Pedras na pista do Aeroporto Cesária Évora: A segurança falhou de novo

30/07/2013 00:17 - Modificado em 30/07/2013 00:18

aeroporto cesaria evoraO Departamento de segurança da ASA prestou esclarecimentos em relação ao caso do surgimento de mais pedras no Aeroporto Internacional Cesária Évora, em São Vicente. O NN apurou que essas pedras foram encontradas no lado Ar do aeroporto. A Polícia Judiciária no Mindelo esteve no local e, agora, a ASA quer que a PJ realize diligências para identificar os suspeitos. Mas o certo é que pedras continuam a ser colocadas na pista do AICE.

João Monteiro, coordenador de segurança da ASA, em declarações à RCV confirmou que foram encontrados três pedregulhos numa das bermas da pista do Aeroporto Internacional Cesária Évora, na ilha de São Vicente. As pedras foram encontradas pelo pessoal de serviçoe o caso já está sob a alçada da Polícia Judiciária para averiguações, uma vez que no espaço de 15 dias, esta foi a segunda ocorrência dessa natureza.

“É importante sublinhar que não houve qualquer incidente, uma vez que não havia qualquer operação nesse momento. Mas as pedras estavam lá, foram encontradas pelo nosso pessoal operacional que realizava as primeiras vistorias às pistas” afirma o coordenador de segurança da ASA.

Recorde-se que no dia 14 de Julho um avião dos TACV embateu numa pedra colocada no caminho de circulação, Taxyway, no Aeroporto Internacional Cesária Évora quando tentava levantar voo com destino à cidade da Praia. Mas até hoje, não se conhecem os resultados da investigação ou como é que a pedra foi lá parar. A PJ concluiu que “houve mão criminosa” devido ao tamanho da pedra que não podia ter sido arrastada pelo vento.

Sobre as novas pedras colocadas na pista do AICE, João Monteiro sublinha que “as investigações, o levantamento das informações e a sua análise internas estão feitas, já foram tomadas as medidas que tais situações requerem e foram convocadas reuniões com as unidades que regem o aeroporto para analisar a situação. Está-se à procura dos responsáveis e das motivações e, naturalmente,o caso está sob a alçada da Polícia Judiciária”.

 

  1. CidadaoCV

    Pois é … “a segurança falhou de novo”. Estou a pensar que é muito fácil alguém entrar no aeroporto e colocar uma bomba, até mesmo dentro dos aviões.

  2. Benvas

    Segurança não falhou, mas isso é terrorismo… Vê-se claramente que é conflito de interesses que está aqui em jogo, nem é preciso ser muito investigador para perceber isso… Que é uma irresponsabilidade e falta de escrúpulos, ah isso é…Só que Deus não dorme…!

  3. Mindel

    deveriam responsabilizar quem forneceu e montou provavelmente o sistema de video-vigilancia do aeroporto, aliás esse sistema nunca foi testado

  4. Mário Dias

    Vão lá ver onde todo o mal nasceu pq quem conhece o sistema de segurançado AICE acredita que é gente fina que está atráz de tudo isso.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.