Israelitas e palestinianos retomam segunda-feira negociações de paz

29/07/2013 02:03 - Modificado em 29/07/2013 02:03
| Comentários fechados em Israelitas e palestinianos retomam segunda-feira negociações de paz

InternacionalO Governo de Israel aprovou a libertação de prisioneiros palestinianos, abrindo caminho ao reatar das conversações.

Horas depois de o executivo israelita ter aprovado a libertação de 104 prisioneiros palestinianos, os EUA anunciaram que as conversações de paz vão ser reatadas, esta segunda-feira, em Washington. Tinham sido interrompidas em 2010.

 

O reatar das negociações resulta em parte do esforço de diplomacia do secretário de Estado americano, John Kerry, ao longo dos últimos meses. Kerry falou neste domingo com o líder da autoridade palestiniana, Mahmoud Abbas, e com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, estendendo um convite formal para que enviassem equipas de negociação a Washington.

 

“Ambos os líderes demonstraram vontade de tomar decisões difíceis que contribuíram para chegar a este ponto”, afirmou Kerry, num comunicado. As conversas deverão arrancar ao final do dia e prolongar-se a terça-feira.

 

Neste domingo, dia da reunião seminal do executivo de Israel, foram aprovadas duas medidas: sujeitar a referendo qualquer acordo de paz que implique a retirada de Israel para as fronteiras anteriores a 1967 e libertar mais de uma centena de prisioneiros palestinianos, de forma faseada, ao longo dos próximos meses. A libertação foi aprovada com 13 votos a favor e sete contra.

 

De acordo com o comunicado de Kerry, os encontros desta semana servirão para desenvolver um plano de negociações para os próximos meses.

 

 

publico.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.