ADECHE Vendilhões em Vários Templos

19/07/2013 00:14 - Modificado em 19/07/2013 00:14
| Comentários fechados em ADECHE Vendilhões em Vários Templos

Arsénio Fermino de PinaADECHE Vendilhões em Vários Templos é a mais recente obra do médico pediatra e também escritor Arsénio de Pina. Um livro que transporta um leque diversificado de crónicas espalhadas em revistas e jornais nacionais e portugueses. Será lançado esta sexta-feira dia 19, no Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura (M_EIA).

 

Nas palavras do autor, trata-se de um livro que retrata várias facetas da realidade, passando pela história, antropologia e religião. Mas, é sobretudo, a economia de mercado e a globalização que ele assinala como pontos estruturantes do livro, vincados no contexto da crise económica mundial. Apesar de haver uma abordagem a partir da realidade portuguesa, diz que se aplica no contexto cabo-verdiano: “nós tiramos ilações disso [da realidade económica portuguesa] para aplicar em Cabo Verde, para evitar, para prevenir que o mesmo aconteça [no país]”.

O título do livro deve-se a uma publicação que se encontra no interior da referida obra, inspirado no livro lançado em 2012 Vendilhões em Vários Templos. Tal como diz num artigo publicado no FORCV, trata-se de uma “colectânea que nos faz recordar Jesus, com um azorrague, a escorraçar os vendilhões do Templo de Jerusalém, imagem que nos anima nos tempos que correm de chusmas de vendilhões, ladrões de colarinho branco, predadores e clientelismo político”. E é com esta linguagem mais evasiva e sem papas na língua, servindo o título como metáfora a temas como a corrupção e a burocracia que, numa atitude de insatisfação e de vontade de querer mudar o rumo das coisas, Arsénio de Pina lança mais esta colectânea de crónicas.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.