há muitos policias e pj bandidos. Mas não quer dizer que todos são bandidos. Força sr Director.

  8. Djo

    Parabéns pa Notícias do Norte que ao divulgar essas notícias permite os nossos comentários e debate .hoje em Sao Vicente a justiça é mais democrática devido a este jornal que assiste aos julgamentos e divulga permitindo aos internautas opinar sobres as decisões dos juízes e do MP. Assim como está medida da direcção do cadeia da ribeirinha. Está aberto mais um debate , mais um tem que n fica no segredo dos deuses . Thanks NN

  9. ao cidadao

    Ao cidadao, es mesmo xone, pj bandido so se for na tua casa pq os elementos que tentaram fazer uso da pj para o crime estao presos, fora da pj ou foragido!!!! essa medida e um ultraje aos policiais uma vez que eles nao estao sujeitos a lei que manda revistar um cidadao comum que entra na cadeia. o policial entra com a arma que lhe e distribuida pelo estado para cumprimento dos seus deveres. quando a PJ vai a cadeia buscar um preso, muitas vezes e aquele individuo que roubou, matou, violou.

  10. margarita

    boa iniciativa, segurança devé começa é dentro da casa
    força sr jair delgado

  11. sonia lopes

    mas em todas as profissões tem pessoas que não cumprem, e não é diferente na policia ou nos guardas prisionais, pelo contrario aí é que teem mais passibilidades e muita tentação,por isso que revistem todos sem exceção, quem não reclama são os mais cumpridores e respeitam as suas profissões por isso não temem a nada e não teem nada a esconder

  12. UVID IMPE

    OIIIII PESSOAL REVISTA Á PJ,PN,AP,ADVOGADOS,OFICIAIS DE JUSTIÇA ATÉ É BOM SIM PQ ELE T METE NA CABEÇA DE PESSOAS A SER + PROFISSIONAIS E A RESPEITA SEXE GANHA PÃO,O K ESTA EM CAUSA É A CONSTITUCINALIDADE DA MEDIDA TOMADA PELO SR DIRETOR K T VIOLA ESTATUTOS PROFISSIONAIS DEXE INSTITUIÇÃO E CATEGORIAS PROFISSIONAIS ACIMA TRANSCRITOS,DUZENTA TT INVENTA E MAIS NADA…

  13. Cidadão Mindelense

    Não sei qual é o espanto, se eles não querem adotar essa medida é porque temem ser surpreendidos, eu acho que essa medida é muito bem tomada porque na maioria dos casos quem entrem com drogas e armas nas cadeias são os próprios agentes da lei e para não esquecermos que hoje em dia muitos policias e agentes prisionais estão a envolver na corrupção.

  14. toysse

    isto pode ser ou nao normal dependendo da interpretacao de cada individuo independentemente de que profissãp ou classe social pertence ninguem quer ser revistado ou inspecionado , ainda mais um agente da autoridade, mas como reza uma lenda “primeiro justiça é feito dentro de casa”. quem quizer colaborar aceite, mas nao esqueçem dos ultimos acontecimentos que tem assolado o pais nesses ultimos tempos e que os principais actores dessas cenas tem sido pessoas e menbros da segurança ,… autoridao

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.