Procurador alega inconstitucionalidade e Sintanton está de novo em liberdade

19/07/2013 00:45 - Modificado em 19/07/2013 00:45

algema_liberdadeJoão “Sintanton” Dias está de novo em liberdade, porque o Procurador da Republica exigiu o cumprimento do despacho do juiz assistente do Primeiro Juízo Crime que lhe aplicou Termo de Identidade e Residência, apresentação quinzenal à Polícia e proibição de saída do país, devido a sua idade e a condição de saúde. Vital Moeda contestou a medida de segurança que colocou Sintanton na Cadeia de São Vicente para preservar a sua integridade física. Visto, que os populares da zona de Vila Nova ameaçaram linchar o idoso.

O NN apurou que João Dias, conhecido por Sintanton, que na noite de sábado assassinou Elsa Almeida, de 33 anos com um tiro na cabeça deixou a Cadeia de São Vicente na tarde de quarta-feira por decisão do juiz assistente que lhe aplicou a medida de segurança. O magistrado validou o despacho do representante do Ministério Público, Vital Moeda que pedia a restituição da liberdade ao idoso, uma vez que com base na lei, a medida aplicada pelo Juízo Crime viola a lei de excepção da aplicação de prisão preventiva, ou de uma medida de segurança.

O NN sabe que o procurador Vital Moeda alegou que a decisão do magistrado se traduz numa inconstitucionalidade, na medida que o Tribunal não podia colocar o idoso na prisão, por definir que há ausência de condições de segurança para este ficar em liberdade, quando a lei diz por razão da idade e da condição de saúde há incompatibilidade na privação da sua liberdade. O Procurador da República mandou enviar Sintanton para casa, e o juiz assistente ordenou a execução do despacho de modo que o idoso está em liberdade.

No terreno, o NN apurou que Sintanton não foi para sua casa em Vila Nova. Populares disseram a este online que não o querem na zona por causa dos conflitos que tem protagonizado. Assim tudo indica que esta situação acaba por um lado por cumprir a lei, e por outro cumpre a vontade dos moradores de Vila Nova que ameaçaram linchar Sintanton, se este voltasse para a zona.

 

  1. so nes terra

    uah! idade avançada? idoso? na hora de mata ele skce des detalhe. so nes terra dvera!!!!

  2. elisandro

    ker diser pamode idade nu pode fose kuze ki nu cre pamode nu ca ta ba cadeia se questao de idade ou de saude nu ka pode ba cadeia ?na kadeia ka tem mediko ?e tem ki ta paga pa crime ke fose mas nada bejo ou novo duente ou pronto .

  3. Lei-Promove Bandido

    Infelizmente a nossa Lei promove Bandidos… pela idade avancada! Quem deveria dar conselhos aos mais novos!

  4. CidadaoCV

    “Populares disseram que não o querem na zona”…. Mas afinal em que país estamos? “Populares” não têm que intervir na decisão judicial, apesar de ter feito o que fez este senhor tem direitos que os “populares” não podem passar por cima. Se a decisão é aguardar julgamento em liberdade, nenhum “popular” tem o direito de querer fazer justiça com as próprias mãos. Perante estes factos, este senhor pode reclamar de protecção policial.

  5. Antonio Livramento

    Humano que mata deixa de o ser, simplesmente isso. Matou jovem que deixou órfãos à mercê de familiar, da sociedade e estado. Será que estes farão o mesmo que fazia a mãe? Não, é claro que não, porque nada substitui a mãe. Ao ser-lhe aplicado T. I, R. baseado na lei que em meu entender necessita de revisão, não se estará a promovê-lo para matar mais pessoas, infelicitando outrem com reacções de desfecho imprevisível? Dá-lo como doente e tratá-lo em regime fechado próprio não seria melhor opção?

  6. Monteiro

    Caro Vital Moeda, cuidado, o homem poder ser morto na zona, ele está a correr perigo de vida. Se matam-no ficas uns dia sem dormir. Cuidado.

