Faleceu o Cantor Zé Mário da Banda Bulimundo

9/05/2023 11:17 - Modificado em 9/05/2023 11:18

Faleceu esta manhã no Hospital Universitário Agostinho Neto, na cidade da Praia, o vocalista e intérprete José Mário dos Reis, popularmente conhecido por Zé Mário Bulimundo, vítima de Acidente Vascular Celebrar (AVC).

Conhecido pelo seu carisma e pela forma como interpretava o funaná, este vocalista que se definia como “discípulo de Catchás” (Carlos Alberto Martins), o grande guitarrista e mentor do célebre agrupamento musical Bulimundo, celebrizou-se como Zé Mário Bulimundo, agrupamento musical do qual emprestou a sua voz ao longo dos seus 36 anos.

A morte de Zé Mário surgiu num momento em que o artista foi surpreendido por uma AVC, na véspera do lançamento oficial dos seus 40 anos de carreira, no qual previa apresentar no dia seguinte ao seu internamento o seu single  “Kaminho de Ferru” em gravação com o seu novo agrupamento musical “Zé Mário & Banda”.

Na sua última entrevista à imprensa, publicada na Inforpress no dia 29 de Março, Zé Mário Bulimundo revelou os contornos do seu afastamento do Bulimundo e da criação da seu novo agrupamento musical “Zé Mário e Banda”, e mostrara-se entusiasmado com o seu novo projecto.

Recordou com muita emoção os anos dourados, desde a altura na qual foi testado por “Catchás” para integrar o agrupamento até ao seu afastamento deste grupo que “idolatrou” o funaná.

Zé Mário deixa quatro álbum gravado, “Êxodo, 1983 nos EUA”, “Compasso Pilon, 1984 em França, (ambos no reinado de Catchás) e posteriormente “Na kal ki bu ta linha, 1990 em França/Holanda) e “Ta Ndera ca ta kai, 1998, na Holanda) todos com os Bulimundo.

Um dos seus grandes amigos, James do Paiol, retratou à Inforpress toda a sua consternação pela perde “de um grande amigo, com quem partilhava até o dia do seu internamento, grandes momentos da vida e da carreira deste que se eternizou como Zé Mário Bulimundo”.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.