Agentes da PN detidos em Bissau: retaliação pela detenção de Bubo na Tucho

15/07/2013 00:24 - Modificado em 15/07/2013 00:24

policiaAguarda-se o desenvolvimento deste caso que é mais uma acha na fogueira onde ardem as relações dos outrora irmãos. A hora é da diplomacia, mas poucos têm dúvidas que estamos na presença de “mais uma ‘guineada’ no direito internacional”

 

Parece cada vez mais evidente que os dois agentes do serviço de fronteiras que foram detidos na Guiné-Bissau enquanto acompanhavam deportados desse país, fazem parte de uma retaliação pela ajuda de Cabo Verde na detenção de Bubo na Tucho . Bissau sempre defendeu que Praia “participou com agentes na captura do ex-chefe da armada e tornou pública essa acusação”. O PM, José Maria Neves em declarações à RCV disse que “não temos todos os elementos que nos permitam pronunciar claramente sobre esta matéria. Estamos a fazer a recolha de informações e os contactos necessários para tomar uma posição definitiva sobre a matéria e solicitar que medidas sejam tomadas no sentido de garantir o respeito escrupuloso dos direitos dos agentes”.

O certo é que as autoridades de Bissau fizeram constatar que os dois agentes da PN foram detidos por espionagem. O PM, sem entrar em detalhes, informa que “ Cabo Verde não tem um serviço de espionagem”.

 

  1. Carlos Ferreira

    Continuo a insistir para que seja erigida uma estatua, perpetuando a memória do maior estadista que a Guiné já teve, camarada Nino Vieira, um dos poucos que nas matas da Guiné sabia ler e escrever. Foi ele contudo cuja visão profética conduziu o golpe que nos livrou duma grande palhaçada , alias duma grande catástrofe nacional, a Unidade de Guiné/Cabo Verde.O povo caboverdiano tem a fama de ser ingrato.Se tal nao fizermos a História nao nos perdoara como também nao perduou a Guiné por ter barbaramente assassinado um “verdadeiro filho da sua Terra, luz e guia do povo guineense” coisas que infelizmente faltam por aquelas bandas.

  2. Sr Jornalista, é Bubo na Tchuto e não Bubo na Tucho.

  3. CidadaoCV

    Pois é …. os “nossos irmãos” estão mesmo chateados connosco. O PR ou o PM é que têm que ter muito cuidado. Se puserem os pés na Guiné, vão directamente para o xelindró, como medida de retalhação. Ai Guiné …. até quando?

  4. Caboverdiana de Cá

    “Guineada” Existe no Direito Internacional? Deviam era abrandar com as tchocotas porque poderá afectar muito quem está do outro lado. Por esta e outras razões Bissau precisa de um representante de CV no terreno. E agora quem vai cuidar ou passar informações ao Governo CVerdiano? E os outros Cverdianos detidos nas prisões guineenses não são cidadões das ilhas (mulheres ainda por cima)? Alguns comentários e termos só servem para deitar “achas” na fogueira e sobretudo quando generalizam a coisa.

  5. Carlos Jorge Wahon

    Irmao mandjack mi um ca tem ninhum!!! Bezote párá qesse repa qe guineense é nós ermum pa mod ca é verdadee!!! Gent burro e analfabete ca ta passá na Cabo Verde, pelu menos li na Soncent!!!! Tchás lá na mei da selva ma sés macaco!!! Viva Soncent!!!!!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.