  7. so as leis de CaboVerde e que ponha um criminoso daquele em liberdade agora todos os idosos em CaboVerde pode sair por la matando porque nao vao acontecer-lhes nada que tristeza deve ser as leis que oPAICV fes sinto pena dos filhos que ja ficaram sem Mae dezejo que o povo de vila nova fazem a justica com as proprias maos ja que estao vivendo num pais sem lei

  8. veiga

    os que me atazanam agora, que me aguardem, porque neste momento estou a trabalhar, viver, devirtir e passear e sobretudo educar os meus filhos. Depois de 70 conversamos! já que não terei punição ao faze-lo.

  9. DE DJARFOGO

    AGO E SIM ORA QUE BU CRE MATA BU INIMIGO BU TA MANDA BU AVO TA LIMPAL TRAAAAAAAAA

  10. Bokanatrombone

    no tita bem contrata uns dois idosos pa komesa ta executa esh politikus e esh promovedor de lei k ta protege bandidos. assim katem julgament pa nenhum assassim, bsot tma cuidod ke feiti;o ta volta contra veiticeiro.

  11. José Pedro

    Pois é! Nós somos um Estado diria… interessante. Basta ter 70 anos para se ter a “liberdidade” de sair por aí a matar sem conta. Bonito, não é? E cadê os direitos humanos, de cuja Carta Universal Cabo Verde é subscritor? Ou a Elsa não tinha direito a vida, na ótica do Esdado de Cabo Verde? Que estado é esse o nosso?! Criminoso é criminoso seja qual for a sua idade. E lugar de crimonoso é, no mínimo, na cadeia.

  12. Morado de Vila Nova

    Infelizmente mas uma vida ceifada pela brutalidade e ignorância de Sintanton. Esse homem li ele é ne gente sempre ele foi um capeta, desde menino que um ta ouvi ta dse que ele é feito um pacto com o Diabo, pq esse homem ja comete vários crimes que bsote ka ta nem imagina e sempre ele continua na impunidade. População de vila nova tem 100% de razão em não querer esse home li na nós zona pq bsote ka sabe quanto kel ta vale. Deus que me perdoa mas ele merece ter coisa pior do que a morte.

  13. Bom pa camoca

    Bom nhas inimigos pode ba ta prepara pamode e na bedjiça kim sta tras, a bedjiça bem faxi, os na cabo verde propi, sinceramente CV, justiça na peido. kkkkk.

  14. Francisco Mendes

    coitado do homem ,muitas vezes,ele e insultado pelo mais novo,mas não ha minimo razão para tirar vida a uma pessoa. por isso na meu ver a justiça deve ser feita e deve pagar caro daquilo que ele comprou.

  15. Fora assassino

    O Sr. procurador pode aplica lei quel quiser mas se Sintanton po pé li na zona ele ta morré moda Elsa morré tambem, ja que nesse terra catem lei pa puni assassino apartir de 70 one entom nó ta faze justiça que nós proprias mãos, e ja pa começá esse assassino d’infer ta escondido na casa de sé neto filho de Tchibina na zona de ribirinha, es pode guardal undé ques quiser algum dia ele tem bem pa zona e se sentença ele tita bem tmal, sis fidjo devia dá nha Chiquinha um pistola e mata quel desgraço.

  16. Julio Goto

    Ago que merda! Se um tivesse 70 one um tava compra uns granada e se te espia que promete cas para todos pam mandas pa casa de todos .Cemiterio….

  17. Vera

    Justiça na Cv catem propi. Agora jal ba desfruta de se liberdade la na Praia ( Santiago) relaxod de se vida, enquanto tem tres inocentes sem amparo de ses mae.Esse cosa é revoltante nhas gent, ma justiça divina ca ta falha.Vila Nova ca mesté dum tipo des li.

  18. marcos

    Esses politicos e alguns magistrados estão sonsos.Quem aposta que depois de um vovó matar um politico, que a lei vai mudar.

  19. Jose Pires

    Por que nao iniciar uma conversa sobre os abusos dos inquelinos (milhares) que abusam dos senhorios.)
    Tenho um amigo que ja ha 3 anos que nao recebe renda da casa que alugou a uma pessoa com posses de pagar e que recusa., Da ultima vez que ele tentou abordar o inquilino, a esposa do mesmo recebeu-lhe ameacando-lhe com uma faca e a dfizer que ela nao queria sair da casa, por a zona ser BOA!.
    Por favor alguem com coragem, comente!
    P.S. isso nao quer dizer que eu estaja de acordo com o sucedido.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.