Sindicatos convocam manifestação em todo o país contra o agravamento do custo de vida e perda do poder de compra

24/04/2023 17:28 - Modificado em 24/04/2023 17:28

Os sindicatos a nível nacional estão a mobilizar os trabalhadores e a população em geral para uma manifestação agendada para o Dia do Trabalhador, 1 de Maio. A subida exagerada dos preços dos produtos e a perda do poder de compra são algumas das razões que levaram os sindicatos a convocar a população para sair às ruas em todo o país.

Em programa na rádio pública, os sindicatos cabo-verdianos convocaram uma manifestação para o Dia do Trabalhador, 1 de Maio, em todo o país. A manifestação tem como objetivo chamar a atenção para a subida exagerada dos preços dos produtos, a perda do poder de compra e outros problemas que afetam as famílias cabo-verdianas nos últimos tempos.

Os sindicalistas destacam que a carga fiscal muito elevada que começou em 2022, quando o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) foi aumentado a taxa de imposto de mais de 2000 produtos, condicionou a inflação e afetou severamente o poder de compra dos trabalhadores.

Em várias ilhas do país, os sindicalistas apontaram vários problemas, como a subida exagerada de preços, o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) que não está a cobrir várias consultas de especialidade, trabalhadores sem medicamentos e exames complementares, congelamento de salários por vários anos, entre outros.

Os sindicalistas, Carlos Bartolomeu e Tomás de Aquino, de Santo Antão e de São Vicente, apontaram também problemas de ordem laboral, incumprimentos laborais, salários precários e contratos precários. Por essa razão, apelam à mobilização da população em todo o país para que sejam ouvidas as suas reivindicações.

Na cidade da Praia, o sindicalista Eliseu Tavares defende que a mobilização está a ser feita como forma de resgatar a essência do Dia do Trabalhador. “Todos os trabalhadores de Cabo Verde têm motivos de sobra para no dia 1 de Maio saírem à rua e manifestarem”, disse.

Na ilha do Sal, a sindicalista Maria Brito Monteiro espera poder contar com uma boa resposta da população e destaca que “os trabalhadores cabo-verdianos e sociedade civil têm várias razões para se manifestarem”.

Na ilha de São Vicente, a população está convocada para concentrar-se às 9h30 na Praça Dom Luís para chamar a atenção do governo face ao momento atual que os cidadãos passam, como explica o sindicalista Tomás Aquino.

A convocação dos sindicatos para a manifestação do dia 1 de Maio é reflexo de uma situação delicada que o país atravessa. O agravamento do custo de vida e a perda do poder de compra têm afetado milhares de trabalhadores e famílias cabo-verdianas.

A mobilização da população para a manifestação é uma forma de chamar a atenção do governo e das autoridades responsáveis para a necessidade de buscar soluções para esses problemas. Resta agora aguardar a resposta do governo e esperar que sejam tomadas medidas que possam amenizar o impacto dessas dificuldades no dia a dia dos cabo-verdianos.

NN/RCV

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.