Vila Nova e Monte Sossego à espera de vida nova

17/07/2013 00:00 - Modificado em 16/07/2013 23:57

OLYMPUS DIGITAL CAMERALocalizada em Monte Sossego, Atrás de Cemitério, há uma localidade que se chama Vila Nova devido ao facto de ser uma nova área residencial onde as pessoas se aventuraram a construir as suas casas nas encostas das rochas. Com uma paisagem dominada por casas de tambor, as pessoas sentem-se bem nesta zona devido ao sossego que desfrutam “em relação a outras áreas de Monte Sossego”. Mas esse sossego, tão elogiado, é algo que poderia fazer esquecer, mas não o faz, os problemas que estes moradores enumeram na zona.

A questão do desemprego, problema presente em toda a ilha, é também sentida em grande escala nesta zona, com as pessoas a colocarem este item no topo da lista. “Quando há trabalho os outros problemas também se resolvem” afirma Maria José, conhecida na zona como Bia. Bia com seis filhos vive com o marido e sente que a falta de trabalho não tem deixado que a vida corresse como gostaria. Nonass Gomes também vê o desemprego como um problema na zona, o que não tem ajudado no desenvolvimento. Nonass diz que trabalha buscando o seu dia-a-dia no que aparecer. “Hoje tive sorte de conseguir mas amanhã já não sei se terei a mesma sorte”, comenta.

Vivendo na encosta a dificuldade acontece à noite quando há necessidade de ter luz artificial para ver por onde se anda. A segurança é colocada em questão e as pessoas esperam a colocação de um poste de luz que possa ajudar as pessoas à noite. Patrícia Santos descreve a situação de escuridão em que as pessoas convivem. Nonass diz que tenta amenizar a situação acendendo uma lâmpada mas que não pode deixá-la acesa durante toda a noite. “Basta chegar a casa à noite e desligo”, revela.

Mas a esperança demonstrada pelos moradores é que as pessoas num futuro próximo possam viver na zona de forma organizada. Como comentaram os moradores, a zona vai ser alvo de uma organização das casas de tambor. Mas por outro lado, Bia espera ter sorte numa casa social da Câmara porque “neste momento não consegue construir a sua própria casa”.

 

  1. A iluminação pública é um problema que passa em quase todas as zonas suburbanas de S.Vicente, A Electra terá que elaborar um plano para cobrir todas essas zonas, porque há falta de segurança nas mesmas, tendo em conta a escuridão que faz sentir nessas localidades até dá medo de sair de casa. É urgente a iluminação para que as pessoas possam viver e andar tranquilo e que vai ajudar na eliminação de alguns males sociais.

  2. mario jorge dias

    Esse zona la e prope sebe ,ate mesmo quando havia o problema gritante de Gangs nos vivemos no sossego.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.